Skip to main content

Não estou entendendo a matéria, o que faço?

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos.

Ao ler um PDF ou um livro, muitos ainda assim não entendem a matéria. O que fazer nessa situação? Materiais complementares ajudam? Confira no post de hoje!

 

O que você faz? Em que momento você utiliza videoaula? De que forma você pode correr atrás para entender melhor esses assuntos que estão meio nebulosos na primeira passada?

 

Você está com o seu material escrito (PDF ou livro), lê e não entende determinada matéria, percebe que não a dominou e que se seguir adiante estará deixando para trás assuntos que entraram por um ouvido e saíram por outro ou entraram por um olho e saíram por outro.

Sentir que não entendeu completamente um assunto ou uma aula é bastante comum.

Tome cuidado para não querer entender tudo na primeira leitura. Não funciona assim. Você só irá entender os detalhes e alguns assuntos mais complexos nas futuras revisões ou talvez ao terminar de ler a matéria inteira.

Claro, se alguma matéria está frequentemente ruim, então tome alguma decisão. Tente achar uma forma de vencer isso. Quem compra material de um cursinho online normalmente recebe também um pacote de videoaulas e elas podem ser úteis para entender alguns assuntos.

Se você tem um tempo de deslocamento para ir ao trabalho e voltar dele, ou algo parecido, então ouça as videoaulas da aula que você está prestes a estudar.

Ao ouvir uma videoaula você favorecerá seu entendimento para o assunto. Esse assunto será fixado na sua cabeça de uma forma mais fácil. Isso acontece porque o professor ao falar ou mostrar algo apresenta uma didática um pouquinho melhor do que a escrita.

 

Mas as videoaulas não são boas para memorizar e revisar.

 

Elas são uma ferramenta, mas não devem ser só a única ferramenta. O material escrito, de uma forma geral, é muito importante.

Ao assistir videoaulas faça alguma anotação ou algum resumo, no entanto, isso tornará seu estudo mais lento.

Meu conselho: use as videoaulas de forma pontual.

Se estudou uma aula que não entendeu, ou deu uma lida nas marcações e não fixou ou está muito complexo, então assista as videoaulas daquela aula ou daquele assunto específico para ver se “engata”.

Se mesmo assim não “engatar”, é provável que o seu material seja ruim. Se nem com a videoaula você entende, então relaxe e chame atenção para aquela aula ou assunto, mas siga adiante, “toque o barco” e deixe para voltar àquele assunto depois.

Preste atenção, se você está estudando por um cursinho online, então normalmente possui 10, 12 ou 15 aulas da matéria. Você não pode ficar preso em uma delas.

 

Feito é melhor do que perfeito. É muito importante que você chegue ao final.

 

Eu me lembro de quando estudava e de quando comecei o assunto “Poder Judiciário”, foi horrível, tudo truncado, não entendia nada. Fiz as questões de fim de aula e foi horrível, mas mesmo assim segui adiante, “toquei o barco” e deu tudo certo.

Você tem muitos assuntos e, claro, chegando mais perto da prova você irá começar a identificar onde estava pior. A ideia é acertar mais questões nos seus pontos fracos, nos assuntos que não entendeu ou que teve mais dificuldade.

Nos meus e-books, que chamo de preparação relâmpago, faço uma análise estatística dos assuntos mais cobrados pelas bancas e ofereço isso ao aluno que compra o e-book.

O que é relevante é que, muitas vezes, você tem 10 assuntos diferentes em Direito Administrativo e o assunto mais cobrado possui uma frequência de cair nas provas de 20%. Por exemplo, 20% das questões da FCC de Direito Administrativo são sobre Atos Administrativos.

Ao mesmo tempo, existe um outro assunto que tem 0,5% de frequência, ou seja, apenas 0,5% das questões da FCC são sobre esse outro assunto.

 

Se o assunto que você está com dificuldade é esse de 20%, então você vai ter que aprender.

 

Pegue outra videoaula, compre outro material, dê um jeito de aprender esse assunto.

Mas se o assunto que você está com dificuldade não cai nunca, então não vale a pena você “queimar muito fusível” com ele. Deixe-o de lado, faça o seu melhor e “toque o barco”, siga adiante.

Os meus e-books de preparação relâmpago são voltados para acertar mais questões nos assuntos que aparece com mais frequência.

Claro, o ideal é que você leia tudo de todas as matérias. Prepare bem o seu material para conseguir acertar inclusive aqueles assuntos “fora da curva”, ou seja, aqueles que não costumam ser muito cobrados.

Mas não se engane, fazer questões é o mais importante e você treina muito os assuntos cobrados com mais frequência.

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

 

DIFÍCIL ESTUDAR EM CASA

COMO ESTUDAR DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário