Skip to main content

Cadê o concurso da Receita Federal?

Por 20/10/2021outubro 22nd, 2021Dicas, Editais, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

O Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal se reuniu com membro do Ministério da Economia para tratar do Bônus de Eficiência. Eis a situação que também pode estar impactando a autorização do concurso.

 

E o concurso da Receita Federal, onde está?

 

É aguardado ainda para 2021, pelo menos a autorização, com prova em 2022. Teria que fazer a nomeação até antes dos noventa dias das eleições. Aquela história toda. A novela começou em Julho de 2021 com o Sindicato dos Auditores dizendo que era para a autorização sair em Julho, e que não cumpriram o combinado e não foi autorizado.

Agora só em Setembro. E aí Setembro veio, foi e a autorização não saiu. O que está acontecendo? Ontem o Sindicato dos Auditores teve uma reunião com Guaranys – o número dois do Ministério da Economia – para tratar da regulamentação do bônus de eficiência dos Auditores Fiscais, e também falaram sobre concurso público.

 

Bônus de eficiência é algo que começou de 2016 para 2017.

 

Foi na verdade o governo daquela época que demandou esse bônus de eficiência. Um acordo foi feito, e esse seria variável a partir da regulamentação, mas ele nunca foi regulamentado.

Os Auditores recebem um valor fixo por mês, mas deveria ser um bônus de eficiência institucional, variando de acordo com a eficiência e com a arrecadação da Receita Federal. E o Sindicato está brigando com relação a isso.

Já era para ter saído e não saiu. Guedes autorizou. Ficou pendente a questão orçamentária e o nosso Sindicato foi lá conversar sobre isso. Mas eles acabaram falando também de concurso público e veremos aqui o que está acontecendo.

A questão toda depende do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2022 que precisa ser alterado. Só quando estiver aprovado teremos a definição com relação ao bônus de eficiência – a regulamentação desse.

 

E aqui embaixo eu grifei – acho que vale a pena lermos rapidamente – o que foi falado:

 

“A minuta do decreto – da regulamentação do bônus – foi encaminhada, condicionou a publicação do decreto a orçamento, que dê cobertura à despesa nos moldes da legislação orçamentária regente.

O objetivo da reunião do Sindicato com Guaranys foi principalmente atualizar informações a respeito dos trâmites internos no âmbito da economia, quanto a modificação da PLOA de 2022.”

“E como está ocorrendo esse Projeto da Lei Orçamentária Anual? Está saindo ou não? Como será? O bônus estará nisso ou não? O que está sendo visto?” Disseram que o compromisso está mantido, estará no próximo PLOA e apenas precisam que isso aconteça.

“Secretário Executivo ressaltou que somente depois da solução do teto de gastos – que ainda será definida pelo Congresso – que será trabalhado o texto da modificação do PLOA 2022”.

 

Ele falou também com relação ao concurso.

 

Desculpe, ele não falou com relação ao concurso, mas o que estamos esperando da autorização do concurso é essa definição do orçamento. Para o concurso ser autorizado este deve estar previsto no orçamento. Isso deve estar aprovado para conseguirmos a autorização.

Então da mesma forma que espera-se que o bônus ocorra com essa modificação da PLOA 2022, nós também esperamos que haja uma definição com relação ao concurso após essa modificação. É um pleito da categoria. Ela inclusive está mobilizada com meta zero às quartas-feiras, cancelamento de reunião em treinamento, enfim, estamos nos movimentando.

Mas a PEC-32 da Reforma Administrativa mudou um pouco a atenção e o foco do Sindicato e do movimento, mas de toda a forma as coisas continuam caminhando. Da mesma forma que o bônus de eficiência depende dessa modificação, o concurso público também.

 

E daí vem a resposta:

 

“Diogo, e o concurso da Receita? Alguma novidade? Aconteceu alguma coisa? Por que a autorização não saiu?” O cenário é esse. Indefinição com relação ao orçamento e aguardando esse novo projeto sair para termos alguma notícia, se sai ou não esse Concurso da Receita.

Se você gostou desse vídeo clique em curtir, por favor, se inscreva no canal se ainda não se inscreveu. Se você conhece alguém que está estudando para a Receita Federal, mande esse vídeo para ele. Um grande abraço e até a próxima.

 

 

SAIBA MAIS:

Concurso SEFAZ-SC Analista – Análise do edital e dicas de estudo!

Reforma Administrativa: devo me preocupar? (E outras dúvidas)

Como estudar muitas horas por dia? O estudo de alta performance

 

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

 

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?