Skip to main content

5 dicas práticas para os dias de desmotivação para estudar!

Por 28/09/2018janeiro 19th, 2019Dicas, Técnicas

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos.

 

Todos aqueles que estão se preparando para concursos públicos sabem o quão cansativa é a rotina diária de estudo. Às vezes, a desmotivação bate forte!

 

Às vezes, acordamos sem a menor vontade de estudar ou nos sentamos para ler alguma coisa e o cérebro “voa” longe em direção a qualquer coisa, exceto a matéria do livro.

Acredito que o maior desafio do candidato é se manter perseverante, inclusive nos dias em que a motivação está em baixo nível e o cansaço está em alto nível.

É o caso do candidato que segue firme mesmo com dor de cabeça, mesmo cansado e mesmo sem a menor motivação para estudar.

Saber lidar com a desmotivação quando seu próprio corpo está te “boicotando” é o segredo dos aprovados mais bem-sucedidos e está diretamente relacionado com o domínio próprio. É o famoso “conhece-te a ti mesmo”.

 

A primeira dica é dominar seus sentimentos!

 

Saber como você reage em cada situação e saber como se relacionar com seu estado de humor. Sei que não é tarefa fácil, mas com a prática vai ver que te ajudará em todos os aspectos da sua vida.

Faça uma experiência: no dia em que estiver muito animado para estudar, escolha a matéria que tem mais dificuldade para aprender. Ao final do dia de estudo, veja como reagiu. Isso te desmotivou? Ou sua motivação foi proveitosa no processo de aprendizagem daquela matéria?

Anote o resultado e lembre-se sempre dele. É assim que começará a te conhecer.

 

A segunda dica importante é saber como “enganar” seu cérebro.

 

Saber como “driblar” alguns estados emocionais para, APESAR deles, conseguir chegar ao seu objetivo. O nosso cérebro é uma máquina complexa que, muitas vezes, tem vontade diferente da nossa vontade.

Às vezes ele sinaliza cansaço, mas você sabe que não pode parar. Por isso, precisa adotar algumas medidas para seguir em frente e não deixar os sinais de fadiga te dominarem.

Além disso, somos brasileiros e temos em nossa cultura alguns hábitos que são prejudiciais a uma preparação de alto nível.

Hábitos como procrastinar (deixar tudo para depois), dar muito valor ao descanso e pouco valor ao trabalho (estudo, no nosso caso) e desviar do foco são muito comuns na cultura do brasileiro e extremamente nocivos na preparação para um concurso de alto nível.

Nem todos os dias serão de bom rendimento no aprendizado. Mas, o mais importante é insistir no estudo. Talvez seja esse aprendizado pequeno desse dia que te garantirá uma questão da prova. Vai saber…

Vou passar para vocês hoje algumas técnicas de ação nos dias de cansaço e de desmotivação que funcionam muito bem.

São técnicas que te ajudarão a ser mais objetivo e assertivo na sua preparação. Elas evitarão que você se renda às vontades do seu cérebro.

 

A terceira dica é: nos dias em que estiver se sentindo cansado, escolha uma matéria mais fácil para COMEÇAR o seu dia de estudo.

 

Escolha aquela matéria que gosta ou que tem mais afinidade. Fale para seu cérebro que “hoje vai ser um dia mais leve” e inicie o estudo.

Detalhe, se você estiver realmente MUUITO cansado, pode, além de escolher uma matéria que goste, ficar só fazendo exercícios dela sem entrar efetivamente na leitura de conteúdo. Ou mesmo, pode ver uma videoaula dessa disciplina.

O mais importante é começar. Comece pelo mais fácil. Verá que, aos poucos, o cansaço vai sendo dominado nesse dia.

 

A quarta dica é:  nos dias em que acordar descansado, porém desmotivado para estudar, vá para algum lugar diferente do que costuma ir!

 

Essa é a dica para quem acordou com vontade de ir para a praia e sem a menor vontade de decorar as formas de provimento da lei 8.112…

Se costuma estudar em uma biblioteca, nesse dia fique em casa ou vá para outra biblioteca. Se costuma estudar em casa, saia e vá para a praça, para o parque ou para o shopping.

Mas leve seu material de estudo e estude! Sério! Verá que a nova “paisagem” te ajudará a esquecer a desmotivação. Sente-se no banco da praça e estude a matéria do dia. Verá também que sua memória associativa te ajudará a lembrar do tema.

Eu mesmo me lembro até hoje de “Testes de Auditoria” por que estudei na recepção do médico.

 

A quinta dica é: se acordou com vontade de continuar dormindo ou acordou com vontade de não estudar, altere sua rotina!

 

Se costuma (como eu) iniciar os estudos às 7h00 e parar às 11h30 para ir à academia, inverta a ordem. Vá para a academia e depois comece a estudar.

Verá que seu ânimo se modificará com essa alternância. Pois seu cérebro “achou” que conseguiu te convencer a não estudar nesse dia e relaxou. Quando voltar da academia, terá maior motivação.

Lembre-se sempre: não importa a velocidade, continue caminhando.

Espero que essas dicas te ajudem!

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

 

MOTIVAÇÃO PARA ESTUDAR: POR QUE EU NÃO PRECISEI DELA SEMPRE?

AFINAL, O QUE FAZER PARA VENCER O SONO NA HORA DE ESTUDAR?

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?