Skip to main content

Saiba como fazer marcações de qualidade no seu material de estudo!

Por 19/01/2016janeiro 18th, 2019Técnicas, Videos

Olá, meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos!

 

O primeiro passo é saber o que são marcações.

 

Posso dizer que não é nada demais. São simplesmente aqueles grifos que você faz quando está lendo.

A marcação tem que ser bem feita. Se você marca poucas coisas, você vai ter as marcações chamando para aqueles pontos mais importantes, aquelas palavras-chave ou alguma coisa assim.

Por outro lado, se você sai marcando tudo, aquela página toda ficando amarela de marca texto, as suas marcações vão perder a finalidade.

Afinal, se tudo está marcado, então tudo é importante e, nesse caso, é melhor você ler o material inteiro logo de uma vez.

O ideal é que as marcações sejam daqueles pontos mais importantes que merecem ser revistos. Essa é a finalidade da marcação: auxiliar na revisão.

Um material bem marcado serve para consulta futura e você vai perder menos tempo buscando entender o assunto novamente ou relembrar alguma coisa. Você vai direto nas partes marcadas.

 

Tempo é o que há de mais precioso para qualquer concurseiro.

 

Para ter um estudo mais eficiente, além de uma boa marcação, pode incluir também anotações de rodapé, e talvez uma “esqueminha” resumindo alguma coisa simples.

Não é pra fazer isso sempre. A marcação não pode tomar muito tempo. A grande vantagem da marcação bem feita sobre o resumo é justamente o tempo.

Você perde muito tempo pra fazer um resumo de próprio punho ou até mesmo pelo computador. Geralmente o ideal é marcar, grifar o texto naquelas partes mais importantes. Isso substitui completamente um resumo.

Dessa forma, você vai construir um material focado nas partes importantes, de fácil acesso.

 

Após essas dicas, se você ainda não tiver certeza se está fazendo uma boa marcação, o que fazer?

 

O que eu faço com os meus alunos do coaching é pedir que eles me enviem alguns exemplos de marcação para que eu possa mostrar pra eles como que eu marcaria aqueles trechos.

Marcar de maneira ideal vem com a experiência, com o passar do tempo.

E não é preciosismo ou besteira não! O tempo de revisão é sagrado. Você não pode perder muito tempo apenas realizando revisões, você tem que avançar nas matérias.

Se você reduzir pela metade a quantidade de palavras grifadas, vai reduzir pela metade o seu tempo de revisão. Então, é fundamental que a sua marcação seja eficiente.

Como planejar as revisões? Falei sobre isso em outro vídeo, no qual abordo também a criação do ciclo de estudos.

As revisões são muito importantes, especialmente em um estudo de longo prazo, ou seja, no pré-edital. Elas auxiliam na preparação, pois você não sabe quando vai ser a prova e necessita estar com a matéria fresca na memória.

A resolução de questões também conta na preparação.

Agora, no pós-edital, você vai abrir mão um pouco dessas revisões e vai utilizar o material marcado para se concentrar naqueles pontos que você continua errando.

No pós-edital o foco é terminar de cobrir a teoria e depois resolver questões até não aguentar mais.

Quando você estiver errando muitas questões de determinado assunto, você vai recorrer ao material marcado para reaprender, para relembrar aquilo.

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS

 

ACORDAR ÀS 5 HORAS DA MANHÃ PARA ESTUDAR!

COMO MELHORAR A CONCENTRAÇÃO NOS ESTUDOS

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?