Skip to main content

Como melhorar para alcançar a aprovação no próximo concurso?

Por 22/07/2016janeiro 18th, 2019Dicas, Técnicas, Videos

Olá, meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos!

 

Fiz um concurso e fui mal, o que fazer?”

 

Bom, primeiramente a gente tem que fazer um diagnóstico do seu estudo o que você fez corretamente e incorretamente durante a sua preparação.

Lembrando que não existe verdade absoluta, temos apenas algumas diretrizes daquilo que é mais interessante a ser feito durante o seu estudo para concurso.

Inicialmente, você pode detectar algumas falhas no seu estudo, analisando a forma que você estudou.

Se você fez ciclo de estudos, estudou várias matérias ao mesmo tempo, foi intercalando duas ou três matérias por dia, isso é o mais interessante.

Se você pegou uma matéria apenas durante vários dias seguidos, se você não se dedicou a fazer revisões, se você não parou para fazer questões, aí houve falhas graves.

Um outro aspecto interessante a ser levado em consideração é quanto tempo você tinha disponível para estudar e quanto tempo você, de fato, estudou. Você precisa de uma certa quantidade de tempo pra conseguir estudar tudo o que tem que ser estudado.

Não adianta forçar a barra, fazer um grande resumo, buscar alguma outra forma de estudar para o concurso que não seja lendo tudo aquilo que você tem que ler.

Então, você tem que ter um material adequado, que traga todas as informações necessárias para estudar para a sua prova. Mas, sempre será necessário tempo para se dedicar a estuda-lo.

 

É muito comum as pessoas acharem que podem estudar durante pouco tempo, dar uma passada na matéria, pegar um resumo e conseguir, se der sorte, passar no concurso.

 

Não existe sorte para quem está estudando o concurso. Existe luta.

Você pode estar “batendo na trave” e isso pode ser sim um pouco de “falta de sorte”.

Pode-se dizer que é necessário um pouco de sorte para poder passar em concurso, mas a sorte acontece com muito mais frequência para quem está melhor preparado.

Quanto mais se tiver sabendo o conteúdo, maior chance de um pequeno golpe de sorte te ajudar a alcançar a aprovação.

Então, ela existe sim, não vou negar, mas tem muitas outras coisas que têm que ser feitas.

 

Busque um material voltado para o edital da sua prova.

 

Não adianta buscar um material de baixa qualidade ou muito resumido e não adianta pegar o material muito longo, muito extenso e que te faça perder tempo com diversos assuntos da matéria que não caiam na prova.

Escolha bem o seu material. Um apenas. Como você irá conseguir fazer revisões rápidas e focadas, se você tem mais de um material? Se você tiver vários materiais, você não vai conseguir trabalhar com nenhum deles.

 

Você tem que se programar para criar formas de revisar e você tem que planejar a sua revisão durante o seu estudo para conseguir cobrir o edital a tempo.

 

A chance de você passar no concurso sem ler todo o conteúdo programático do edital a tempo é menor. Quanto menos matérias você estudar, menor chance de passar.

Isso é muito óbvio, mas as pessoas não prestam atenção para o fato de que você precisa de tempo para conseguir ler tudo.

Então, escolha um concurso com bastante antecedência e não fique aguardando a saída do edital para começar a estudar.

Essa dica parece óbvia, mas eu tenho certeza que a maioria das pessoas que prestam o concurso hoje não se dedicou com antecedência suficiente.

Elas não conseguem escolher uma área de concurso e focar nessas matérias com a antecedência necessária.

Quando o edital sai, teoricamente já é pra você estar com todas ou quase todas as matérias vistas e revistas. É para você estar buscando aquele “salto final” de qualidade, assimilar aqueles pontos mais difíceis, correr atrás daquelas coisas que o edital trouxe de novidade.

Você vai se frustrar se ficar estudando somente quando o edital do concurso sair.

 

Concurso é acertar questões!

 

Concurso nada mais é do que chegar lá e acertar mais questões do que os outros.

Então, se você está fazendo uma preparação onde não está resolvendo muitas questões, você não está se preparando de maneira correta.

Para concursos, salvo raríssimas exceções, você não tem que estar sabendo falar sobre posicionamentos distintos de doutrinadores, de jurisprudências, não tem que saber dar uma aula da matéria. Você tem que acertar questões!

Eu mesmo não sabia conversar muito bem sobre Direito Tributário, por exemplo, mas acertei muitas questões e é isso que interessa, isso que é necessário passar em concurso.

Seja pragmático! O objetivo é acertar questões e a melhor forma de fazer isso é treinando.

Você tem que fazer muitas questões, preferencialmente da banca examinadora que fará a sua prova. Isso porque cada banca tem um estilo diferente, possuem enfoques diferentes.

Assim, quanto mais “especializado” você tiver na sua banca melhor.

Então, o objetivo aqui, na verdade, foi de trazer mais questões do que respostas. O fato é que se você não souber fazer as perguntas certas, você não vai conseguir melhorar sua forma de estudo.

 

O que seria uma preparação ideal, em suma?

 

É você começar a estudar bem antes do edital sair. Leia a teoria intercalando diversas matérias duas ou três matérias por dia pelo menos e faça revisões periódicas para não ficar muito tempo sem ter contato com a matéria.

Por fim, faça muitas questões. É através das questões que você vai descobrir seus pontos fracos seus pontos fortes naquela matéria.

A partir disso, você conseguirá começar a fazer resumos e esquemas voltados para o refinamento da sua preparação.

Quando sair o edital, você terá como reforçar os estudos por ter marcado as questões que você costuma errar, o percentual de acerto que você tem em cada assunto para poder dar uma revisada mais forte naqueles assuntos mais difíceis, etc.

Então, essa preparação de médio/longo prazo é a ideal e mais fácil. A preparação pós-edital é muito mais difícil de dar certo.

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES 

 

SAIBA MAIS:

 

9 HÁBITOS PARA A APROVAÇÃO

REALIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixe seu comentário Um comentário

  • Dhyellen Aline disse:

    Professor, eu queria muito ver um vídeo como esse e ainda não tinha encontrado. Muito obrigada!

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?