Skip to main content

Não consigo SENTAR PRA ESTUDAR

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

Você quer estudar mas não sabe por onde. Senta na cadeira e mil pensamentos vêm à mente. Abre o livro e já pensa em outras 500 coisas que tinha que fazer.

 

Nesse vídeo, eu dou algumas dicas a um seguidor que não consegue parar quieto na cadeira quando o assunto é estudar!

 

Essa foi a dúvida de um seguidor e, como resposta, aponto diversos aspectos da vida, da rotina, da preparação e da forma como ele estuda que podem estar impactando negativamente a capacidade de se sentar e estudar. Pode ser também que alguns desses aspectos você ainda tenha que melhorar para obter mais rendimento nos estudos.

Seguidor Igor: “Boa tarde! Mesmo com vontade de estudar e com metas alcançáveis, tenho muita dificuldade de me sentar e estudar (preguiça e procrastinação).”

Prof. Diogo: O primeiro passo é buscar mais disposição e, para ter mais disposição, é necessária a prática de atividade física, que seja uma caminhada ou uma corrida leve.

Segundo passo é regular melhor o seu sono. Ter uma boa noite de sono nos deixa mais dispostos.

Terceiro passo é acordar cedo. Existem pessoas que são noturnas, que gostam de estudar à noite, mas não é bem assim. Quem acorda tarde não se sente bem. Você pode dormir das 3hs até às 10hs da manhã, mas com certeza não se sentirá bem. Tenho vários alunos que tentaram dormir das 5hs até 12hs e não conseguiram.

Quarto passo é ter uma boa alimentação. É possível que você esteja com deficiência em nutrientes. Uma boa alimentação ou uma suplementação vai lhe ajudar com a falta de disposição. Parece besteira, mas é sério. Depois que melhorei minha alimentação com vitaminas e suplementos passei a ficar melhor o dia inteiro. Tive que tirar lactose e glúten da minha alimentação porque me deixava com baixa disposição, eram duas coisas das quais não sabia que era intolerante.

 

Dos quatro passos listados, o mais importante é a atividade física.

 

Quando você estiver praticando atividade física, cuidando do seu sono, gerindo melhor sua vida e mais interessado em se sentir bem, então fatalmente você se interessará pela alimentação também.

Você vai parar de tomar Coca-Cola o dia inteiro, de comer chocolate super açucarado a base de leite, vai reduzir esses alimentos que dão um pico de energia, mas depois deprime. Café é também um deles, você ganha muita disposição e depois vem a indisposição.

Se fisicamente você não estiver bem, dificilmente o estudo vai adiante. Cuide também do aspecto mental (a atividade física também cuida do aspecto mental, especialmente se for esporte de concentração).

O nosso cérebro é responsável por 20% do consumo de glicose do nosso corpo, então quanto melhor estiver sua alimentação e atividade física (que ajuda na circulação sanguínea) melhor será para o funcionamento do seu cérebro.

O melhor exercício para o cérebro não é Sudoku, mas uma caminhada, uma corrida leve ou alguma atividade aeróbica. Outro aspecto da preguiça é a falta de motivação. Qual é a sua motivação para estudar.

 

Se você está com preguiça, então sua vida não está tão ruim assim.

 

Você ainda não está sentindo na pele que você está no buraco, que a situação está desandando e que deveria estar com uma vida muito melhor. Onde você está? Como está sua vida hoje?

O que você está vendo de ruim nela hoje? Pegue uma foto ou imagem que simboliza a “bandidagem” que é a sua vida e diga para si mesmo: “Não quero mais isso! Quero mudar e sair desse lugar!”

Outro aspecto que tem que descobrir é aonde você quer chegar. Qual o seu objetivo? Quer mais dinheiro para comprar uma BMW 320i? Quer mais dinheiro para viajar e conhecer o mundo? Quer mais dinheiro para ficar mais interessante e conquistar as mulheres?

Não importa qual o objetivo, mas que você o identifique. Tenha sempre isso em mente, cole em algum lugar uma foto da BMW, da Europa, Paris, ou algo parecido para você ter em mente qual o seu objetivo e o porquê de você estar estudando.

A procrastinação pode decorrer de tudo já mencionado anteriormente. Pode ser que venha da falta de disposição física e mental, da falta de motivação (na verdade, você estuda porque seus pais o obrigam, sua esposa “enche o saco”, por exemplo).

Normalmente a procrastinação não é a causa, mas a consequência. Algo está o levando a procrastinar. Falta de disposição e de objetivo são dois motivos grandes para gerar a procrastinação.

 

Outro motivo é a falta de organização.

 

Se não há organização nos estudos, no material bem definido, no ambiente (iluminação, cadeira, mesa), você dificilmente terá vontade de se sentar e estudar.

Eu deixava tudo pronto em cima da mesa, eu só tinha que me sentar, abrir o caderno e estudar. Tirei o computador e a televisão do meu quarto porque me distraiam. Virei um “monge budista”, era só eu, a cama, a escrivaninha, e isso foi fundamental para obter disciplina no dia a dia.

Espero que esse assunto tenha lhe ajudado. Há um outro vídeo lançado que respondo a uma outra seguidora e a dúvida dela é: “Como começar a estudar para concursos?” 

 

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

COMO COMEÇAR OS ESTUDOS PARA CONCURSO PÚBLICO? PARA INICIANTES!

CONCURSO TRF 3 (TÉCNICO): COMO ESTUDAR!

GRIFOS E QUESTÕES: COMO E QUANDO FAZER NO SEU CICLO DE ESTUDO

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

 

 

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?