Carreira no Serviço Público:

Qual concurso você quer?
Qual carreira do serviço público te atrai?

A primeira coisa é ter um objetivo definido. Diferentes áreas de concursos cobram diferentes matérias. E existem MUITAS matérias. Portanto, é necessário se especializar. Qual é a sua área preferida?

Qual a importância de definir uma área de concurso?

Quando você define uma área de carreira no serviço público, você está reduzindo a quantidade de matérias. Isso porque cada área tem um núcleo de matérias comuns a quase todos os seus concursos. Contabilidade e Direito Tributário, por exemplo, estão em todas as provas da Área Fiscal. Mas nem sempre são cobradas em provas de outras áreas. Isso vai impactar diretamente o seu planejamento de estudos desde as matérias iniciais.

Além disso, as matérias-núcleo costumam ter importância maior. Elas têm um número maior de questões ou um peso maior (cada questão vale 2 pontos, por exemplo). Dominá-las é fundamental para alcançar a aprovação. Sem isso, você não terá foco. E a falta de foco é uma das principais causas de reprovação em série: é o que muitos fazem ao ficar “pulando” de edital em edital sem dedicar o tempo necessário a ficar bom nas matérias. O lema do Estratégia Concursos é: “O segredo do sucesso é a constância no objetivo”. Viva por essas palavras!

Com o objetivo traçado, é hora de comprar os materiais, ou seja, escolher a bibliografia (livros ou apostilas) a serem utilizados.