As revisões periódicas são um dos aspectos mais importantes do estudo para concurso. As matérias parecem que não têm fim. Você pode demorar 6 meses para ler uma matéria.

Ou seja, aquela estratégia dos tempos de faculdade de estudar faltando 2 dias para a prova não vai funcionar mais. Se você não revisar, depois de 2 meses você já não lembra mais o que leu. E aí, em vez de acumular conhecimento, vai ficar trocando: entra o novo e sai o velho. Assim, não há aprovação.

Existem diversas teorias sobre as revisões periódicas mas a mais famosa é a Curva de Esquecimento de Ebbinghaus. Ela aponta a necessidade de rever conteúdos de tempos em tempos para não perdê-los. A cada dia, esquecemos um pouco. Portanto, é necessário ler hoje, revisar amanhã, revisar alguns dias depois, revisar algumas semanas depois etc. A boa notícia é que as revisões podem ficar cada vez mais distantes. Amanhã, daqui a uma semana, daqui a 30 dias, daqui a 90 dias etc. Ainda bem!

Essas, inclusive, são as revisões periódicas mais comuns:

  • 24h
  • 7 dias
  • 30 dias
  • 90 dias

Faça seu planejamento de modo a executá-las. Todos os dias, por exemplo, você lê matérias novas mas também tem que revisar o que leu ontem e o que leu 7 dias atrás, por exemplo. Isso é importante!

Mas você vai notar que, com o tempo, vai ter muita revisão. E isso é um problema. Na verdade, essa é uma das dúvidas mais comuns que recebo: como revisar sem que eu perca tanto tempo ao ponto de não avançar mais nas matérias? Eu respondo essa pergunta no vídeo a seguir:

De uma forma geral, considero as revisões de 24h e 7 dias muito importantes. Praticamente todos os meus alunos no Coaching as fazem. Mas as de 30 e 90 dias já tomam tempo demais. Prefiro trocá-las por resolução de questões das aulas ou dos capítulos estudados. Refaça as questões de tempos em tempos. Elas vão permitir que você revise os pontos principais das matérias. Deixe para reler as marcações mais uma vez mais pra frente, quando você estiver num nível avançado de estudos.

E, por falar nelas, hora de abordar as RESOLUÇÃO DE QUESTÕES.