Como melhorar a concentração na hora de estudar? Quais os fatores que ajudam e que atrapalham a concentração? Quais os truques para ler uma vez só e conseguir reter o conteúdo? Por que eu leio e esqueço tudo?

A primeira coisa é caprichar no seu local de estudo. Se você não leu a página sobre Ambiente de Estudos, leia clicando aqui.

Se já leu, aproveite para ver o vídeo abaixo, no qual examino vários aspectos que interferem na concentração na hora de estudar:

A concentração pode ser atrapalhada por inúmeros fatores externos. É importante criar um ambiente de estudo que a favoreça. Mas, às vezes, nem o silêncio completo nos leva a ter concentração. Isso acontece especialmente no começo: começamos a ler e esquecemos, lemos e pensamos em problemas da vida e quando vamos ver, nem sabemos o que foi lido.

Pode parecer difícil, mas a primeira dica é: INSISTA. Sente, leia, leia de novo. Leia 5 vezes se for necessário. Fique olhando para o papel, mas fique sentado aí, olhando. Você não vai ganhar concentração buscando água ou indo ao banheiro. Muito menos mexendo no celular. A leitura e a retenção de conhecimento são coisas às quais o seu cérebro terá que se acostumar novamente. É um exercício. Requer prática. No primeiro dia, você vai ler 3 páginas em uma hora. No segundo, já estará lendo 4 ou 5. E por aí vai. Aos poucos, você vai melhorar a concentração.

Uma prática comum para quem está começando é ler em voz alta. Isso pode realmente ajudar, mas é perigoso. Em algum momento, você terá que parar de fazer isso. O problema em ler em voz alta está no ritmo de leitura: quando falamos, a leitura é muito lenta. Você dificilmente passará de 6 páginas por hora lendo em voz alta, ao passo que conseguiria até o dobro disso lendo em silêncio. Será necessária força de vontade para parar de ler em voz alta e mais força de vontade para se forçar a ler cada vez mais rápido. Não adianta: sem dor, sem ganho.

No começo, não é fácil. É necessário que seu corpo e sua mente se acostumem à nova rotina. E, por falar em rotina, vamos a esse aspecto tão importante dos estudos, fator essencial para a concentração: a DISCIPLINA.