Skip to main content

Como começar a estudar para concurso público.

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

 

Como começar a estudar para concurso público.

 

Recebi uma dúvida de uma seguidora e eu dei uma resposta complexa. A dúvida era sobre como começar a estudar para concurso. Na minha resposta, eu mostrei os diversos aspectos que você tem que levar em consideração desde o início, para não perder tempo e estagnar em um ciclo vicioso.

Quais são os aspectos de estrutura, ambiente, organização pessoal, disciplina que você tem que cuidar desde o início da sua preparação? Começar a estudar para concursos envolve muitas coisas, a primeira delas é a estrutura.

Não sei para qual concurso você está estudando, mas ter bons materiais para estudar vai te dar confiança e permitir que estude de fato. O Segundo, é você desenvolver uma boa estrutura na sua vida pessoal para estudar, saber em quais horários você fará isso, se organizar.

Ou seja, é você desenvolver uma rotina que permita que você estude, de fato, dentro de um bom planejamento. Em seguida, você deve definir o seu ambiente de estudos. Onde você vai estudar?

 

Vai ser no trabalho, em casa, no quarto, em uma biblioteca, na casa de outra pessoa?

 

Isso precisa ser bem definido. Esse ambiente precisa ser transformado, de maneira que seja confortável o suficiente e te ajude a se concentrar.

A partir daqui, entramos nas coisas mais avançadas: técnicas de estudo. Neste ponto, você deve elaborar um plano de estudos, por meio do qual você definirá quais matérias irá estudar. Ele nada mais é do que realmente um ciclo: matéria A> matéria B > matéria C > matéria D.

Veja, são muitos os aspectos do estudo. Mas esses pontos que eu citei são o pontapé para você começar a estudar. Os outros aspectos vão depender do concurso para o qual você vai estudar.

Por exemplo, a depender do edital, você precisará incluir mais matérias no seu ciclo básico, pois cada concurso tem o seu ciclo básico. E aí, a partir dessas matérias, você vai inserir outras. Não coloque todas de uma vez no seu ciclo. Para começar, penso que essas dicas serão muito úteis para te guiar nessa jornada de concurseiro.

 

 

SAIBA MAIS:

Deixar tudo para depois é coisa de cérebro bom.

Concurso de Analista da Receita Federal 2022 será o mais fácil dos últimos tempos?

Concurso SEF-MG! Auditor de MG! Análise do edital 2022 e dicas de estudo!

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?