Skip to main content

Emprego público vale a pena mesmo?

 

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

 

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

 

Emprego público vale a pena mesmo?

 

Às vezes, depois que você passa em um concurso, a vida não deixa de ser tão bandida assim. Temos um estereótipo do servidor público como aquele homem desanimado com a vida, suando e carimbando papéis, tratando as pessoas mal, dependendo de onde trabalha, enfim.

Esse estereótipo é meio puxado e faz a gente se perguntar sobre o que acontece no serviço público e com as pessoas? Será que existe satisfação profissional? Você que está estudando para o concurso, será que sua vida não seria mais feliz na iniciativa privada ou empreendendo? Qual é a realidade por trás disso?

Para muitas pessoas que estão estudando para concurso, quando questionadas em relação a motivação disso, elas respondem coisas como: “quero conhecer o mundo”, “quero viajar para a Europa”, “eu quero comprar aquela BMW nova”.

Ninguém fala que quer entrar no serviço público para mudar o Brasil, transformar a receita federal em uma coisa nova, ou coisas do tipo. Então o que acontece na prática?

São pessoas que não estão planejando trabalhar no serviço público, mas sim planejando apenas ganhar um salário no serviço público e isso, infelizmente, é muito comum.

Se você está no serviço público, por que não buscar fazer da melhor forma aquilo que lhe é imputado? Por que não se especializar, fazer uma pesquisa, se engajar, fazer uma viagem, entrar num grupo de trabalho? É possível fazer isso.

Você que está pensando em fazer concurso, está pensando no salário e nos benefícios, isso é válido e vem antes da satisfação e da realização profissional. Mas, ao ser aprovado, busque se especializar, fazer seu melhor.

Do contrário, esse caminho te levará apenas a ser o estereótipo de servidor acomodado e infeliz, que permanece o dia inteiro carimbando documentos, sem o menor gosto pelo o que faz. Pense nisso!

 

 

SAIBA MAIS:

O que fazer nos últimos dias antes da prova

Veja as nossas impressões sobre as provas da Receita Federal

Como não esquecer o que estudou.

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

 

 

Deixar comentário