Skip to main content

Estou estudando e ESQUECENDO – Como evitar isso?

Por 29/09/2020outubro 5th, 2020Dicas, Técnicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

Estudo há 5 anos. Queria ter mais tempo, mas agora estou desempregada e não estou rendendo. Não estou acertando cada vez mais questões. Como faço para melhorar meu rendimento e esquecer menos? Confira!

 

Estou estudando e esquecendo.

 

Estudo alguma coisa e três dias depois já esqueci o que li.” Esse foi um desabafo de uma seguidora no Youtube. Ela falou: estudo há cinco anos sem sucesso, sinto déficit de atenção pois não estou mais absorvendo o conteúdo.

Estudo hoje e em três dias não lembro de muita coisa. Quando trabalhava queria tempo para estudar, hoje estou desempregada e o estudo não está rendendo. Basicamente foi essa a mensagem.

Vou falar sobre cinco aspectos do estudo que pode merecer uma atenção especial e que, provavelmente, ela está negligenciando e que afeta sim a capacidade de memorizar e de aprender no longo prazo.

O primeiro aspecto que temos que garantir (muitas vezes as pessoas nem sabem que isso pode acontecer) é entender o assunto. “Pow Diogo, que coisa mais óbvia! Claro que temos que entender!” Mas, o que a maioria das pessoas não sabem é que possivelmente se ela não está entendendo, a culpa não é dela.

A culpa é da didática do professor que não é bom o suficiente ou, muitas vezes, não bate, ou seja, aquilo que o aluno está acostumado a ler com o jeito do professor ensinar não tem química. É importante que você encontre um professor com uma didática que facilite sua aprendizagem.

É muito comum alguns alunos me procurarem e se sentirem burros porque não aprenderam e, quando vejo, é um material de baixíssima qualidade, com professor ruim, não é conhecido, não é sugerido por outros alunos etc.

 

Muitas vezes a culpa não é do aluno. Busque um material bom.

 

Se está utilizando um material escrito, já tentou dois ou três professores e não está conseguindo, talvez você tenha que ir para uma videoaula. Talvez você tenha que assistir a aula para entender melhor o que está sendo falado.

Busque um material melhor. Isso pode estar acontecendo especialmente se você estiver com alguma dificuldade em algumas matérias e não em todas. Pode ser que seu material não seja bom suficiente.

O segundo aspecto foi o campeão de comentários e respostas para essa mensagem que foi enviada lá no Youtube que é: cuide das revisões. As revisões são fundamentais para você não esquecer os assuntos no longo prazo. Você deve revisar periodicamente.

No meu Coaching, nas minhas vídeo aulas, na Comunidade Estudo Completo eu ensino a organizar todo o estudo do começo ao fim da preparação, inclusive as revisões periódicas, como e quando revisar. Basicamente sugiro revisão via questões. Você está estudando para concurso e existem centenas de milhares de questões de concursos anteriores.

Passa no concurso quem acerta mais questões. Então, baseie suas revisões em questões. Utilize questões anteriores, separe por matérias, por assuntos, meça seu percentual de acertos, mas revise via questões.

Se leu uma aula ou assistiu uma videoaula, então faça questões e faça isso periodicamente, logo depois que você leu a aula ou umas três semanas depois ou uns dois meses depois. De vez em quando vá girando umas revisões das aulas iniciais para não esquecer. Depois que a matéria estiver completamente lida, ela ficará em modo revisão via questões.

Você fará um pouquinho de questões de cada assunto, por exemplo, quinze questões do primeiro assunto, do segundo até o último é vá girando indefinidamente para você não esquecer o que estudou há muito tempo.

O terceiro aspecto muito importante para o aprendizado é o sono. É a qualidade do sono. Você tem que dormir bem, ou seja, no mínimo 7 ou 8 horas, varia um pouco de pessoa para pessoa, mas se você estiver ficando cansado, já acorda com vontade de deitar novamente, então pode ser que esteja dormindo menos do que o necessário.

 

Dormir é muito importante.

 

Seu aprendizado e a memorização de longo prazo são processados durante a noite, durante o sono. Você já tentou aprender a tocar violão? Eu já tentei e aprendi o básico. E acontecia de alguns dias eu treinar e tentar fazer um acorde diferente, tentar fazer uma parte da música e não sair de jeito nenhum, mas, no dia seguinte, eu conseguia, logo de cara nas primeiras tentativas.

Parte do processamento cerebral e até mesmo muscular acontece durante a noite enquanto você dorme. Então, muitas vezes, quando quero aprender alguma coisa e chego em um platô onde não consigo mais evoluir, eu penso: amanhã eu continuo.

Eu sei que de hoje para amanhã haverá um processo mental que facilitará com que aquilo seja incorporado ao meu repertório de movimentos ou de conhecimentos. O quarto aspecto de fundamental importância, mas que muitas vezes é negligenciado, é a alimentação. A sua alimentação impacta a forma como o seu corpo e seu cérebro funcionam.

Preste atenção! Se você se alimentar super mal a sua vida inteira, o seu corpo não vai definhar a ponto de você cair na calçada babando e inconsciente. Isso não vai acontecer. Seu corpo vai conseguir fazer o melhor com o que ele tem. Mas veja bem, estudar para concurso é um dos maiores desafios! É um desafio intelectual e físico.

 

Você está se jogando em um empreendimento de altíssima performance.

 

Não é mais uma questão de mera sobrevivência, de fazer o corpo funcionar, de conseguir falar ou pensar normalmente. Você está tentando alcançar um algo a mais. Seu corpo tem que estar com os nutrientes, vitaminas certas, balanceadas por n motivos, um deles é: isso impacta sua capacidade de cognitiva, de entender o que está escrito, ou o que está sendo falado, sua capacidade de raciocinar.

Tudo isso é prejudicado se você não tiver um mínimo de alimentação adequada. O seu cérebro é responsável por consumir 20% da energia que seu corpo obtém pela sua alimentação. Quando você está estudando, ele está utilizando essa energia de forma intensa.

Ele tem que ser bem abastecido. A alimentação é fundamental. Essa alimentação vai impactar inclusive sua disposição, sua energia, seu bem-estar. Para você se sentir bem, concentrada, que está legal, que aguenta estudar mais, que tudo está fluindo bem, tudo isso é ajudado por uma boa alimentação.

Para garantir que você esteja com uma alimentação boa, procure um nutricionista, explique o que você está fazendo, seus horários, qual o seu objetivo e peça um cardápio de alimentação bem legal.

Se você não tem condições de buscar um nutricionista ou não quer procurar um, eu me juntei a uma nutricionista para prepararmos um E-book específico para estudantes de concurso. Clique aqui.

Ele tem toda a explicação do que deve constar na sua alimentação, inclusive com cardápios dizendo o que comer no café da manhã, lanche da manhã, almoço etc. Isso serve tanto para melhorar sua capacidade cognitiva quanto para evitar aquele sono excessivo, cansaço ou aquele desgaste que você sente durante o dia.

O quinto aspecto que não pode ser negligenciado e que pode estar lhe afetando é a atividade física. Ele anda de mãos dadas com a alimentação, vai melhorar sua disposição e circulação sanguínea. Lembra que falei que o cérebro é responsável por consumir 20% da energia que você consome?

 

A energia (glicose) chega no cérebro por meio da circulação.

 

Se você estiver praticando atividade física frequentemente, sua circulação e sua qualidade melhoram e os nutrientes são levados para o cérebro de forma mais adequada. Você também vai aguentar mais a parte física de estudar que é ficar sentado, manter a postura etc.

Melhora em todos os aspectos e isso é capaz de melhorar o seu bem-estar e o seu desenvolvimento nos seus estudos nos próximos meses. O primeiro aspecto que citei foi entender o assunto. Muitas vezes, como falei, você pode estar utilizando um material ruim, mas você não sabe qual material bom.

No meu site, www.profdiogomoreira.com.br  tenho um eBook de bibliografia sugerida. São materiais de altíssimo nível, são bons e a maioria deles, infelizmente, é cara.

Se você quiser trocar ideia com outros concurseiros sobre materiais bons e baratos, quais eles utilizam, quais funcionam, você está com dificuldade em uma matéria e quer pedir dicas, eu tenho uma comunidade de concurseiros.

Chama-se Comunidade Estudo Completo (estudocompleto.com.br) e já possui mais de 1.500 concurseiros inscritos e no fórum há dicas, sugestões, desabafos, um ajudando o outro. Se você quiser conversar com alguém da área acesse o site.

 

 

SAIBA MAIS:

Caderno de erros e resumo: Qual a diferença?

Existe RESUMO ATIVO?

Um mês para a prova: reviso por questões?

Quer aprender a estudar? Entre para a Comunidade Estudo Completo

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?