Skip to main content

Estudar para concursos da área fiscal permite fazer qualquer outra prova?

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

Estudar para concursos da área fiscal permite fazer qualquer outra prova?

 

Alunos avançados no estudo da área fiscal podem prestar algum concurso fora da abrangência dessa área? Área fiscal é uma das maiores, em termos de conteúdo programático.

Eu já tive muitos alunos que estudaram para a área fiscal, fizeram outras provas e passaram e isso já aconteceu, até mesmo, fora da área fiscal. Por exemplo, eu tive uma aluna que estudou para o Tribunal de Contas de São Paulo e foi aprovada.

Quando você domina uma certa quantidade de matérias do núcleo das que você está estudando, e depois você leva essas matérias para os outros concursos, o que servirá de norte para dizer se dará para você tentar outra prova ou não, será a quantidade de assuntos que você ainda tem que estudar.

Por exemplo, se surgir um edital que você já tenha, pelo menos, 70% das matérias dominadas, é viável correr atrás dos 30% restantes. Às vezes, claro, você não domina a matéria específica daquele concurso, então você vai ter que dar uma carga horária maior para ela, gastando um tempo maior.

Nesse caso é possível, porque 70% das matérias você já está dominando. Assim, você vai reduzir a carga horária delas, entrando no modo revisão, ou seja, fazendo questões, atualizando o seu caderno de erros, utilizando alguma técnica mais avançada de memorização, enfim, de modo a ganhar mais conhecimento nos detalhes delas.

O importante é que, para as matérias já dominadas, a carga horária seja menor, enquanto para as matérias inéditas, você deve aumentar a carga, especialmente se for aquelas mais específicas e que valem mais pontos. Em geral, tenha pelo menos entre 60% e 70% das matérias do edital já lidas, antes do edital sair, para poder correr atrás do prejuízo. Pense nisso!

 

SAIBA MAIS:

Concurso AFT: Análise do edital 2013 e dicas de estudo

Entrevistando aluno aprovado para Auditor da Receita Federal em 13o lugar (resul. preliminar)

Concursos autorizados: Agências Reguladoras e outros!

 

 

 

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário