Skip to main content

Como não esquecer o que estudou.

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

 

Como não esquecer o que estudou.

 

Você terminou a leitura, viu que o assunto está saturado, o que que você faz a partir disso? Em se tratando de estudo para concurso, uma matéria finalizada, deve ter a sua carga horária reduzida no ciclo de estudo, para você inserir outras matérias. Mas, é necessário fazer uma manutenção dela com resolução de questões, de forma organizada, selecionando entre 15 e 20 questões de cada assunto que foi dividido dentro dessa matéria.

Contudo, tem algumas coisas que não vão fazer o menor sentido, mas você precisa dessas informações para o dia da prova. Minha sugestão: Pegue essa parte e lance no caderno de erros, nos mapas mentais ou crie flashs cards.

Ressalto que, para mim, o caderno de erros tem que ser voltado para a sua dificuldade, só aquilo que não está claro, só 20 a 30%. A forma de fazê-lo é bastante livre, mas o seu caderno de erros tem que ser dinâmico. Novas informações vão ser adicionadas a ele cada vez que você fizer questões daquele assunto. Releia esse caderno para que aquelas informações comecem a entrar na sua cabeça, pelo menos uma vez a cada 15 dias.

Esse caderno será o seu material de revisão na véspera da prova. Não adianta grifar, anotar no seu material, colocar no cantinho da página as informações mais importantes e, faltando uma semana para a prova, você ter 15 pilhas enormes de PDF impresso, porque não vai conseguir dar uma repassada por todas as páginas de todos os materiais, caçando suas anotações.

É necessário rever essas informações faltando cerca de duas semanas para a prova, pois nosso acúmulo de conhecimento é, razoavelmente, linear. Com o tempo, informações novas entram e as antigas, saem. Com essa revisão próxima a prova, sua performance dá um salto, claro, depois da prova você esquece novamente, mas o que importa é sua performance no dia da prova, é assim que a aprovação sai.

 

 

SAIBA MAIS:

O que fazer nos últimos dias antes da prova

Veja as nossas impressões sobre as provas da Receita Federal

A prova bizarra da Receita Federal.

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixe seu comentário Um comentário

  • Luiz Carlos disse:

    Professor, tenho muitas dúvidas de quando é o momento certo para revisar e com qual frequência. Por favor poderia me ilucidar?

Deixar comentário