Skip to main content

O Experimento que Mudou Como Pensamos Sobre Estudar

O Experimento que Mudou Como Pensamos Sobre Estudar
Roediger and Karpicke (2006a)

Se você já passou a noite em claro estudando para uma prova, pode querer prestar atenção no que estou prestes a contar. Dois pesquisadores, Roediger e Karpicke, embarcaram em uma jornada para descobrir o que realmente nos faz lembrar das coisas. Veja o que aconteceu:

 

A Configuração

Os pesquisadores queriam saber se os testes, algo que a maioria dos alunos teme, poderiam ser mais úteis para aprender do que simplesmente estudar relendo o mesmo texto. Eles acreditavam que havia algo em recordar informações que poderia ajudar a lembrá-las melhor.

 

Encontrando Participantes

Eles reuniram um grupo de universitários, que provavelmente não eram tão diferentes de você e de mim. Ansiosos para participar, esses estudantes estavam prontos para mergulhar em um experimento que desafiaria o entendimento deles sobre o aprendizado.

 

O Experimento

Os alunos foram divididos em grupos. Alguns estudariam um texto quatro vezes (grupo SSSS, S de Study), enquanto outros leriam o texto uma vez apenas e, em seguida, fariam três testes consecutivos (grupo STTT, T de Test).

 

O Grupo SSSS

Nesta parte, os alunos receberam um texto e tiveram que lê-lo quatro vezes. É o que muitos de nós fazemos quando estamos tentando entender algo profundamente. Achamos que estamos entendendo melhor a cada leitura e que estamos memorizando por meio da repetição.

 

O Grupo STTT

Aqui as coisas ficaram interessantes. Este outro grupo leu o mesmo texto apenas uma vez, mas teve que fazer três testes consecutivos sobre ele. Eles estavam recordando ativamente o que acabaram de ler.

 

Os Resultados

Aqui é onde fica fascinante:

– Logo após o estudo, o grupo SSSS se saiu melhor. Quando os alunos tinham acabado de ler 4 vezes o mesmo texto, eles se lembraram de mais informações. Parecia que re-estudar era o caminho a seguir.
– Mas quando os pesquisadores conferiram os resultados uma semana depois, o grupo STTT levou a melhor. Testar, e não apenas estudar, ajudou-os a lembrar mais. O grupo que leu apenas uma vez, mas fez três baterias de testes, teve melhor retenção de conhecimento no longo prazo.

 

 

O Que Tudo Isso Significa

Este não foi apenas um experimento legal; foi um divisor de águas. Mostrou que os testes, a própria coisa que muitas vezes tememos, podem ser uma ferramenta poderosa para o aprendizado.

O que Roediger e Karpicke revelaram é que não basta ler algo repetidamente. Precisamos interagir com o material. Precisamos retirá-lo de nossas memórias e lutar com ele. Fazer o esforço de puxar da memória. É isso que faz com que fique gravado.

 

Aplicando as Lições

Para alunos, professores e aprendizes ao longo da vida, essa é uma percepção crucial. Testes não são apenas obstáculos a serem superados; são parte do processo de aprendizagem.

Então, da próxima vez que enfrentar uma sessão de estudos, não leia e releia apenas. Desafie-se. Teste-se. Você pode descobrir que isso não apenas ajuda a lembrar, mas também torna a jornada de aprendizado mais envolvente e gratificante.

O trabalho de Roediger e Karpicke continua a influenciar a forma como abordamos o aprendizado, e suas percepções podem ser uma adição valiosa às suas próprias práticas.

Portanto, na próxima vez em que alguém sugerir que você leia os materiais mais de uma vez, apenas sorria.

 

SAIBA MAIS:

Concurso EPPGG: análise do edital 2013 e dicas de estudo

Concurso Receita Federal: Ministério Público Federal faz recomendações. Risco de judicialização

Concurso TCDF 2023! Análise do edital e dicas de estudo

 

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário