Skip to main content

O mundo é para quem nasce para o conquistar

Caros alunos,

O ano de 2020 foi de grande desafio para quase todos. Finanças, saúde física e mental, produtividade, tempo. As principais áreas de nossa vida foram afetadas.

Mas mar calmo nunca fez bom marinheiro.

Ficou claro mais do que nunca que esperar passivamente que as coisas melhorem não é uma opção. A forma como levamos boa parte da nossa vida não é a forma de quem busca grande mudança, vencer desafios ou evoluir.

Nossa vida acadêmica foi um rio suave no qual boiamos por mais de uma década. Seguimos na escola um cronograma pré-determindado e engessado. Escolhemos uma faculdade sem saber o que estávamos fazendo. Cumprimos carga horária e estágios e sentamos à espera de um emprego.

E o emprego muitas vezes não estava prontinho nos esperando na linha de chegada.

Quem decide estudar para concurso cai de repente num rio caudaloso. Ninguém diz para qual concurso estudar. Existem formas boas e ruins de estudar e é difícil saber qual é qual. Descobrimos que o que nos trouxe até aqui não nos levará adiante. As provas são imprevisíveis, as datas, desconhecidas. Pode dar tempo e pode não dar. E agora o relógio da vida adulta está correndo e, aparentemente, correndo contra nós. Não temos mais a inocência de um estudante que está apenas cumprindo a vida acadêmica obrigatória.

Estudando para concurso, a responsabilidade é nossa. O desejo é nosso. A ambição é nossa. A força também tem que ser nossa.

O aprovado escolhe um caminho, traça um objetivo e, mais do que tudo, persevera. Insiste. Supera obstáculos, resolve problemas, se afasta de pessoas negativas, perde amigos e parceiros, fica sedentário, branco-amarelo-escritório e antissocial. Faz parte do jogo. É assim com quase todos. É uma vida de dias que se misturam, sem grandes acontecimentos ou marcos. É uma vida bandida.

2020 nos mostrou mais do que nunca que assumir as rédeas da vida é fundamental. É a diferença entre sucesso e fracasso. É a diferença entre fazer e apenas sonhar. É a diferença entre caminhar olhando para o chão, passo a passo, ou ficar parado sonhando com um horizonte que nunca virá.

Quando abri mão de tudo na minha vida para estudar para concurso, em 2009, eu tinha um apoio de livro e nele colei uma única frase motivacional:

“O mundo é para quem nasce para o conquistar e não para quem sonha que pode conquistá-lo, ainda que tenha razão.” (Álvaro de Campos)

Em 2021, vamos conquistar mais.

Contem comigo.

Desejo a todos um excelente Ano Novo.

Abs,

Diogo, 31/12/2020

 

Se tiver gostado, compartilhe este post por um dos botões abaixo:

Deixe seu comentário 3 comentários

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?