Quando os concursos voltarão?

Por 21/05/2020 Maio 25th, 2020 Dicas, Notícias, Técnicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

Quando os concursos voltarão? O que podemos esperar no cenário atual? Vão sair mais editais ou não? Eles serão suspensos também? O que esperar desse 2020?

 

Afinal, quando as provas de concursos voltarão a acontecer?

 

Estamos vivendo um momento único na história e não precisa dizer por que vocês são bombardeados com esse tipo de informação o tempo todo. E hoje, no dia em que gravo esse vídeo, 19 de maio de 2020, nós não temos a menor ideia de quando os concursos voltarão a acontecer, quando as provas serão liberadas.

Durante a pandemia ou durante a quarentena, alguns editais foram publicados, por exemplo, o do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), outros estão para sair em breve, como as movimentações nas provas do Senado e TCU (Tribunal de Contas da União).

Teremos mais editais sendo publicados em breve e com datas próximas, julho, agosto. Mas quando essas provas vão de fato acontecer? Um edital que sai hoje com prova para daqui a três meses teremos certeza de que essa prova vai acontecer?

Vemos uma grande movimentação dos órgãos e das bancas para publicar os editais porque primeiro tem que ter uma previsão orçamentária e, com essa previsão, você tem autorização, prazo para publicação do edital e assim sucessivamente.

Não pode vacilar em não publicar o edital, mesmo que depois o concurso venha a ser suspenso e a data da prova venha a ser adiada. Por isso vemos editais saindo ainda. Agora, quando que as provas voltarão a ser realizadas é uma questão de saúde pública.

Por um lado, temos os concursos locais, aqui no DF está mais ou menos tranquilo com relação à pandemia. Se aqui no DF, por exemplo, reabrirem o comércio e a vida volta ao normal (isso pode acontecer daqui a poucas semanas).

Mas um concurso, por exemplo, da Polícia Civil do DF vai acontecer daqui a poucas semanas? Eles vão retomar? Qual será o prazo? Teoricamente o local que está mais tranquilo com relação à quarentena e que vai liberar a movimentação poderia realizar um concurso.

 

Entretanto, pessoas virão do Brasil inteiro para fazer essa prova.

 

PCDF é um concurso com um salário muito bom e com uma quantidade absurda de vagas (dentro dos parâmetros normais recentes). E aí? Você libera a realização de provas sabendo que pessoas virão de vários lugares do Brasil e que podem vir contaminadas? Dá para liberar as provas? É uma questão de saúde pública aceitável?

Sem falar que existem algumas cidades ou locais em lockdown em que você simplesmente não pode ficar zanzando por aí. Essas pessoas conseguiriam pegar um avião para vir para o DF fazer uma prova?

Esse é um caso mais complexo. No final das contas, uma decisão tem que ser tomada se você vai colocar a população local em risco ou não. Existe um outro caso que é mais simples, na minha opinião, por exemplo, a prova do Depen.

O edital prevê a realização das provas em todas as capitais do Brasil, ou seja, nem tão cedo teremos a realização dessas provas por que todas as capitais estão cada uma de um jeito. Umas com um estágio da quarentena, outras com lockdown. Complicadíssimo.

Não teremos uma prova de nível nacional, como o do Depen, tão cedo. Faremos uma pausa agora, por que o Diogo está falando isso em um canal voltado para quem estuda para concursos? Porque o Diogo recebe essa pergunta direto no Instagram e respondo nos stories do Instagram e é muito frequente.

 

Essa é a minha visão.

 

Como teremos concursos nacional enquanto cidades estão adotando lockdown e quarentena? Acho complicado e pouco provável. Diogo, e quando a situação volta ao normal? Mais complicado ainda de responder.

Temos visto diversos países na descendente da quantidade de casos e mortes. O Brasil ainda está numa ascendente para chegar em uma curva, mais ou menos, horizontal. Mas o Brasil ainda não começou a descer na curva.

Não vou entrar em jogo político. Mas, todos os países tiveram uma ascendente e depois uma descendente e o Brasil foi um dos últimos a começar uma ascendente, então, não podemos dizer que o Brasil está diferente etc.

Não, estamos começando porque demorou mais a chegar aqui. Não fique pessimista com relação a isso. Então, quando as provas voltarão? Quando um de dois cenários acontecer. Quando a pandemia passar (houver uma cura, uma vacina) ou quando as mortes e a contaminação deixar de ser tão importante como é agora.

 

É uma questão de opinião pública e não se engane se isso acontecer.

 

Entretanto, temos alguns meses até essa onda diminuir ou termos uma vida mais ou menos normal. Diogo chuta humildemente que até o fim do ano (outubro, novembro, dezembro) teremos uma normalização e a volta dessas aglomerações. Lembrando que os concursos são feitos em escolas e as escolas estão fechadas.

Então, até termos uma situação nacionalmente confortável e sob controle, Diogo chuta humildemente que para o final do ano, nos últimos meses de 2020. Julho e Agosto não teremos provas Setembro, Outubro ou Novembro, talvez.

Vai render alguns outros vídeos porque alguns concursos foram suspensos, outros estavam para sair e concursos de mesma área. Você estava se programando para estudar para TCDF, TCU, TCRJ ou então para PCDF pensando no concurso da PRF ou PF que pode sair até o fim do ano.

É capaz de todos eles se embolarem no final do ano e termos uma série de provas em poucos meses. O que seria lamentável.

Isso adiciona um grau de complexidade e de desafio para você se organizar com relação aos seus estudos. Estou aqui para lhe ajudar. Em breve, gravarei vídeos falando sobre isso: como se preparar para mais de uma prova ao mesmo tempo nesse cenário caótico.

 

SAIBA MAIS:

A mídia e seu celular estão DESTRUINDO seus ESTUDOS – Como estudar mais

Concurso DEPEN 2020 – Análise do edital e dicas de estudo!

PRF – Como estudar para o concurso da PRF! Baseado no edital PRF 2018-2019

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário