Skip to main content

Reforma Administrativa: devo me preocupar? (E outras dúvidas)

Por 13/10/2021outubro 14th, 2021Dicas, Notícias, Técnicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

 

O concurseiro está preocupado com a Reforma Administrativa.

 

“Professor, e quanto a Reforma Administrativa, alguma mensagem para os apreensivos? Arriscaria dizer se um Analista da Receita ou Analista Administrativo de Tribunais poderia não ser considerado cargo típico do estado?”

Sobre a Reforma Administrativa eu diria para você não se preocupar com isso em absolutamente nada. Por quê? Porque está fora do seu controle. Existem diversas coisas importantes na minha vida com as quais eu não me preocupo, porque elas estão fora do meu controle.

Taxa básica de juros, o índice da Bovespa, o preço do meu New Tucson usado. Penso nessas coisas volta e meia, mas não gasto tempo demais a não ser que vá tomar uma decisão.

Você não deve tomar uma decisão baseada em possibilidades, em coisas que ainda não estão certas. Não mude o seu estudo baseado na Reforma Administrativa que ainda não foi aprovada, cujos destaques que podem alterá-la completamente ainda não foram votados, e no meio de um caos político como o que vivemos.

Não se preocupe com isso, pois atrapalha e o custo-benefício não é bom. Você não tomará alguma decisão baseada num projeto de reforma administrativa. Não se preocupe com isso, de verdade. “Ah Diogo, é impossível!” Não é impossível. Não se preocupe com isso.

 

Pare de acompanhar, pare de ler, não faz a menor diferença.

 

Quando ela for aprovada nas duas casas, promulgada, aí você lerá, analisará, verá a análise dos profissionais e tomará uma decisão. Até lá não faça algo com relação a isso. Analista da Receita com certeza é cargo típico de estado, e Analista Administrativo de Tribunais provavelmente sim.

Se é técnico eu não sei, mas é uma discussão irrelevante. Porque alguém pode apertar nisso. O que não é típico de estado? O que é a base da crítica? – Pelo menos a crítica que eles falam quando defendem a Reforma Administrativa – é que hoje você tem Motorista, Copeiro, essas coisas todas.

Cargos que inclusive já não abrem concurso, mas que ainda estão lá. Aí eles dizem “Olhe aqui! Não são típicos de estado! Não deveriam ter estabilidade!”. Só que nem tem mais concurso para esses cargos. Eles estão lá porque as pessoas entraram e ficaram.

“Olá professor, as questões PDF, geralmente, são genéricas (vários cargos) e de acordo com o tópico da aula, mas não são filtrados em relação ao perfil do cargo. Qual dica poderia dar a respeito?” Ele continua. Depois lerei a continuação.

 

Eu acho que não precisa ser totalmente focado no cargo.

 

O professor escolheu a questão do PDF porque abarca bem aquele assunto e este é cobrado naquela prova para a qual você está estudando. Então não precisa ser totalmente focada no cargo.

“Indo para o site de questões não seria interessante fazer um filtro somente  com as questões da área que estou focando? A área policial, por exemplo, tem um enfoque diferente em relação aos tribunais, independentemente da matéria, não?” 

Sim, elas têm enfoques diferentes, e sim, nós geralmente filtramos melhor pela área – filtramos inicialmente pela área. Então se for para o site de questões, escolha os filtros da banca, da área, da matéria, do assunto, e dos últimos anos. Mas se tiver poucas questões, tire o filtro de área – ele é o primeiro a sair.

Inicialmente filtre sim por questões da sua área – com certeza. Muitas vezes a ênfase do cargo está no fato de cobrar um assunto ou não, e de cobrar mais ou não aquele assunto. Não é assim “Ah, dentro desse assunto Tribunais foca mais nisso, Policial foca mais nisso”.

 

Não costuma ser assim.

 

Costuma ser: Policial foca mais nesses assuntos. Estes assuntos têm maior incidência na área policial. Essa costuma ser a diferença. “Diogo, tenho uma prova sábado. Fiz mais de sete mil questões e estou com 90% de acerto geral” – cacetada! – “Essa semana estou focado só nos flashcards. Tem alguma outra orientação?” Sim.

Ele falou: “O Acelerador foi o melhor investimento que eu já fiz em relação a concurso. Me trouxe uma tranquilidade que, confesso, me assustou em determinado momento. Tirei o peso da prova e foquei na meta diária”. Muito bom cara. Muito bom. Isso vai na mesma direção do que irei te sugerir com relação a essa reta final.

Você já treinou muitas e muitas questões. Sete mil questões é excelente e seu percentual de acerto geral está em 90%, melhor é impossível. Você só deve tomar cuidado com o seu emocional. O que significa nessa reta final? A prova é sábado, daqui a cinco dias.

 

Relaxe. Reduza a carga horária, descanse.

 

Faça atividade física, faça caminhada, corra se puder, melhore o seu bem-estar. Hidrate-se muito essa semana para não ter uma crise de desidratação na hora da prova. Pegue leve porque está tudo caminhando bem. Está tudo bem feito.

O que você devia fazer até agora já foi feito. Foque nos flashcards essa semana, pegue as decorebas e relaxe. Eu fiz isso meio sem querer porque comecei a passar mal na última semana. Depois descobri que foi uma crise de astigmatismo – tinha disparado, eu estava ficando tonto quando lia.

Eu relaxei. Faltando quatro dias para a prova eu praticamente parei de estudar. Fui para a praia, fui jogar tênis, até joguei futebol. Cheguei na prova super relaxado e acertei várias questões por estar tranquilo.

Uma coisa que você olha “Ah, não sei se é a letra C ou D.” Eu marcava a resposta certa. Acertei várias questões no chute também. E acho que isso é pelo fato de que eu estava bem, estava tranquilo, relaxado, descansado. É isso aí. Meus parabéns.

 

 

SAIBA MAIS:

Portaria de Teletrabalho na Receita Federal é publicada

Concurso Técnico do TJ-RJ 2021! Análise do edital e dicas de estudo!

Concurso SEFAZ-SC Analista – Análise do edital e dicas de estudo!

Conheça o meu Programa Acelerador de Estudos: CLIQUE AQUI

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?