Skip to main content

15 dicas de estudo em 5 minutos!

Por 08/03/2018janeiro 18th, 2019Dicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos.

15 dicas de estudo para concurso público em 5 minutos! Como começar, como organizar os estudos, como fazer ciclos de estudos, revisões periódicas, questões de prova, enfim, tudão!

 

Primeira dica é: estudar para concurso não é como estudar na faculdade!

 

Você não vai conseguir estudar tudo na véspera. Comece com antecedência, escolha uma prova que esteja um pouquinho longe, no mínimo seis ou 12 meses, se for muita matéria.

 

A segunda dica é revisar!

 

Como é muita coisa, você vai ter que revisar. Por exemplo, se de hoje até a prova passar nove meses, você vai ter que revisar o conteúdo que estudou.

Marque o seu material, grife as partes mais importantes para você ir direto nelas quando for reler o material.

 

Terceira dica: faça revisões periódicas para ir sedimentando conhecimento.

 

Se você leu hoje e só for revisar daqui a dois meses, você vai esquecer algumas coisas. Então, todos os dias leia as suas marcações no conteúdo, que realizou ontem, sete dias depois releia aquelas mesmas marcações.

E dá sim para marcar o material pelo computador ou tablet. Existem programas que permitem fazer isso, a exemplo do Foxit Reader.

 

A quinta dica é: o ambiente de estudos é sagrado!

 

O seu ambiente de estudos tem que ser silencioso, organizado, pronto pra você sentar e estudar. Se você tiver que arrumar o quarto ou escritório inteiro todos os dias para estudar a coisa não vai!

Você vai ficar com preguiça e vai perder muito tempo.

 

A sexta dica é: evite utilizar videoaulas!

 

Pode utilizar videoaulas no começo se tiver dificuldade, mas se você tá mais ou menos tranquilo, utilize um material escrito.

Isso vai permitir que você faça essas revisões periódicas e vai te dar mais profundidade mais detalhes do conteúdo, além de fazer você avançar muito mais rápido nas matérias.

 

A sétima dica é: se você está começando agora e você não tem a menor noção do que quer estudar para concurso, não estude através de livros!

 

Pegar um livro é um pouco mais complicado porque os livros costumam ser mais generalistas e servem para várias provas. Neles você vai encontrar várias coisas que você não precisa.

Sim! Utilize um cursinho online, compre apostilas em PDF, porque os pacotes são voltados para provas específicas, ou seja, você irá encontrar materiais voltados para sua prova.

Isso porque você não sabe o que será cobrado no próximo edital ainda, não há como saber isso e os cursinho são especialistas em facilitar esse estudo pré-edital.

 

Oitava dica: compre um material que tenha questões!

 

O seu material tem que ter questões de provas anteriores ao final de cada aula ou ao final de cada capítulo. Tem que ter muitas questões, pois treinar questões é o que interessa na hora de estudar para concurso.

Passa quem acerta mais questões!

 

A nona dica é: não comece a estudar todas as matérias do último concurso de uma vez!

 

Escolha umas cinco, seis ou sete matérias, comece por elas depois você vai inserindo outras matérias à medida que terminar essas primeiras.

 

A décima dica é: existem áreas de concursos, escolha uma delas!

 

Tem área fiscal, área de controle, área policial, e o que essas áreas têm em comum? Elas têm diversas matérias comuns a diversas provas. Então, quando você começa a estudar pelas matérias básicas de cada área, você está aumentando o seu leque de opções aberto, podendo fazer diversas provas diferentes.

Não comece o seu estudo pelas matérias ultra específicas, que só caem em uma prova. 

 

Décima-primeira dica é: alterne as matérias!

 

Veja duas ou três matérias por dia, no mínimo! Faça um ciclo de estudos e vá alternando matérias: “a”, “b”, “c” em um dia, depois a “d”, “e”, “f” em outro dia, ciclicamente. 

Alterne as matérias, pois estudar uma matéria só de cada vez é muito complicado, atrapalha as suas revisões e depois que você já está na terceira matéria, você já esqueceu a primeira completamente.

 

Décima-segunda dica é: faça marcações no seu material e não faça resumos na primeira leitura!

 

Na primeira leitura do material, você vai ter muita dificuldade, há várias coisas que você não sabe, não aprendeu ainda e se você for resumir, vai acabar resumindo muita coisa e muita besteira, pois há várias coisas ali que você vai aprender quase que sem querer. 

 

Décima-terceira dica é: faça muitas questões de prova!

 

Como eu falei, escolha um material que tenha questões e faça muitas questões! Após ter concluído o estudo da matéria inteira, revise a mesma via questões. Fixe uma carga horária pequena no seu ciclo de estudos, mas vá fazendo muitas questões de prova, que é o que interessa!

 

Décima-quarta dica é: deixe para inserir matérias no ciclo, quando você terminar uma matéria. 

 

Não vá aumentando o número de matéria quando terminar algumas. Quando você termina uma matéria, você reduz a carga horária dela, deixa ela menos frequente no seu ciclo e isso abre espaço para inserir uma matéria nova.

Caso contrário, você irá ficando cada vez mais lento no avanço das matérias como um todo e não sairá do lugar. 

 

Décima-quinta dica é: saia do YouTube, não seja um “concurseiro Netflix”!

 

Senta a bunda na cadeira e estuda – isso é o que interessa na hora de estudar para concurso! Compre bons materiais, faça um planejamento legal e tenha muita disciplina.

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

 

ACORDAR ÀS 5 HORAS DA MANHÃ PARA ESTUDAR!

COMO MELHORAR A CONCENTRAÇÃO NOS ESTUDOS

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?