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Acordar às 5 horas da manhã para estudar!

Por 15/08/2018janeiro 18th, 2019Dicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos.

Acordar às 5 horas da manhã para estudar! Porque alguém faria isso em sã consciência? Quais são as vantagens? Como criar esse hábito? Confira!

 

Se você me segue no INSTAGRAM, já percebeu que estou acordando todos os dias às 5 horas da manhã, certo?

 

Comecei essa nova rotina! Estou postando direto lá no meu Instagram (clique aqui para me seguir). Isso está servindo como incentivo para várias pessoas, inclusive me motivando mais também.

 

De onde veio essa prática de acordar às 5 horas da manhã?

 

Por que o Diogo está acordando esse horário? Por que seria bom, para você que estuda para concursos, adquirir esse hábito também? De uma maneira geral, acordar cedo é uma forma de aumentar a sua produtividade no dia.

Existem diversas outras coisas relacionadas à produtividade, mas se você acorda mais cedo, colocando as suas prioridades em 1º lugar, inclusive você mesmo, organizando a sua vida e tudo o que tem que fazer, planeja o seu dia e executa as coisas mais importantes pela manhã, você terá um dia mais tranquilo, com uma sensação de ter cumprido muitas metas e de estar sendo produtivo.

Esse conselho serve para todos, não só para quem estuda para concursos. No momento, por exemplo, eu não estou estudando para concursos e estou achando sensacional. Claro, está sendo desafiador! Mas, estou gostando muito.

Para quem estuda para concursos, é especialmente interessante. Se você conseguir estudar para concursos antes de ir para o trabalho, caso trabalhe em uma jornada normal, você irá ter um momento de mais tranquilidade, de mais silêncio e concentração. Terá mais sono no começo também, infelizmente, mas logo isso irá passar.

Com esse hábito, você conseguirá colocar o estudo em primeiro lugar. Matar a sua meta de estudos logo no começo do dia e depois ter um dia mais tranquilo. Se você chegar do trabalho cansado, poderá estudar mais uma hora ou uma hora e meia apenas, sem stress, indo dormir sem culpa.

Essa é uma grande vantagem! Muito melhor que trabalhar o dia inteiro, chegar exausto em casa e ter que pegar 4 horas de estudos seguidas. 

Hoje, enquanto gravo esse vídeo, estou no 9º dia acordando cedo direto. Comecei em uma sexta-feira, para não ficar com esse negócio de deixar para segunda-feira. Na sexta-feira acordei às 5 horas da manhã, e em todos os demais dias, exceto em um domingo, no qual acordei às 6 horas.

 

Está sendo sensacional!

 

É incrível como está mudando a minha vida, realmente, pois eu consigo colocar no início dos meus dias as coisas mais importantes. Eu tenho questões do meu curso, do site, dos ebooks, dos meus alunos para resolver pela manhã, mas tenho outras atividades que consigo executar também, para as quais é difícil arrumar tempo.

Eu falei em um outro vídeo meu a respeito de ler pela manhã. Se você gosta de ler, mas não consegue fazer isso à noite, por causa do cansaço ou se antes de dormir você já apaga, babando sobre os livros, ler pela manhã é a solução!

 

De onde saiu essa idéia? Do livro “O milagre da manhã”!

 

Li esse livro recentemente (clique aqui para ver), ele é muito bom e ensina a acordar cedo. É um livro que traz ensinamentos muito mais amplos que o hábito de acordar cedo, apesar de parecer que só ensina isso.

Diogo, beleza, eu quero acordar às 5 horas da manhã, mas e aí? Eu terei que ir dormir às 21h? Pois eu durmo 8 horas por noite e não consigo dormir menos que isso para ser feliz, não consigo deitar às 21h, está muito complicado, acho que esse negócio não vai para frente!

Pois é! Saiba então de uma coisa: quando você começa acordar às 5h, seguindo uma série de rituais que o próprio autor passa no livro dele, você passa a não precisar mais dormir 8h por noite. 

Eu, Diogo, sempre dormi de 8 a 9 horas por noite, conseguia até dormir 7 horas em alguns dias, mas manter essa rotina me deixava cansado. Quando comecei a acordar 5h da manhã eu passei a dormir 6 horas por noite e estou zerado, tranquilo, me sentindo mais disposto durante o dia. É uma loucura isso, mas é verdade!

Diogo, você tem facilidade para acordar cedo? 

Não! Eu estudei à tarde boa parte da minha vida. Inclusive fiz faculdade à tarde e chegava atrasado no curso pois não conseguia acordar em um horário que daria para almoçar e chegar às 13h. Imagine que horas eu acordava! Nunca foi a minha “praia” acordar cedo.

 

Porque estou conseguindo fazer isso agora? Como o livro ensina a criar uma rotina saudável de acordar cedo e não voltar para a cama?

 

Você terá que criar uma rotina diária de diversas pequenas atividades que irão te ajudar a despertar. No livro o autor passa uma série de dicas práticas, como por exemplo:

1. Não deixe o despertador ao lado da cama;

2. Que o seu despertador não seja o celular, para você não começar o dia mexendo no celular;

3. Beber um copo cheio de água assim que você levanta;

4. Assim que levantar, vá ao banheiro, lave o rosto, escove os dentes para dar uma quebrada no sono;

Há muitas particularidades de cada pessoa para conseguir despertar e para quase todas existirá uma forma de solucionar. Use também a sua criatividade para você encontrar soluções e vencer as barreiras. Salvo raríssimas exceções, todos podem conseguir!

 

Passado o momento do “despertamento do sono”, o autor cita 6 atividades que devem ser feitas todos os dias pela manhã. 

 

Se você levar 10 minutos para cada uma dessas atividades, você terminará tudo em 1 hora e começará o seu dia com diversas coisas importantes feitas.

No caso do concurseiro, talvez seja melhor abrir mão de uma ou algumas dessas atividades para conseguir dedicar mais tempo aos estudos. Ou então, há pessoas que não farão nenhuma das 6 atividades propostas pelo autor do livro, para partir direto para os estudos.

De qualquer forma, é importante você ter atividades fixas para todas as manhãs. Coisas que, de certa forma, te ajudem a despertar. Você pode, por exemplo, começar fazendo exercícios de exatas ou outras coisas dinâmicas. Pode também começar o dia fazendo uma atividade física (levanta, coloque uma roupa e saia para caminhar).

Não tome um café da manhã muito reforçado antes de caminhar, caso contrário, estará jogando boa parte da sua manhã fora. Quando estou com mais sono, levanto e coloco o exercício físico antes. 

Afinal, quais são as 6 atividades propostas pelo autor? Ele utilizou a sigla “SAVERS”, sendo cada uma das letras uma atividade. Ele chama a sigla de LIFE SAVERS, que em português ficaria “salvadores da vida”. Irei falar brevemente sobre cada letra:

S – SILÊNCIO. Aqui engloba diversas atividades que você pode fazer em silêncio. Normalmente, meditação e/ou oração. Aqui entram atividades que façam você se conectar consigo mesmo, se concentrar, baixar o ritmo de pensamentos entrando em uma linha certa para começar o seu dia. Particularmente eu gosto de deixar essa atividade mais para o meio da manhã, pois, caso eu faça em primeiro lugar, me dará muito sono.

A – AFIRMAÇÕES. Aqui entram pensamentos de afirmações positivas de que você vai conseguir, que você irá conseguir cumprir as metas do dia. Ele utiliza esse método controverso, faça durante um tempo e, se você gostar, continue. Existe um fundo de verdade aqui. Você é o dia inteiro bombardeado por informações, frases e propagandas que pouco a pouco entram na sua mente de maneira que você passa a acreditar nelas, inconscientemente. Se você ficar repetindo as mesmas afirmações todos os dias, o seu cérebro naturalmente vai começar a aceitar como verdade.

V – VISUALIZAÇÕES. Aqui entra a parte de você visualizar onde você quer chegar. Novamente entra a explicação da neurociência: o seu cérebro se acostumará com a idéia do que quer alcançar. Nós somos muito limitados pela nossa realidade atual. Se você ganha pouco, é limitado naquela faixa de salário. Se você tem uma pequena empresa, é limitado pelo tamanho da sua empresa. Quando você traça metas maiores e consegue visualizar a situação, um concurso maior, por exemplo, isso começa a mexer com o seu mindset de maneira que você achará mais natural poder conseguir alcançar esses objetivos.

Aqui fica um exemplo de que o livro vai mais além. Para você conseguir visualizar, terá que traçar metas para as áreas da sua vida, deixando claro para onde você quer conduzir a sua vida daqui a algum tempo. Esse exercício, em si, já é bem interessante.

E – EXERCÍCIOS FÍSICOS. Uma caminhada é muito boa nesse horário. Para quem não pode sair de casa, pode fazer alongamentos, polichinelos, pular corda, enfim, qualquer atividade física do tipo “cárdio” de 5 a 10 minutos já irá dar uma boa despertada. 

R – LEITURA (READING, em inglês). Você que está estudando para concursos já irá ler bastante, mas, ainda assim existe espaço para leituras mais interessantes, a respeito de outros assuntos, durante 10 ou 20 minutinhos. Caso consiga fazer isso, terá lido um livro a cada 20 dias, provavelmente. 

S – ESCRITA (SCRIBING, em inglês).  O autor sugere que você faça um diário a respeito das atividades que você está desenvolvendo atualmente, suas dificuldades e seus planos. O diário é mais uma ferramenta que faz com que você trace planos, fazendo um acompanhamento deles e pense um pouco sobre a sua vida. Nós fazemos tantas coisas automáticas, sem pensar direito e planejar. Quando você começa a escrever, estará fazendo um diálogo consigo mesmo, abrindo oportunidade para reflexões e decisões mais inteligentes. Quem sabe você escreve sobre os seus desafios de ser concurseiro, para quando você passar, tornar-se coach também, abrir um canal no YouTube e contar a sua trajetória…

 

Importante dizer que o próprio autor fala que você não precisa fazer as 6 atividades e nem na ordem proposta!

 

Eu, particularmente, não estou fazendo todas as atividades, até pelo sono que eu sinto pela manhã que é muito forte. Vou adaptando as atividades ao meu dia. Às vezes coloco o exercício físico mais cedo, às vezes o trabalho…

Faça de acordo com a sua realidade e com o que seja mais útil para você! Sugiro que no começo do desafio você experimente fazer todas as atividades propostas pelo autor. Normalmente essas atividades tomarão em torno de 1 hora. Se você é concurseiro e tem um tempo muito reduzido de estudo, pode ser que não valha a pena fazer todas as atividades, ok?

A principal vantagem será você estudar pela manhã, tendo a sensação de “dever cumprido” o restante do dia, menos estudo para a noite, cabeça melhor para estudar, melhor concentração e retenção de conteúdo otimizada.

Cada um tem a sua realidade. Eu tinha um aluno do Coaching que acordava 2h30min da manhã para estudar! Ele tinha que ir para o trabalho mais cedo, com filho pequeno e não conseguia ter uma tranquilidade em casa à noite para estudar, então começou a acordar super cedo. 

Eu tenho filho pequeno também, diversos afazeres e optei por passar as minhas noites com a minha família. Foi um dos grandes motivos para eu criar esse hábito. Eu acordo às 5h da manhã e até a hora de ir para o trabalho eu já consegui fazer muita coisa. Mais cedo eu consigo colocar muitas coisas em dia, ler um pouco, escrever um pouco, pensar em ideias para o canal do YouTube, organizar a minha vida um pouco melhor e o dia segue depois normalmente. 

Após eu ter cumprido as minhas metas diárias logo cedo, podem surgir imprevistos, outras demandas, emergências que não me atrapalharão mais.

 

Sugiro, especialmente, que você não olhe o seu celular das 5h da manhã até 7h da manhã, no mínimo.

 

Se você me segue no Instagram (@profdiogomoreira), perceberá que eu não posto nada às 5h da manhã! Eu apenas desligo o alarme (posso fazer isso, pois minha relação com o celular está mais controlada atualmente) e tiro a foto no escuro só para conseguir pegar o horário do Instagram. Apenas por volta das 7h30, quando paro para comer, eu começo a fazer postagens e dar uma “vida” ao Instagram. 

Você tem que ter esse auto-controle e identificar onde estão as suas fraquezas para evitá-las! 

Eu sou Auditor-Fiscal da RFB, sou Coach, sou pai, sou marido, tenho um monte de coisas para fazer e assim eu consegui organizar a minha vida para dar conta melhor de tudo, mantendo a qualidade. Esse é o meu objetivo.

Se o seu objetivo for passar para um concurso público, estudando mais, melhor, encurtando essa “vida bandida” que é estudar para concursos, me siga no Instagram, acompanhe o que eu tenho feito e, principalmente, me envie um Direct! Muitas pessoas me marcam em mensagens com a foto do horário em que acordam no Stories delas, para provar que estão nesse desafio. 

Vamos nos ajudar mutuamente! A minha esposa, por exemplo, está sendo fundamental para me ajudar nessa jornada. Teve um dia que eu dei uma “fraquejada”, quase voltei a dormir e ela falou: “Não! Vamos lá, levante!” e aí seguimos juntos. Ela mesma tem amigas que estão participando desse desafio, fizeram até um grupo de Whatsapp para todas checarem pela manhã se estão acordadas e assim conseguem manter a motivação em alta.

Faça isso! Vou tentar emplacar esse hábito nos meus alunos da Academia Prof. Diogo Moreira para ver se o pessoal consegue melhorar a produtividade nos estudos, estudando mais e melhor.

 

E-book “O milagre da manhã” -Hal Elrod 

 

Conheça o método simples e eficaz que vai proporcionar a vida dos sonhos ― antes das 8 horas da manhã!

Hal Elrod explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o nosso potencial e as nossas habilidades. O milagre da manhã permite que o leitor alcance níveis de sucesso jamais imaginados, tanto na vida pessoal quanto profissional.

A mudança de hábitos e a nova rotina matinal proposta por Hal vão proporcionar melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, nas finanças, na espiritualidade ou quaisquer outras áreas que necessitem ser aprimoradas.

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O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

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E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

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Muito obrigado e até a próxima!

 

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Deixe seu comentário 2 comentários

  • Cláudia Gomes disse:

    Prof preciso de um relp . Tenho um irmão especial e atualmente sou acompanhante dele na escola ficando na instituição no horário de 7hs as 8hs . tenho tantos problemas que atualmente não consigo planejar uma rotina fixa . levanto as 2:30 da manha , tomo banho , cafe ,ajudo ,minha mãe terminar com preparo para levar meu irmão para escola .
    estou tendo dificuldade de elaborar um planejamento que atende as minhas rotinas de vida . tempo que tenho é no domingo que consigo estudar 5hs ou 8 hs por dia . As veze penso que no meu caso não deveria dormir sentir sono para ter mais tempo para estudo .
    Tem um dica .

    • Prof Diogo Moreira disse:

      Olá, Cláudia!

      Sacrifícios na vida do estudante para concursos são necessários, mas você tem que saber equilibrar. Ninguém consegue manter-se com sobrecarga de atividades durante muito tempo e a preparação para concursos é uma jornada longa. Tenha em mente que não importa uma grande quantidade de horas de estudos por dia e sim o estudo planejado e com qualidade.

      Uma carga horária de 2 a 3 horas de estudos por dia, com 6 a 8 horas aos finais de semana, reservando um momento de atividade livre por semana, pode sim te levar à aprovação. Pode demorar um pouco mais, claro, mas muitas pessoas alcançam a aprovação assim. O mais importante é manter uma disciplina.

      Irei tentar resumir para você um pouco do meu trabalho, para auxiliar na sua preparação.

      Sou Coaching para concursos públicos e criei recentemente a Academia Prof. Diogo Moreira a fim de conseguir ensinar mais alunos a dominar as técnicas de estudo por ciclos e revisões, além de oferecer espaço para tirar dúvidas e trocar experiências com outros concurseiros.

      Mais informações no link: https://cursos.profdiogomoreira.com.br/

      Através do seu e-mail cadastrado no formulário do link, enviarei o aviso do período em que as matrículas estarão abertas, bem como o valor do curso.

      Também possuo e-books específicos para determinados concursos, onde oriento meus alunos a estudarem com as mesmas técnicas que utilizo no Coaching, com a diferença de 98,5% do valor desse serviço, conforme o link: https://ebooks.profdiogomoreira.com.br/

      Links úteis:
      Meu site: https://goo.gl/54y3Qq
      Meus vídeos sobre técnicas de estudo: https://goo.gl/RWUQmz

      Abraço e sucesso nos estudos!

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