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5 passos para acertar mais questões

Por 22/07/2018janeiro 18th, 2019Dicas, Técnicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos.

Se você vem estudando para concursos ou para alguma outra prova e chegou a um certo patamar de acerto de questões do qual você não consegue passar, irei te ensinar 5 passos para você conseguir aumentar o seu percentual de acerto.

Essas técnicas não são voltadas para iniciantes nos estudos, mas para aqueles que já tem uma certa bagagem, que já está ali brigando com as matérias a algum tempo e quer dar aquele salto de qualidade nos estudos, rumo à aprovação.

 

1º Passo – Resolver muitas questões

 

Esse primeiro passo é o mais óbvio e o mais importante de todos, de fato, você terá que resolver muitas questões. 

É muito comum o concurseiro ler o material todo, ter um percentual de acerto mais ou menos, identificar que não está indo bem e partir para a leitura de todo o conteúdo novamente, várias vezes. Ou mesmo partir para a releitura das marcações.

Você não vai melhorar o seu percetual de acerto lendo o material várias vezes.

Chega um ponto que não valerá mais o custo-benefício de ler o material todo novamente. Nesse momento, você deverá partir para a resolução de questões de maneira mais técnica, conforme irei te ensinar nos quatro passos seguintes.

 

2º Passo – Anotar os resultados

 

Esse passo é fundamental! Você não irá saber se a técnica de estudos que você está seguindo ou mesmo se você está evoluindo se você não anotar os resultados.

Então, sempre que fizer uma bateria de questões, anote tudo, anote qual a matéria, qual a aula e assunto, quantas questões você fez, quantas acertou, quantas errou, quantas deixou em branco e marque as questões que você chutou, se for possível.

Chutar faz parte! Se você não sabe, não deixe em branco. Você tem que aprender a chutar também, porque passa-se em concurso chutando algumas questões e ganhando assim alguns pontos na sorte. 

 

3º Passo – Anotar os acertos por assunto

 

Você pode separar os assuntos no mínimo por aula ou por capítulo do seu livro, mas preferencialmente separe as questões em bloco por assunto, na medida do possível.

Nesse patamar em que você se encontra, é importante agora traçar um mapa de como está o seu conhecimento. Você irá identificar que existem assuntos que são mais fáceis por natureza, outros que você tem facilidade e outros que são o seu “calcanhar de Aquiles”.

Se você verificar simplesmente que não está bom em Direito Administrativo, essa informação não será suficiente para saber em que você deve se dedicar mais, que tipo de assunto você deve focar para poder ganhar mais pontos. Por isso essa separação por assuntos é fundamental.

 

4º Passo – Dê mais ênfase aos assuntos em que você está pior

 

Dentro de uma matéria, você terá muitos assuntos diferentes. Em uns você terá um percentual de 90% de acertos e outros 75%, por exemplo. 

A regra aqui passa a ser você dar mais ênfase aos assuntos que estão com menor percentual de acertos. Você tem que ser técnico nesse momento, para dividir sua carga horária de estudos para se dedicar aos assuntos que você deve melhorar. 

Se você já está com um percentual muito bom de acerto em determinados assuntos, você não conseguirá extrair muitos pontos a mais dele. 

Para dar a ênfase aos assuntos devidos, você deverá praticar mais questões deles ou mesmo dar uma rápida revisada na teoria, para sanar dificuldades pontuais. 

 

5º Passo – Confie nos números e não nos sentimentos

 

Se você está bem em um assunto, com percentual de acerto alto isso é o que interessa! Você tem que acertar mais questões para passar, nada de virar um expert aprofundado no conteúdo nesse momento. 

Não se guie pelos seus sentimentos de insegurança, pois eles são enganosos, já os números não.

Foque nos assuntos que você esteja com percentual de acerto pior, mesmo que você goste deles e ache que “já sabe o suficiente”. Faça mais questões desses assuntos, dedique mais carga horária para eles, revise-os no que precisar e se atenha aos detalhes que estão faltando. 

Mais dicas como bônus…

 

Nesse estágio que você está mais avançado, que tem um bom domínio da teoria e esteja buscando refinar a sua preparação, é o momento de identificar aquilo que é “decoreba”, que você ainda não decorou, aquilo que merece um esqueminha visual, mapa mental ou até mesmo um resumo escrito. Faça um caderninho à parte só para anotar essas informações. 

Há certas coisas que realmente merecem mais a nossa atenção, por serem difíceis de assimilação por nós. Esse “caderninho do desespero” é super importante para sanar esses pontos. A ideia é que você releia esse caderninho de vez em quando. Pode ser a cada 15 dias, a cada 4 semanas ou no período que preferir. Não adianta fazer esse caderninho e deixá-lo no esquecimento. 

Lembrando que esse caderninho é para quem já está mais avançado na matéria. Os iniciantes não devem fazer, pois ainda acham que tudo é importante na matéria, tornando-o extenso demais, tomando muito tempo e acabará desviando a finalidade desse material complementar, não é essa a ideia. 

 

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