Skip to main content

Como revisar disciplinas de exatas?

Por 29/05/2018janeiro 29th, 2019Dicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos.

 

Como revisar exatas? Essa é uma dúvida que aterroriza muitos concurseiros.

 

A maioria das pessoas não gosta de exatas, não foi bom aluno de matemática e de física durante a escola e até para escolher a faculdade fugiu dos cursos que eram fortes em exatas. Essa é a realidade da grande maioria dos concurseiros, especificamente.

Estudar já não é fácil e você agora tem que aprender a estudar sozinho, não tem professor explicando ou então, no máximo, você vem recorrendo a videoaulas, mas no final das contas fica você, o papel e a caneta. Você vai ter que resolver aqueles exercícios, não há outra saída.

 

Primeiramente você deve entender como estudar exatas!

 

Bom, a primeira coisa e a mais óbvia é a necessidade de praticar, ou seja, dificilmente você vai aprender matemática, raciocínio lógico, física, estatística, etc. se não insistir em fazer e refazer diversas questões.

 

Se estudar via questões, como ficam as revisões?

 

Para as matérias normais, costuma-se sugerir revisões de 24 horas e de 7 dias. Nessas revisões os alunos releem as marcações (grifos) que eles fizeram durante a primeira leitura da teoria.

O fato é que para exatas a coisa não funciona dessa forma.

Primeiro porque às vezes não há teoria, o que existe no material é simplesmente uma explicação do professor acerca de como resolver certo tipo de questão. E aí você vai sair grifando as questões solucionadas? Na hora da revisão você vai reler essas soluções? Isso é suficiente? Não, não é.

No caso de exatas é necessário praticar diversas vezes, é necessário que você tenha visto a solução, mas também é necessário que você tente fazer a questão por si só e, fatalmente, isso vai fazer você gastar mais tempo para avançar nessas matérias, porque terá que ficar fazendo e refazendo muitas questões.

 

Como você não tem muito tempo disponível, o que fazer?

 

Primeiramente você pode fazer todas as questões do seu material de estudo ou você pode fazer só a metade delas, só as pares ou só as ímpares, por exemplo.

Se você escolher fazer só as pares, você deverá selecionar algumas questões pra fazer durante as revisões. Escolha no máximo duas ou três questões mais abrangentes daquele assunto e refaça as mesmas nas revisões de 24 horas e de 7 dias. Dessa forma você vai estar revendo aquele passo a passo para resolvê-las e estará treinando novamente a sua resolução.

Inclusive, se você puder fazer de vez em quando algumas questões diferentes das que você já fez, melhor ainda! O contexto será diferente e haverão detalhes nessas outras questões que você ainda não decorou ou assimilou.

A ideia é que você aprenda a identificar como é que resolve aquele tipo de questão e relacione com outros conhecimentos que você teve. Se você ficar fazendo sempre as mesmas questões, você vai acabar decorando seus resultados e fugirá do objetivo proposto.

 

Resumindo…

 

Escolha algumas questões para refazer nas revisões de 24 horas e de 7 dias e programe-se para periodicamente refazer essas questões afim de não ficar muito tempo sem ver aquele conteúdo.

Não adianta você ter aprendido aquele conteúdo agora e ter contato com ele só no momento da prova. Não funciona assim. De tempos em tempos você terá que ficar refazendo esses exercícios.

Dessa forma, após refazer essas questões selecionadas nas revisões de 24 horas e 7 dias, no máximo dois meses após essa última revisão, você terá que reservar um tempo no seu ciclo para novamente resolvê-las.

A boa notícia é que você não vai precisar ficar refazendo essas questões uma vez por semana, pois isso não será necessário. Quando você realmente assimilar o conteúdo das questões, poderá revisá-las com um espaço de tempo maior.

 

E se já tiver concluído o estudo inteiro da teoria, como faz para revisar?

 

Se você estudou teoria inteira, você pode voltar e fazer todas as questões que você não tinha feito inicialmente, caso tenha escolhido fazer metade das questões durante o seu estudo.

Mas, caso tenha resolvido todas as questões do seu material, você poderá partir para questões aleatórias e diferentes através de sites de banco de questões como o TecConcursos. Através desses sites você terá um banco imenso de questões diferentes de provas de concursos anteriores e de bancas examinadoras diferentes também.

Dará para praticar bastante, além de passar a poder verificar se efetivamente aprendeu o raciocínio da resolução das questões ou se tinha apenas decorado o passo a passo para resolvê-las.

Se você estuda de uma outra maneira a essa que indiquei e tem sido efetiva para você, deixe seu depoimento nos comentários, quem sabe eu grave um vídeo no meu canal do YouTube ou escreva um artigo aqui para o Blog, comentando a respeito?!

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

 

TERMINEI UMA DISCIPLINA. E AGORA?

COMO FAZER CONCURSOS DO CESPE?

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?