Skip to main content

Como ter disciplina para conseguir estudar para concursos?

Por 14/09/2018janeiro 19th, 2019Dicas, Editais, Videos

Olá, meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos!

 

Disciplina é um hábito ela tem que ser construída aos poucos. 

 

Mas, para construir um hábito você tem que mudar algumas coisas que rotineiramente insistem em atrapalhar a sua vida com relação aos estudos.

O primeiro passo é ter um bom ambiente de estudo. Se você tem um ambiente organizado e pronto pra você estudar você vai perder menos tempo.

O segundo passo, na minha opinião, é você ter um planejamento. Pelo menos um planejamento da semana, o que você vai estudar no decorrer daquela semana.

Planeje, escolha quais matérias você vai estudar em quais dias durante quanto tempo e assim você simplesmente vai ter que executar esse plano. Esse é um excelente passo em direção à disciplina.

O terceiro passo é você traçar metas de curto prazo. Se você quer estudar 30 horas uma semana inteira, calcule quantas horas você vai ter que estudar durante um dia. Se você quer estudar cinco seis horas num dia, calcule quantas horas você tem que estudar de manhã, quantas de tarde ou então quantas de noite.

Mas, se você tem o dia inteiro livre, calcule quantas horas você estudará pela manhã.  Se for três horas até meio dia, pense no horário em você tem que começar a estudar, quanto tempo você pode gastar com intervalos.

Você parte de uma ideia maior para uma ideia menor. Você tem que saber exatamente o que tem que fazer no decorrer daquele dia para você alcançar as metas pequenas, assim como para alcançar as metas grandes.

 

Para facilitar isso você tem que fazer com que todos os dias sejam muito parecidos.

 

A rotina do concurseiro tem que ser chata, tem que ser religiosa. Então, você tem que evitar ao máximo fazer coisas diferentes no seu dia a dia. É estranho, mas é verdade.

Quando eu estava estudando em 2009, quanto mais coisas diferentes eu fazia, mais vontade de fazer outras coisas diferentes surgia. Por outro lado, quanto mais aumentava aquela rotina tediosa e repetitiva da vida de estudante para concursos, mais tempo eu aguantava a ficar assim.

Uma excelente ferramenta para tornar todos os seus dias iguais é acumular todas aquelas coisinhas chatas de resolver num dia só.

Eu pegava sexta-feira à tarde, depois que já tinha cumprido a minha semana quase toda de estudo, para resolver problemas.

Então, se eu tinha que ir ao banco se eu tinha que resolver alguma coisa, alguma pendência burocracia em algum lugar, eu juntava tudo pra fazer na sexta-feira.

Eu saía de casa para resolver logo aquele bloco de coisas e assim eu só me distraía uma vez no decorrer da semana.

 

Lembre-se também de cuidar do seu sono.

 

Eu tenho um vídeo dedicado especialmente ao sono. O sono é importante porque se você não tiver com o seu sono em dia, você vai começar a alterar os seus horários de dormir e acordar e a manutenção de uma rotina vai por água abaixo.

Você tem que ter o sono regrado.

De uma forma geral, resumindo tudo que você pode pensar com relação à disciplina em estudo para concurso, coloque seu estudo em primeiro lugar.

O estudo para concurso tem que ser a coisa mais importante na sua vida. Tem que ser a maior prioridade. Ninguém consegue passar um grande concurso público resolvendo outras coisas antes se dedicando um pouco mais a outra atividade, não!

O concurso tem que estar em primeiro lugar, tem que ser a primeira coisa que você resolve no dia e isso só é possível se você abrir mão de alguns convites, de algumas atividades que não que são legais e úteis para essa etapa da sua vida.

Lembre-se que isso é temporário. Estudar para o concurso é temporário. 

Vai doer, você vai sofrer abrindo mão de algumas coisas, mas sem isso, sem uma postura até mesmo radical para proteger a sua preparação é muito mais difícil ou então te fará tomar muito mais tempo para alcançar a aprovação.

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

 

REVISÕES ATRAPALHAM OS ESTUDOS?

3 FASES DO ESTUDO PARA CONCURSOS

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário