Skip to main content

As revisões periódicas estão atrasando meus estudos, o que fazer?

Por 17/01/2018janeiro 18th, 2019Dicas, Técnicas, Videos

Olá, meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos!

 

Como revisar e ainda assim conseguir avançar nos estudos e terminar de ler disciplinas?

 

Revisões são importantes. Mas e se você não estiver conseguindo sair do lugar?

Certo dia, eu recebi um e-mail de uma seguidora chamada Cristina, e ela disse o seguinte: “Bom dia, professor, eu estou estudando para concurso de AFT e faço como recomendado pelo Estratégia, os ciclos de revisões periódicas. Entretanto, creio que estou fazendo algo de errado, não sinto que meus estudos estão rendendo. Quando avanço um pouco, tenho que pausar para revisões. É normal essa sensação? Você poderia me dar umas dicas para melhorar meu desempenho?“.

Cristina, essa dúvida é bastante comum. Na verdade, a gente tem aí diversos autores, diversos especialistas falando da importância das revisões periódicas e a gente utiliza essas revisões com os nossos alunos do coaching também.

O problema é o excesso de revisões. A gente sabe que o estudo para concurso abarca muitas matérias, muito conteúdo e, se você não revisar de vez em quando, você esquece e perde o conhecimento que adquiriu.

Mas, se você ficar colocando as revisões de 24 horas, as revisões de 7 dias, as de 30, as de 90 e etc., daqui a pouco você só tem revisão no seu ciclo e você não conseguirá mais avançar na matéria.

Eu imagino que esse seja o problema que a Cristina, minha seguidora, estivesse enfrentando na ocasião.

 

“Diogo, então, como é que você faz para resolver isso?”

 

Olha, eu simplesmente abro mão de algumas dessas revisões. Na verdade, eu substituo por outras revisões.

De uma maneira geral, as revisões funcionam assim: você lê, marcando o material, e você faz uma releitura das marcações quando tem que revisar. Essas são as revisões clássicas.

O problema disso é que toma muito tempo. Eu indico, geralmente, somente as revisões de 24 horas e de 7 dias. São duas revisões importantes, elas são feitas logo depois da leitura da teoria.

E as de 30 dias, e as de 90 dias? Bom, os materiais do Estratégia trazem diversas questões no decorrer das aulas. E os professores numeram essas questões no final da aula. A gente utiliza essas questões para fazer revisão.

A revisão via questões é mais rápida, ela abrange todo o conteúdo da aula. Claro, ela não pega todos aqueles detalhes da teoria que não estão ali vistos nas questões, mas é uma revisão rápida que dá para pegar a ideia geral da matéria de uma forma bem dinâmica.

Então, a gente abre mão das revisões de 30 dias e de 90 dias e refaz essas questões de vez em quando, sendo que, de quanto em quanto tempo vai de acordo com o freguês.

Pode ser depois de uns 30 dias mais ou menos, depois de algumas semanas, pode ser depois de alguns meses. De qualquer forma, é interessante fazer esse estudo via questões.

Se você estuda por algum livro, esse livro tem, provavelmente, questões a cada capítulo e é dessa forma que a gente faz para revisar. Utilize as questões do capítulo.

Você pode fazer questões 4 semanas depois que lê o capítulo, basta você se organizar para isso. Você pode fazer questões 2 meses depois que lê o capítulo, também basta você anotar e ter uma planilha de controle.

E depois que ler a teoria toda, refaça todas as questões. E mais para frente você trabalha questões aleatórias, usando plataformas como o TecConcursos.

A minha dica é essa: substitua algumas revisões das marcações por revisões via questões. Em 60, 90 minutos você faz todas as questões da aula ou do capítulo e, assim, está revisado e você pode seguir adiante.

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES 

 

SAIBA MAIS:

 

9 HÁBITOS PARA A APROVAÇÃO

REALIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?