Skip to main content

A vida ta PASSANDO enquanto você ESTUDA

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

Estudar pra concurso é uma vida bandida, disso ninguém duvida. Mas o que você está perdendo? Amizades, namoros, festas? E vale a pena depois?

 

Nesse vídeo respondo um seguidor que diz que a vida está passando enquanto ele estuda para concurso.

 

Como lidar com essa pressão? Se você passa ou já passou espero que lhe ajude também. O seguidor João Pedro relata: “Penso que a minha maior dificuldade seria a pressão psicológica que coloco em mim mesmo.”

Prof. Diogo: Essa pressão vem de você, busque resolver consigo mesmo.

O seguidor continua: “Tanto pelo fato de ser meio antissocial e ver a vida passar e se sentir parado ao ver amigos e pessoas próximas casando, vivendo a vida, se resolvendo no lado profissional em alguma empresa, etc., quanto pela pressão resultante da diferença entre o resultado efetivo e o esperado.”

Prof. Diogo: Resultado esperado é a aprovação e o resultado efetivo é as muitas reprovações. Somos reprovados muitas vezes até conseguir a aprovação. Você não vai ter resultado efetivo enquanto não for aprovado.

Essa aprovação não vem aos poucos, sua família não dirá: “nossa, ele está cada vez mais aprovado.” Não funciona assim, é o contrário. Sua família ou você vai se enxergar cada vez pior até que um dia você passe, a partir disso será um aprovado, um concursado. A coisa não vai melhorando, tende a piorar e você tem que saber lidar com isso.

O seguidor finaliza: “Trabalho de segunda a sexta o dia inteiro, não tenho filhos, moro com meus pais, tenho 26 anos e estudo as matérias da área fiscal, porém, meu sonho é passar para Analista da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Como lidar melhor com essa pressão?”

Prof. Diogo: Eu larguei o emprego, então a minha pressão era ainda maior. Eu também morava com meus pais, tinha 26 anos quando fui aprovado e não tinha filhos. Com 26 anos não sabemos de “merda” nenhuma, de nada da vida. Nessa época noivei com uma namorada que tinha há 4 anos (não é minha atual esposa) e depois terminamos o noivado.

Passei no concurso com 26 anos, com 27 anos fui morar no Chuí e terminei o noivado, dos 28 anos aos 30 anos fui morar em Brasília e aproveitei a vida, conheci diversos continentes, países, pessoas, aprendi novos esportes, a tocar violão etc. Só aos 30 anos veio a pessoa de verdade e foi quando me casei.

 

Tudo que eu achava que sabia aos 26 anos estava errado.

 

Achava que sabia sobre vida, relacionamento, família, amizade, mas não sabia nada. Não conhecia o mundo, as pessoas, simplesmente achava que sabia. Foi isso que quis dizer que com 26 anos a gente não sabe de nada.

Está muito cedo para você ficar se cobrando. Hoje tenho 35 anos, me considero mais experiente e ainda tenho muitos planos para o futuro, sejam profissionais, pessoais. Tenho planos quando completar 40 anos, enfim, a vida está só começando.

Reduza a pressão sobre você mesmo! Se passar em um concurso com 35 anos, será um cara de 35 anos fantástico, sua vida vai mudar de repente. Se passar com 27 ou 28 anos, maravilha! Mas o que quero lhe dizer é: depois que você for aprovado no concurso dos seus sonhos, terá mais confiança, mais dinheiro, será dono do seu próprio nariz, estará realizado, buscará outras fontes de lazer e aprenderá mais.

Você olhará todos os seus amigos e parentes que casaram cedo e verá muitos se separando porque se casaram cedo demais. Verá as pessoas que estão vivendo a vida com pouco dinheiro, mas você terá mais dinheiro e fará viagens. Verá as pessoas que resolveram a vida do lado profissional perdendo o emprego, resolvendo estudar para concurso.

Verá que toda aquela ilusão que tinha no passado, de que as pessoas estavam resolvidas, era somente uma ilusão. Cada um tem o seu drama, cada uma carrega sua cruz, tem suas dificuldades e, dificilmente, deixa com que as outras vejam as suas angústias e dificuldades.

 

“Não compare o seu bastidor com o palco dos outros!”

 

Essa frase é bastante famosa e muito verdadeira. Olhe para sua vida! Pense que você está abrindo mão de viver várias coisas, mas que há muitos anos pela frente. Nossa geração vai até aos 120 ou 130 anos de idade. Há muito para você aprender e descobrir.

Depois que for concursado terá mais dinheiro, será mais bonito, mais interessante, mais engraçado e mais confiante, isso nos torna pessoas melhores. Para finalizar, não temos notícias sobre o concurso de analista da CVM, mas você está bem em estudar para área fiscal.

Quando começar os “boatos” sobre a CVM, se volte para essa prova. Por enquanto, tente outras provas para manter sua motivação. Em outro vídeo analiso uma situação de um seguidor que estudou 3 anos para a PRF e não conseguiu a aprovação. Ele está bastante desanimado, deprimido e pergunta o que fazer, como dar a voltar por cima e retomar os estudos.

 

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

Quantas questões você deve resolver por dia para ser aprovado?

Você estudou certo MESMO?

ABSURDO: Receita Federal não pode fiscalizar Ministros do STF

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?