Quantas questões você deve resolver por dia para ser aprovado

Por 12/09/2019 Dicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

 

Treinar questões e exercícios de provas anteriores é fundamental para alcançar a aprovação. Mas quantas você deve fazer? De que forma? Confira!

 

Não passa quem sabe, mas quem acerta mais questões.

 

Mas “quantas questões devo resolver por dia?” Essa pergunta sobre a quantidade de questões por dia é interessante e a recebo com frequência, mas não faz o menor sentido para mim.

No planejamento de estudo, quando se monta o ciclo de estudos, definimos um tempo de estudo para cada matéria, por exemplo, 60 minutos para Constitucional, 60 minutos para Português, revisões de 24 horas e de 7 dias (com 45 minutos para cada uma).

Assim, o seu dia é organizado definindo quantas horas de estudo e divide-se essa carga horária entre diversas matérias. Isso é importante para que não se gaste tempo demais em uma matéria e a outra fique para trás, porque também há a revisão.

Não é interessante que se ande muito rápido em uma matéria pois é provável que você não consiga revisá-la ou que fique tempo demais nela sem finalizá-la porque é provável que também esqueça. Depois de um tempo você precisará fazer múltiplas revisões e, com isso, seu estudo se tornará uma “porcaria”.

Costumamos separar a carga horária mais ou menos igualmente entre as diversas matérias. Por que estou falando tudo isso? Se você tem 60 minutos para Português e a terminou, quantas questões você deve fazer? Depende!

Varia de matéria para matéria! Depende de quanto tempo você estuda Português, 60, 90 ou 120 minutos, varia muito. Você irá fazer a quantidade de questões que foram suficientes para aquele tempo que você estuda ou então para “girar” a matéria. Não existe uma quantidade certa de questões para resolver por dia.

 

Uma forma mais interessante de organizar, entretanto, é por assunto.

 

Quantas questões de cada assunto de Português, por exemplo, devo resolver antes de seguir para o próximo assunto? Essa é uma boa pergunta. Se você adquiriu um material de Português, provavelmente ele terá 11 ou 13 aulas, ou seja, 11 ou 13 assuntos.

É interessante que, se já estiver no modo avançado e estiver fazendo apenas questões de provas, vá revezando esses assuntos, fazendo questões da primeira aula até a última e retornando ao início, começando novamente. Com isso, você não fica muito tempo sem contato com determinado assunto.

Quantas questões seriam interessantes fazer? Se você está no site de questões e filtrar por um assunto, dependendo da matéria, encontrará 500 ou até 1000 questões. Se fizer todas, levará meses para terminar e terá esquecido de revisar os outros assuntos.

É indicado fazer um número pequeno de questões para cada assunto antes de seguir para o próximo assunto. Não existe uma fórmula milagrosa para com esse número, claro que não decorre de uma sequência Fibonacci, mas diria que 20 a 30 questões de cada assunto já é um número adequado antes de seguir para o assunto seguinte.

Porque 20 a 30 questões e não 5 ou 10 questões? Muitas vezes quando você faz uma prova de concurso, por exemplo, com 5 questões de Direito Civil e acerta 4 de 5 (80% de aproveitamento) fica se achando o máximo. Ou em outra matéria, Direito Empresarial, acerta 1 de 5 e se sente o coco do cavalo do bandido.

 

É uma questão de preceito estatístico!

 

É necessária uma amostragem razoavelmente maior para poder saber se aquele resultado é fidedigno ou não. Cinco ou dez questões é pouco, vinte ou trinta questões começa a ser um universo mais adequado para mostrar se o percentual de acerto é real ou não.

Fazendo vinte questões, os resultados ficarão mais ou menos fluidos no mesmo percentual de acertos, significando que sua amostra está com um tamanho razoável. Quantas questões de cada matéria você deve fazer por dia? Não sei! Depende de quanto tempo você estuda cada matéria.

Quem estuda 60 minutos vai fazer menos questões em comparação com aquele que estuda 120 minutos de determinada matéria. O mais interessante é verificar quantas questões você consegue fazer em 60 minutos, por exemplo, e fazer de um único assunto.

Na próxima vez que estudar essa matéria, faça questões de um outro assunto, com 20 a 30 questões de cada assunto antes de prosseguir para o assunto seguinte.

 

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

O MINDSET DO APROVADO

A CARACTERÍSTICA DO SUCESSO 

A TEORIA DO FOGÃO DE 4 BOCAS

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

 

Deixar comentário