Skip to main content

Como melhorar a qualidade na resolução de questões?

Por 14/09/2018janeiro 19th, 2019Dicas, Técnicas, Videos

Olá, meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos!

 

Bom, a primeira dica que eu posso dar é marcar as questões mais difíceis e as que você errou.

 

Isso é importante por que você deve estar sempre refazendo as questões que você errou de tempos em tempos e aquelas questões mais difíceis vão servir como boa revisão.

Fazer essa marcação é fundamental, ou seja, é importante ter um material organizado de modo que você possa voltar nossas questões futuramente.

 

A segunda dica é fazer questões em bloco!

 

Pegue várias questões daquela matéria e resolva todas de uma vez! Nada de ficar fazendo e lendo as respostas depois.

Você tem que estar concentrado e entrar no clima da resolução de questões para ser como se fosse uma simulação de prova de concurso mesmo.

Então, faça tudo de uma vez e depois olhe o gabarito.

 

A terceira dica é que é muito importante não resolver as questões no mesmo dia que você leu a teoria delas.

 

Isso porque é muito grande a chance de você acertar alguma questão por causa da memória de curto prazo.

Essa memória de curto prazo não vai te levar até a aprovação. Então é importante você estudar bem o conteúdo e só depois de pelo menos dois dias fazer questões a respeito.

 

Outra coisa importante é você cronometrar o tempo que você leva para resolver as questões.

 

Esse tempo varia muito. O tempo que você leva para resolver questões de Direito Constitucional é muito menor do que questões de Matemática Financeira, por exemplo.

A prova requer também que você faça esse controle sobre o tempo. Afinal, você tem um tempo específico para responder cada bloco de matérias no dia da prova.

Por isso, você tem que se conhecer porque, se você perder tempo e não conseguir resolver todas as questões, irá ser prejudicado e comprometer a sua aprovação.

Então, você tem que se conhecer. Tem que saber quanto tempo em média você vai levar para responder aquele tipo de questão, para que você saiba onde você tem que apertar um pouco mais na hora da prova.

Por isso, também é interessante de tempos em tempos fazer simulados. Você tem que simular um turno de prova. Por exemplo, separe 100 questões para resolver em três horas ou no tempo do concurso.

É importante fazer também algumas provas de concurso durante sua preparação. Só não perca o foco, não vá estudar aqui aquela “matéria diferente” que não irá cair na prova que você está focado, mas é importante fazer.

Praticando, você vai se conhecer. Além disso você irá saber quanto tempo antes da prova você deve chegar, que é preciso levar garrafinha com água, que precisa levar lanche, quanto tempo você está levando para fazer as questões, etc.

 

Na hora da prova, uma coisa que eu fazia que eu achava muito interessante era comparar com amigos. 

 

Eu tinha uma amiga com quem comparava as questões.

Tínhamos mais ou menos o mesmo tempo de preparação e mais ou menos o mesmo conhecimento então era interessante verificar onde estavam as minhas forças e as minhas fraquezas. 

Eu sabia que tinha que focar muito mais em direito e que tinha muito mais facilidade em matemática, por exemplo, apesar de ser formado em psicologia.

Conhecer as suas forças e fraquezas é importante e é importante comparar com pelo menos um ou dois amigos e isso também funciona como uma grande motivação. Você passar a sentir um pouco daquela competição de fazer uma prova e ter que acertar uma quantidade de questões.

 

Resolver questões é fundamental!

 

Você pode ter acesso a todas as provas anteriores nos sites das bancas examinadoras, mas dará muito trabalho, tomará muito tempo. Existem outras fontes de questões de provas anteriores na internet. Diversos sites, em sua maioria muito bons.

Você pode assinar plataformas de questões onde terá acesso a todas as questões das bancas.

O Estratégia Concursos oferece o que ele chama de “reta final” que é um conjunto de questões para todas as matérias daquele concurso. Esse material traz dezenas de questões comentadas pelos professores de modo que você pode fazê-las em bloco e logo em seguida já tem um comentário sobre as respostas.

A resolução de questões é a forma que irá fazer você dar aquele “salto final” numa matéria.

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

 

DISCIPLINA NOS ESTUDOS

VENCENDO O SONO

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?