Skip to main content

Afinal, o que fazer para vencer o sono na hora de estudar?

Por 14/09/2018janeiro 19th, 2019Dicas, Técnicas, Videos

Olá, meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos!

 

Afinal, como vencer o sono na hora de estudar?

 

 Primeiramente, tenho que esclarecer que esse é um tema de solução muito pessoal, varia muito de pessoa para pessoa o que eu quero passar aqui são formas para você encontrar aquilo que funciona para você.

Deixe-me contar um pouco da minha história. Quase a vida inteira eu cheguei tarde nas aulas do meu curso de psicologia na Universidade Federal do Espírito Santo. Detalhe: as aulas eram à tarde e mesmo assim eu chegava atrasado, de tão tarde que havia acordado.

Haviam matérias das quais as aulas ocorriam pela manhã e, como não faziam chamada, eu nem aparecia. Eram matérias muito chatas e ainda eram pela manhã, dificultando mais ainda.

O fato foi que eu evoluí. Na véspera da minha prova do concurso para AFRFB em 2009 eu estava acordando às 7 horas da manhã todos os dias sozinho. Lógico, essa conquista foi gradativa e até hoje eu brigo um pouco com o sono.

 

Deitar cedo é o primeiro passo!

 

Se você for dormir tarde, você não vai conseguir acordar às sete da manhã feliz. É importante dormir cedo e a única forma de fazer isso é tendo regra!

Você vai ter que abrir mão de algumas coisas que te farão dormir tarde, alguns eventos algumas coisas na televisão, tudo aquilo que te distrai antes de deitar.

É necessário ter regras! Por que você acha que tanto os militares passam em concursos? Eles sabem seguir regras, eles são disciplinados. Dormir cedo tem que ser uma dessas regras que você deve seguir.

 

Outra dica para combater o sono na hora de estudar: ajustar a postura.

 

Se você ficar meio que deitado na cadeira a preguiça vai vir. Por isso você tem que estar com uma postura um pouco mais adequada na hora de estudar, tem que ficar ereto, até mesmo para se manter mais ativo e desperto.

Estudar com o rosto apoiado é errado. Você dorme todas as noites com o rosto apoiado naturalmente, então o seu corpo vai sentir mais sono naturalmente.

 

Ajuste a posição da luminária!

 

A luminária deve ficar entre o seu rosto e o papel. Ela não pode ficar atrás de você ou iluminando parte do seu rosto e incomodando, porque isso não vai tirar o sono e vai te deixar cansado.

A luminária deve ficar abaixo do seu rosto. A luz não pode ir direto no seu rosto ela tem que estar focada no papel e isso faz muita diferença, pois vai te manter mais acordado porque você vai ficar com a visão toda no papel iluminado sem ficar se distraindo.

 

Beba muita água durante os estudos!

 

Tenha um copo de água sempre do lado ou nos intervalos levante para beber uma água e ir ao banheiro.

Estar sempre se hidratando é importante. O seu corpo é constituído em 70% por água e funciona melhor se estiver hidratado.

Essa dica é importante e pode não fazer sentido, mas beber bastante água te ajuda a reduzir o sono também.

 

“Diogo, mas como é que eu faço para deitar cedo? Não consigo, não sinto sono à noite!”

 

Existem algumas causas para esse problema.

A primeira causa é dormir tarde. Eu sei que esse é um ciclo vicioso e que você vai ter dificuldade de quebrar, mas tem que atacar isso de alguma forma.

Pegue um dos dias em que você vai ter que acordar cedo e mantenha essa rotina a partir daí. Provavelmente você vai sentir sono mais cedo. Deite cedo sempre. 

Uma coisa que me atrapalha muito dormir cedo é beber café do final da tarde. O café me tira o sono completamente.

No meu caso, se eu tomar Coca-Cola a partir das oito horas da noite eu não consigo mais dormir cedo e se eu tomar café a partir das seis da tarde, eu não consigo de jeito nenhum.

Nem suco de uva eu tomo nos horários mais tardios. Eu ouvi dizer que suco de uva tira o sono, não sei se é verdade, então, na dúvida, tomo suco de laranja e tangerina (risos).

São coisas aparentemente bobas, mas tudo aquilo que têm cafeína ou alguma substância estimulante vai te atrapalhar a dormir.

Tomar meia taça de vinho pode te fazer bem pode te dar aquele soninho ou para algumas pessoas pode deixar mais agitada. Veja o que funciona para você.

 

A sua qualidade de sono também é muito importante, não só quanto tempo você dorme.

 

Você pode ter dormido muito tempo com a qualidade ruim.

Excesso de claridade pode ser um dos motivos. Se sua cortina não tapa suficientemente a luz, experimente comprar uma cortina blackout, que vai fazer com que você durma até o despertador tocar, sem interrupções.

Seu quarto tem que ser ventilado, caso contrário, você pode sofrer apneia noturna.

Se você está acordando com dor nas costas, seu colchão pode ser mole demais pra você ou pode ser duro demais também, varia de pessoa para pessoa. Vale a pena experimentar uma modificação.

É muito importante a qualidade do sono. Se não tiver dormido bem, você não vai conseguir estudar com qualidade e vai tornar sua vida de concurseiro muito mais difícil.

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES 

 

SAIBA MAIS:

 

COMO CONCILIAR O TRABALHO COM OS ESTUDOS?

NÃO DESANIME!

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixe seu comentário Um comentário

  • MARILEIA DE SOUZA disse:

    DIOGO, VOCÊ TEM FORMAÇÃO EM CONTABILIDADE?? POIS A PROVA PARA A RECEITA TEM A MATERIA CONTABILIDADE E EU NÃO TENHO CONHECIMENTO, FORMAÇÃO EM CONTABILIDADE. NUNCA TRABALHEI NESTE RAMO, OU SEJA MEU CONHECIMENTO EM CONTABILIDADE É ZERO. POR ISSO NUNCA TENTEI PRESTAR CONCURSO PARA RECEITA OU BANCO CENTRAL. HÁ NECESSIDADE DESSE CONHECIMENTO EM CONTABILIDADE PARA PRESTAR ESSES CONCURSOS???

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?