Skip to main content

Aprenda a dizer não para quem te atrapalha.

 

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

 

Aprenda a dizer não para quem te atrapalha.

 

Para vocês entenderem como eu organizo um pouco o meu dia a dia (porque eu tenho que dizer vários nãos, e eu faço isso começando pelos sins). Eu utilizo uma agenda semanal. Ela permite que eu veja todos os dias da semana assim que eu abro. Com a abertura das páginas eu vejo os sete dias da semana.

Eu gosto de programar minha semana. Eu gosto de fazer aquele checklist – os itens a fazer e as tarefas. Eu estabeleço: o que eu quero realizar nesta semana? O que há de importante para fazer? Eu tento dizer mais ou menos em qual dia farei.

Mas eu não me prendo muito a isso. Porque cada dia tem seus prós e contras – os obstáculos que surgem. Mas eu me esforço ao máximo para cumprir tudo dentro da mesma semana.

Em resumo, o que você tem que começar identificando é: qual é o seu objetivo principal? Hoje é estudar para concurso? Isso é o que tem de mais importante na sua vida?

Suas decisões precisam ser da seguinte forma:

 

“isso que estou disposto a fazer agora me levará mais para perto da aprovação ou me atrapalhará? É uma pergunta simples. Se o seu objetivo principal é estudar e você faz uma coisa que sabe que não te ajudará a estudar, então você está agindo contra a sua prioridade.

Se alguém te convida para sair numa sexta-feira à noite – e você está com estudo atrasado, ou se surge aquele jogo do Flamengo na televisão para você assistir – mas você está com o estudo atrasado. Tudo isso põe em risco o seu plano maior, a sua grande prioridade – que é estudar.

Mas, para tudo você precisa ter equilíbrio. Eu não estou dizendo para você abrir mão completamente de qualquer outra coisa que não seja estudar para concurso.

O que quero dizer é que você precisa aprender a dizer não. Não só para coisas, eventos e tarefas, mas também para pessoas. Ou você diz sim para alguma coisa ou você diz não. E sempre que você diz sim para algo diz não para outro.

Então diga sim para você mesmo. Diga sim para o seu estudo. Diga sim para o que é importante para você, porque te levará a frente. Pense nisso!

 

SAIBA MAIS:

Ela foi aprovada em 1o lugar na PCDF (e aprovada em PRF e PF também!)

Muito tempo sem estudar?

Como ler mais rápido.

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixe seu comentário Um comentário

  • jacqueline de assuncao soares disse:

    Olá, Professor. Como vai, tudo bem?

    Professor, o seu post de fato faz refletir sobre algumas atitudes recentes, como sair para fazer caminhada no parque aos sábados depois de 3h de estudo e tirar o dia de descanso, quando eu sei que deveria estar estudando e colocando os atrasos em dia. Mas eu passei bastante tempo dizendo não para tudo o que não fosse os estudos para concurso, e agora eu acho que estou tentando descansar um pouco, mesmo com a prova batendo a porta. O que recomenda para que eu possa voltar a conseguir destinar o sábado (manhã e tarde) para os estudos, lembrando que ainda não obtive resultados concretos.

    Obrigada.

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?