Skip to main content

Como começar a estudar para concurso!

Por 26/12/2018março 8th, 2019Técnicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos.

No post de hoje eu vou ensinar os passos iniciais para aqueles que resolveram estudar para concursos públicos e não fazem ideia de como começar. Fica aqui comigo que vou te explicar passo a passo!

 

Seu emprego está uma “porcaria”, sua vida está fora dos trilhos, você quer mudar e resolveu que concurso público é aquilo que vai te salvar. Então, como começar? 

 

O problema atual é que você está caindo de paraquedas e não tem a menor ideia de como é que se faz, que tipo de material você adquire, como se estuda, se lê tudo de uma vez, se pega várias matérias ou uma só, enfim, está tudo em aberto e você não tem ideia de como se faz revisões periódicas, por exemplo. 

O primeiro passo para quem quer estudar para concurso é definir uma prova, escolher um concurso.

Todos os cursinhos têm as análises de diversas provas, diversos concursos que estão para sair, que já saíram, opiniões de professores, então vale a pena dar uma pesquisada nesse sentido.

Eu tenho outro vídeo no qual eu falo dos concursos de 2019 – CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR – nele dou uma passada geral nas áreas envolvidas, então vale a pena assistir esse vídeo para poder escolher sua prova.

 

Com o concurso definido, você já pode começar a pensar em escolher o material.

 

Existem muitos cursinhos online e boa parte deles é de boa qualidade. Os livros ainda são uma boa pedida, sendo geralmente mais completos. A dificuldade dos livros é adequar ele ao seu concurso, já que na maioria das vezes eles abarcam todas as provas, tendo assuntos que não cairão na sua prova.

Uma vantagem dos cursinhos online é que eles fazem pacotes específicos para determinadas provas, então tudo que você precisa estudar estará naquele curso.

Porém, nos cursinhos online, infelizmente o preço é um obstáculo. A maioria deles é bastante caro e, geralmente, são os melhores.

 

Com a sua prova definida, agora é escolher quais matérias você irá estudar primeiro.

 

Não estude apenas uma ou duas matérias da prova por vez. “Ah, vou estudar esse livro inteiro e quando terminar eu passo para o próximo”. Não faça isso! O ideal é você estudar com, mais ou menos, 6 matérias ao mesmo tempo.

Em regra, você verá 3 matérias num dia e 3 no outro, como se fosse um ciclo “A” e “B”. Dessa forma, no dia “A” você verá 3 matérias e no dia “B” você verá outras 3. Com relação a cada matéria, estude por, no máximo 1 hora e meia, antes de passar para a próxima matéria.

Essa alternância é chamada de ciclo de estudo e é muito importante. Você vai da matéria “A” para a “B”, da “B” para “C” e assim sucessivamente. Ao final, você volta para a matéria “A” novamente, e o ciclo passa a girar e se repetir.

Existem também as revisões periódicas, o que faz os estudantes se perderem. Existem vários tipos de revisões, tais como a de 24 horas, a de 7 dias, a de 30 dias ou de 90 dias e também aquelas que os estudantes inventam. Revisar é a melhor forma de memorizar os assuntos.

Nos concursos existe um detalhe fundamental: o tamanho da matéria que tem que estudar para passar na prova.

Dessa forma, sugiro que faça a revisão de 24 horas e a de 7 dias. Por exemplo, hoje você estuda as matérias da revisão de 24 horas, de ontem, e as de 7 dias atrás. Assim, você irá estudar somente as páginas que você leu nesses dias.

 

Temos também a resolução de questões. Resolver questão é o principal pilar para a boa realização da prova de concurso.

 

Se você ler todo o seu material e nunca fizer questões, é bastante provável que você não passe.

Assim como eu fiz, se você estudar a teoria e fizer exercícios continuamente, inevitavelmente será aprovado.

Dessa forma, além da importância, você deve respondê-las de forma rápida, entendendo o pensamento da banca examinadora.

Ainda nesse sentido, é possível revisar o conteúdo por meio de questões. Assim, se você terminar uma aula ou um capítulo do livro e fizer todos os exercícios daquele capítulo ou aula, também estará revisando.

 

“Diogo, beleza, estou seguindo o que você fala no seu canal há 5 meses, fazendo o ciclo de estudos, com 3 matérias num dia e 3 no outro e não terminei nenhuma disciplina”

 

Isso é normal. Algumas matérias são extensas.

Por exemplo, quem estuda para a Receita Federal pode levar 5 meses para terminar Direito Tributário, ou ainda, 9 meses para finalizar Direito Administrativo.

“Terminei de ler uma matéria, e agora, o que faço?” Avançando, insira novas matérias ao tempo em que finaliza as outras do ciclo inicial.

Se você inserir novas matérias, mas não terminar as anteriores, corre o risco de desacelerar o avanço de todas.

O ideal, portanto, é terminar uma matéria e alocar a carga horária para a nova disciplina.

Todas essas informações iniciais são importantíssimas para o seu início e se você quiser a minha ajuda mais personalizada, criei um atendimento por meio de serviço de Coaching para ajudar mais pessoas, conforme detalharei melhor a seguir.

 

O meu Coaching para concursos é feito em turmas e eu expandi a duração dessas turmas para 12 meses.

 

A justificativa é que a maioria dos alunos são iniciantes, estão aprendendo a fazer o seu ciclo e, por isso, avançam de forma lenta. Em 12 meses é possível ler uma matéria inteira, aprender a fazer uma revisão geral ou inserir matérias novas.

Ninguém passa em concurso com poucos meses de estudo. Então, no meu Coaching o acompanhamento é mais longo, podendo o aluno entrar em contato de várias formas, seguindo o planejamento que eu tracei.

Assim, consigo tirar as dúvidas que podem surgir durante a preparação. Se tiver interesse no Coaching, clique aqui para dar uma olhada.

Por outro lado, existem técnicas avançadas de estudo para quem já está estudando há um tempo, tais como mapas mentais e resolução de questões por assunto. No caso do iniciante, sugiro que não faça resumo ou mapa mental, apenas grife, leia e siga adiante. Não se prenda ou seja minucioso a ponto de querer aprender tudo de uma vez.

De qualquer maneira, saiba que estou aqui para te ajudar, seja por meio das redes sociais, coaching ou novidades do blog do site. Fique à vontade para me acompanhar e pegar dicas!

Bem-vindo ao mundo dos concursos. Eu espero que ele seja breve, que a vida bandida acabe logo e resulte em sua aprovação o mais rápido possível.

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

 

BALANÇO GERAL DOS CONCURSOS DA ÁREA FISCAL EM 2018

CONCURSOS PÚBLICOS EM 2019 – PANORAMA GERAL E OPORTUNIDADES

AINDA DÁ TEMPO DE ESTUDAR PARA A RECEITA FEDERAL?

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixe seu comentário Um comentário

  • Rone disse:

    Qual a dica que vc daria para uma pessoa como muitas outras que está desempregada e tem que dividir o tempo entre procurar trabalho e estudar .

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?