Skip to main content

Como controlar a ansiedade?

Por 22/01/2018janeiro 18th, 2019Dicas, Técnicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos.

Todos somos, em alguma medida, ansiosos. O estudo para concursos é uma busca pela realização de um sonho. Como não ficar ansioso em alcançar logo? E quando a prova está se aproximando, como não ficar pensando nela?

 

Como controlar a ansiedade no estudo para concurso público?

 

Eu já vi bons candidatos, bem preparados, irem mal numa prova de concurso por causa da ansiedade.

A ansiedade é um cansaço exacerbado na hora da prova, é uma dificuldade tremenda de concentração, é o famoso “branco”, quando parece que nada volta à memória, que você já viu aquilo ali, mas não está lembrando de jeito nenhum qual que é a resposta.

Isso, infelizmente, é bastante comum.

A ansiedade pode te atrapalhar também durante a preparação, fazendo com que você saia da sua linha, da sua estratégia de estudo, que você fique buscando uma outra fórmula, um outro método, fica sendo aquele “concurseiro Netflix”, assistindo youtube, procurando uma nova forma de estudar todo dia… Isso também é uma forma de ver que a ansiedade está tomando conta de você.

 

De que forma trabalhar isso? De que forma eu fiz para eu não ficar ansioso no meu estudo?

 

Ansiedade, normalmente, é um pouco de medo. E é um medo de quê? É um medo do desconhecido. É você não saber o que você vai encontrar. É você não conseguir ali na sua cabeça, ter a noção do que você vai ter pela frente.

Isso é ansiedade!

Quais serão as questões naquela prova? Quais serão os assuntos abordados? Que prova vai ser essa, será que essa prova vai estar para mim, vai estar muito difícil, será que eu me preparei direito…? Enfim.

Coisas que você não consegue saber de antemão.

Mas, você consegue se preparar para algumas delas. A ansiedade pode ser bastante diminuída se você praticar provas de concursos. Essa é a primeira dica.

Se você fizer outras provas, se você ficar acostumado com essa rotina de ir fazer uma prova, pegar a correção depois, ver como é que foi…

Se você desmistificar esse momento da prova para concurso, você vai ter um pouco menos de ansiedade na hora de pensar na prova que você está querendo fazer.

Uma outra forma de praticar é por meio de simulados. Você pode fazer simulados, de preferência com alguns amigos, junta ali 2, 3, 4 amigos, façam a mesma prova, possivelmente o mesmo horário, com o mesmo tempo, para depois compararem as notas.

Isso vai te dar uma noção do quê que é correr contra o relógio, saber que você tem pouco tempo para fazer, saber o que é isso na prática, é muito importante esse exercício, e também vai te dar aquele sentimento de concorrência, de ver como é que os outros vão se sair, se você vai se sair melhor ou não, essa pressão vai existir no dia da prova, e, se você não está fazendo provas, você tem que praticar isso por meio de simulados.

Como eu falei, preferencialmente comparando com outras pessoas.

 

Uma coisa que vai reduzir significativamente a sua ansiedade, é também uma das mais difíceis de aplicar, que é: controlar os seus pensamentos.

 

Eu não me deixava ficar pensando como é que vai ser no dia da prova. Eu não me deixava ficar pensando quais serão as questões que vão vir, quais serão os assuntos cobrados, o quê que vai acontecer, como é que vai ser no dia, será que eu vou ser aprovado ou não, quero ver meu nome na lista, meus pais chorando, aquela coisa…

Não!

Eu não pensava em nada disso. Eu não me deixava sonhar acordado. Eu não ficava viajando nessas coisas.

Por quê? Porque isso gera ansiedade! Isso aumenta aquela pressa de ver, aquela vontade de ver o quê que vai acontecer, quando, na verdade, o estudo para concurso, ele é aquela coisa lenta, tediosa, devagar ali mesmo, dia a dia, e ele tem que ser assim.

Você tem que estar focado no seu estudo do dia, na sua meta daquele dia.

Por isso é tão importante planejamento, para você também não ficar viajando demais.

Qual matéria será que eu estudo hoje? Eu estou afim de estudar aquela, mas eu não estou indo muito bem naquela outra…

Não! Você tem um planejamento, você olha qual que é a próxima matéria que você tem que estudar, senta e estuda essa matéria. Isso aí facilita também reduzir a sua ansiedade.

Não se deixe sonhar acordado!

Quando você começar a viajar naquelas férias depois da aprovação, volte para o seu estudo. Quando você começar a pensar nos seus pais felizes e emocionados com você passando, volte para o estudo. Corte o pensamento o mais rápido possível.

Eu sei que esses pensamentos vêm à mente de vez em quando, no começo vai demorar uns 3, 4 segundos para você cortar, depois você consegue cortar com 2 segundos, depois com 1 segundo, depois você não vai estar nem pensando nisso mais. É prática. É treino.

 

Agora, se esses pensamentos estão vindo com muita frequência, e você não está conseguindo combatê-los, isso é sério! Você pode, sim, estar precisando de ajuda profissional.

 

Eu não estou falando aqui tanto como Psicólogo, estou falando até mais como Coach, porque eu já tive alguns casos assim de alunos meus.

Às vezes, você precisa de uma terapia. Às vezes você precisa até de um acompanhamento psiquiátrico, para tomar um remédio de redução de ansiedade, de concentração, de redução de obsessividade ou compulsividade, por exemplo.

São coisas que não adianta. Não é coisa de maluco, você não pode ter esse preconceito.

Se você tem esse problema seriamente, você provavelmente tem alguma disfunção nesse sentido e, às vezes, um remedinho, faz você acordar no dia e falar, nossa, minha cabeça está tão tranquila, meus pensamentos estão tão em ordem, o quê que está acontecendo? Isso é importante.

Claro, procure um profissional, não saia buscando coisa no Google, vá ao médico, vá num psicólogo e converse sobre isso.

 

Uma outra coisa que pode reduzir a sua ansiedade é você aceitar o fato de que talvez você não passe no concurso que você quer, mas você passe em outro.

 

A coisa mais comum é as pessoas ficarem boas em fazer prova de concurso e passarem em vários concursos. 

Muita gente entra no mundo dos concursos visando a Receita Federal, e aí descobre que a Receita Estadual de São Paulo, paga mais. Esses auditores ganham mais que os auditores da Receita Federal, por exemplo, talvez você nem soubesse disso.

Mas você vai entrando no mundo dos concursos e vai vendo outras provas. Tribunal de contas, por exemplo, também. Às vezes paga mais.

Então, você vai descobrir que existem outras saídas, existem outras formas de mudar de vida e conseguir realizar o seu sonho de ter um cargo bom, um salário bom e estabilidade.

Eu sempre quis Receita Federal, desde o início, nunca desviei do meu foco, considero que minha aprovação se deve a isso também, mas eu não tive essa coisa toda de “nossa, meu sonho é ser auditor da Receita”, não.

 

Eu estava estudando para fazer “a prova”. Todo dia eu estudava, estudava e estudava e fui fazer uma prova.

 

Eu tirei toda aquela áurea de grande momento, de virada da vida, de “ai meu Deus, é a salvação da minha existência”… Eu fazia o que eu tinha que fazer, eu não me deixava sonhar acordado, pensava no meu estudo, fui lá, fiz a prova e acabou.

Na verdade, eu fui tão longe com isso, eu fui tão frio, eu me preocupei tanto, me cuidei tanto para ser tão frio na minha preparação e todos esses negócios da prova, que eu nem comemorei quando eu passei. Eu nunca tive aquele momento de “nossa! Passei!”, aquela coisa louca, de gritar para fora da janela… Não!

Eu estava ali tão controlado, tão frio, com a postura tão ali de gelo mesmo… E quando saiu o resultado e eu passei, eu falei “ah, legal e tal!”, eu não tive aquela coisa “Ah meu Deus!! É tetraaaa!”.

Não tive nada disso.

É até estranho, né?

 

Por fim, uma outra coisa que ajuda no controle da ansiedade, é fazer a coisa certa.

 

As metodologias de estudos que a gente utiliza no coaching, em grande parte estão aqui no meu canal, estou no meu site. Técnicas de estudo, como fazer, tenho e-books de técnicas de estudo também, explicando como é que faz revisão periódica, essa coisa toda…

Então, a metodologia está ao seu alcance. Não procure fórmula mágica, não fique tentando o pulo do gato, faça aquilo que funciona para a maioria das pessoas.

Não vá pela exceção, vá pela regra. A sua chance de ser aprovado vai ser maior, ok?

Se você pegar a metodologia, estiver confiante nela, seguindo, sabendo que está fazendo a coisa certa, sua ansiedade vai diminuir bastante. Têm vários alunos no coaching que gostam do coaching por causa disso.

Eles falam, “Diogo, tive altos e baixos e tal, mas você sempre me manteve na linha, quando eu duvidei da matéria tal, você falou como é que era, eu fiquei tranquilo e consegui seguir. Talvez sem você eu não conseguisse ir tão longe“.

Eu já ouvi isso algumas vezes no coaching e é por isso que é tão legal ser coach!

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

 

COMO CONCILIAR FACULDADE E O ESTUDO PARA CONCURSO?

CONCURSO E RELACIONAMENTOS: COMO EVITAR CONFLITOS?

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixe seu comentário 2 comentários

  • Sheila Fernandes airozo disse:

    Eu gostaria de aprender a estudar para concursos,
    Nunca passei direto na ensino escolar e básico e fiz o segundo grau por módulo para fazer um técnico em qualidade.
    Sempre foi difícil absorver os conteúdos de exatas e linguística.
    Será que uma pessoa assim consegue passar em algum concurso público?

  • Prof Diogo Moreira disse:

    Olá, Sheila!

    Sim, é totalmente possível você alcançar a aprovação. Você falou certo: precisa aprender a estudar corretamente para concursos. Esse é o primeiro passo, depois é só seguir em frente. Aconselho você a assistir essa entrevista que fiz com meus alunos aprovados no MPU/2018, segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=G4TGnOzdDLA – nesse vídeo você verá pessoas comuns, algumas que nem foram tão boas alunas no ensino regular que alcançaram a aprovação com as técnicas corretas.

    Links úteis:
    Meu site: https://goo.gl/54y3Qq
    Meus vídeos de técnicas de estudo: https://goo.gl/RWUQmz
    Meus eBooks: https://goo.gl/AhuPhW
    Sobre o Coaching: https://goo.gl/4h7GP9
    Sobre a Academia Prof. Diogo Moreira: https://goo.gl/35zrdH

    Espero ter ajudado, sucesso nos estudos!

    Abs!

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?