Skip to main content

Como li 30 livros em 2 anos? Descubra!

Por 15/07/2018janeiro 18th, 2019Dicas, Videos

Nos últimos 2 anos, eu li mais de 30 livros e antes disso eu não estava lendo nada (zero) ou se muito a média de 1 livro no decorrer de um ano inteiro. Em 2013 eu terminei de ler o 5º livro da série de Game of Thrones – As Crônicas de Gelo e Fogo e desde então, não me recordo de livro nenhum. 

 

E como de repente comecei a ler 15 livros por ano, nos últimos 2 anos de forma consistente? 

 

Há alguns anos atrás eu me via nas livrarias, com vontade de ler um livro e não encontrava nada que me interessasse. Hoje eu tenho uma lista de livros que pretendo ler. É uma lista grande e crescente, um livro puxa o outro.

Primeiro ponto: você tem que descobrir um assunto que realmente te apaixone! Isso te dará vontade de ler e aprender cada vez mais. Eu percebi com esses livros que me apaixonei que cada exemplar me dava uma noção de quanta coisa que eu ainda teria para aprender, me instigando ainda mais.

Cada livro “devorado” abria portas para mais 2 ou três livros, despertando a sede do aprendizado e me mostrando que o mundo tem muita coisa, muitos livros publicados com conteúdos de diversos assuntos, claro, nem todos muito bons, mas com enfoques diferentes, histórias diferentes e não tem fim!

Então, se você gosta de um assunto, entre de cabeça nele! Esse será o primeiro passo para você ler muito – pela vontade de ler.

Hoje tenho um canal no YouTube e tenho lido muito a respeito!

 

Tenho me dedicado nos últimos anos a saber mais sobre canais no YouTube, mídias sociais, presença online e assuntos afins. Esse “universo” tornou-se uma paixão na minha vida e tenho me dedicado muito a esse tipo de leitura. Essa vontade de aprender mais sobre o assunto é o que me move a ler cada vez mais a respeito.

E a coisa é vasta: técnicas de vídeo, oratória, como alcançar mais sucesso nas mídias sociais e alcançar uma consistência na qualidade daquilo que eu lanço.

Estudo bastante para levar um conteúdo de qualidade aos meus seguidores a respeito de técnicas de estudos também, por exemplo.

Essa é a minha realidade hoje. Me recordo que na adolescência eu gostava de dinossauros e livros relacionados a isso, assim foi nascendo o meu gosto pela leitura.

Infelizmente, durante boa parte da minha vida, após esse “período dinossauro” eu não li quase nada, por não ter assuntos que eu gostava. De repente surgiu Game of Thrones – As Crônicas de Gelo e Fogo, foram 5 livros de 600 a 800 páginas, que eu li no intervalo de 2 anos, no máximo. E tinha mais um 6º e 7º livro (se você é fã da saga e não leu os 7 livros, está por fora – envie nos comentários que te conto quais são).

Hoje eu tenho 2 principais formas de devorar esses livros, de conseguir manter uma constância e encaixar a leitura no meu dia-a-dia!

 

Primeiramente não sou um cara à toa, se você não me conhece eu sou servidor público, trabalho o dia inteiro, sou professor de cursinho, trabalho a noite inteira, tenho esposa, filho pequeno e até cachorro! Minha vida é muito apertada e foi difícil “espremer” a organização da rotina, para encontrar um tempo que eu conseguiria devorar esses livros e eu consegui de duas maneiras diferentes.

A primeira delas foi aproveitando o mercado crescente de audiolivros! Sim, a minha principal fonte de leitura hoje é por meio de audiolivros. Se você tem vontade de ler, certamente encontrará livros mais famosos em seus assuntos prediletos que já estão em versão de audiolivros. Isso já vai ser um início para te dar gosto para desenvolver a concentração necessária. 

No começo não foi fácil, os audiolivros que eu leio são em inglês, tinha que me “acostumar” a ouvir inglês novamente, apesar de sempre ter sido fluência na língua. Concentração é um grande desafio, não dá para fazer muitas coisas ouvindo audiolivros, pelo menos para mim não deu certo fazer compras no supermercado ao tempo em que ouvia. 

Aviso que a nossa concentração tem um prazo médio de 20 minutos que mantém a qualidade, depois disso vem as distrações. 

Alguns tipos de atividades combinam com o ato de ouvir audiolivros. Malhando, indo ou voltando de carro para o trabalho, passeando com o cachorro, colocando o filho para dormir, etc. Se você encontra alguns períodos de 15 a 20 minutos por dia para ouvir audiolivros, você adquire 30 a 40 minutos de “leitura” diariamente.  

Eu não fico em casa deitado na cama ou no sofá ouvindo audiolivros. Eu sempre escuto desenvolvendo alguma outra atividade. 

E os livros que não existem em versão de áudio?

 

A outra maneira de devorar livros serve para quem quer ler e só existe o material escrito ou em PDF e só tem o período antes de dormir para a leitura. O que não dá muito certo por causa do cansaço de um longo dia de trabalho.

Como eu consigo tirar esse tempo para ler? Simplesmente é a minha primeira atividade do dia!

Eu leio 30 minutos quando eu acordo, antes de tomar o café da manhã ou me arrumar para o trabalho. Organizei a minha rotina para pela manhã ler o livro, eu desperto e começo a ler o livro. 

Isso é muito bom, pois te dá um alívio de saber que aconteça o que acontecer durante o dia, você já leu 30 minutos, cumpriu a sua meta diária. Assim como eu dou muitas dicas para os concurseiros colocarem os estudos no início do dia, o raciocínio é válido para todas as coisas importantes, para as quais você não tem encontrado tempo. 

Tenho certeza que você consegue ficar 30 minutos do dia nas redes sociais ou lendo as notícias. Se você estabelecer a rotina do início do dia, quando não há distrações ou demandas de outras pessoas te puxando para fazer isso ou aquilo, dará certo!

Experimente essa técnica. Comece com 20 minutinhos diários, antes de pegar o celular. Isso te dará o bem estar de você ter cumprido antes de tudo o que é mais importante para você. 

“Primeiro as coisas importantes, depois as coisas urgentes. 

 

Se você desenvolveu alguma outra forma de organizar a sua rotina para ter mais tempo de leitura, me envie nos comentários, vamos conversar!

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

 

COMO TER MAIS TEMPO PARA ESTUDAR?

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?