Skip to main content

Concurso PCDF: prova de Agente será parecida com a de Escrivão?

Por 30/12/2019janeiro 4th, 2020Dicas, Técnicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso. O edital de escrivão da PCDF saiu e trouxe algumas novidades bastante relevantes.

 

Será que o edital para o cargo de agente também surpreenderá? Confira!

 

Isso gera uma pergunta: para a prova de Agente (esperada para a segunda quinzena de janeiro de 2020), é possível que venham modificações do mesmo tipo ou do mesmo nível ou terá uma diferença muito grande?

Alguns dias atrás, publiquei uma entrevista que fiz com um Delegado da Polícia Federal recém aprovado e ele informou que tem sido uma tendência nas provas (pelo menos a nível federal) a redução da carga de Direito para os cargos de Agente e Escrivão e a manutenção dela para o cargo de Delegado.

Não é comprovado, mas temos situações de muitos aprovados para Agente e Escrivão formados em Direito, que entende do assunto e lida com o Delegado. Daí surge um clima porque é formado em Direito mas é um Agente e Escrivão e não um Delegado.

Eles estão preocupados em se especializar, ou seja, fazer com que o Direito fique para o cargo de Delegado e as demais atribuições sejam focadas na parte administrativa e no trabalho do dia a dia desses servidores.

Não sabemos se é verdade ou não, mas é um pensamento interessante (não estou dizendo se é bom ou ruim ou se faz sentido ou não), entretanto, não vejo o porquê termos uma modificação daquilo que é esperado da prova de Escrivão com relação à de Agente.

 

Acredito que a prova de Agente virá em moldes parecidos.

 

Não vejo o porquê a prova de Agente ser mais ligada a aspectos de Direito do que uma prova de Escrivão. Se fosse o contrário, faria mais sentido.

Acredito que possa ter uma diminuição na cobrança de Direito e podemos esperar modificações muito semelhantes. Eu esperava que a prova de escrivão tivesse uma cobrança um pouco maior de aspectos administrativos. A escolha das matérias foi, no mínimo, questionável.

Sendo objetivo, espero algo parecido da prova de Escrivão para a prova de Agente.

Abaixo dois vídeos sobre o assunto:

EDITAL! PCDF Escrivão: DICAS de estudo! ;

De soldado da PM a Delegado da PF – Entrevista com Israel Castilho

 

 

E-BOOK PCDF

SAIBA MAIS:

URGENTE! Concurso Técnico PGDF 2019 – 30 vagas salário 4700 reais!

Nunca revise antes de fazer questões

Concurso público: meus melhores vídeos de 2019!

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixe seu comentário Um comentário

  • RICARDO CHAGAS disse:

    Professor Diogo, boa tarde !

    Gostaria muito que o senhor disponibilizasse um e-book sobre o Concurso para AUDITOR FISCAL DA PREFEITURA DE GOIANA-PE !

    A banca será : http://www.idib.org.br

    Feliz ano novo professor ! Um grande abraço !!!

    Ricardo Chagas.
    Meu zap: (81) 9.9816-6734

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?