Skip to main content

Nunca revise antes de fazer questões

Por 23/12/2019dezembro 27th, 2019Dicas, Técnicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

 

Por que você nunca deve revisar o material antes de fazer questões? Não faça isso de jeito nenhum!

 

O aprendizado é mais forte quando você tem que fazer força. Aquela ideia de que se uma pessoa estiver com dificuldade de aprender é porque ela não tem jeito é conversa fiada. Não funciona assim.

Na verdade, quanto mais esforço ou associações você faz, maior é a quantidade de caminhos neurais que você cria para manter a memória no longo prazo. Quando você faz uma revisão antes das questões você enfraquece o aprendizado porque você não está fazendo esforço.

Quando você revisa antes das questões você tira o conhecimento da memória de longo prazo e traz para a memória de curto prazo. É como tirar memória do HD e colocar na memória RAM. O que acontece é que você passa a ter menos esforço para lembrar do assunto.

 

Estar na memória de curto prazo você esquece novamente.

 

Hoje lê, faz a questão e não terá nenhum impacto, não será um desafio, não será um esforço e nem vai ser difícil. Com isso, você não favorece a memória de longo prazo.

Existe um outro problema: a ilusão de conhecimento. A ilusão de conhecimento vem de duas formas: primeiro, você pode acertar porque acabou de revisar e não porque aprendeu; segundo, vai olhar e dizer: “Poxa, eu lembro disso”, ou seja, anotará seu percentual de acertos, por exemplo, em 88% e achará que está sabendo tudo.

E não é bem assim. Você está se iludindo e não está favorecendo sua memória de longo prazo. Nunca, de jeito nenhum e em hipótese alguma revise antes de fazer as questões.

 

 

SAIBA MAIS:

o ESTUDO REVERSO é para você??

Dúvidas! Próximo concurso Receita Federal? Quantas páginas ler por dia? Como revisar mais rápido?

URGENTE! Concurso Técnico PGDF 2019 – 30 vagas salário 4700 reais!

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?