Concursos da Área Policial em 2020

Por 27/05/2020 Maio 29th, 2020 Dicas, Notícias, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

Concursos de Polícia! São muitos os concursos dessa área em andamento e aguardados! Mas essa situação de pandemia deu uma embolada nas datas e nas expectativas. Como lidar com isso e manter os estudos de forma mais otimizada possível? 

 

Concursos da área policial em 2020.

 

Alguns estavam com edital publicado, outros suspensos por causa da pandemia, outros são aguardados a qualquer momento e a área policial é a queridinha do atual governo e temos ouvido falar de boatos de um novo concurso da PRF ou da PF.

Como está esse cenário mais especificamente para sua preparação? O que você deve levar em consideração agora que você está estudando para concurso? A PCDF foi suspensa, a DEPEN saiu agora, mas provavelmente, na opinião do Diogo, vai atrasar e vai ser suspenso também.

Estamos esperando PRF, PF até o fim do ano ou no começo do ano que vem. Como isso está se embolando e, principalmente, o que você pode fazer para entender e organizar seus estudos agora. No meu canal há públicos em diversos estágios de estudo.

Há aquele que está começando a estudar agora, saiu o edital do DEPEN e resolveu que vai estudar para a área policial. Há aquele que está estudando para a PCDF ou para outro concurso de polícia civil que está suspenso, por exemplo, PC-PR e não sabe se mira ou não, ou como insere uma nova matéria ou como estuda para dois concursos ao mesmo tempo.

Há o pessoal da PRF Futebol Clube e o pessoal da PF Futebol Clube e como você estuda para esses dois concursos levando em consideração esse cenário todo? É sobre isso que vamos conversar. Uma coisa que você tem que entender é que cada área de concurso tem uma série de matérias comuns em diversas provas.

Eu tenho uma comunidade de concurseiros em que coloco minhas vídeo aulas e os alunos conversam entre si e lá coloquei um vídeo sobre como estudar para a área policial. Fiz uma análise de diversos concursos de polícia civil, PRF, PF, quais matérias de cada concurso, quais matérias são comuns (as que caem na maioria dos concursos da área policial), ou seja, são matérias mais clássicas para o ciclo básico da área policial.

 

Esse conceito é importante.

 

Você tem que pegar o edital da prova para a qual você estuda e comparar com os editais das outras provas para ver se há alguma similaridade ou não. Normalmente há. Concursos da mesma área tem matérias em comum, mas há um concurso ou outro que é uma exceção e você tem que levar isso em consideração.

De uma forma geral, qual é o desafio agora? Você vinha estudando para a PCDF, estava se planejando para fazer a prova de Escrivão e está esperando a prova de Agente (lembrando que esse vídeo foi gravado na metade do mês de maio).

PCDF Escrivão foi suspenso, PCDF Agente está sendo aguardado com a publicação do edital a qualquer momento. DEPEN teve o edital publicado há pouco tempo. Você vai ter que fazer esse jogo de matérias: comece pelas matérias comuns a diversas provas e depois vá adicionando outras matérias.

Adicione aquela matéria da prova que vai acontecer mais cedo, ou seja, no momento atual, as provas que estão com edital publicado. Esse é o primeiro passo. O grande desafio agora é saber quando que essas provas vão acontecer e qual prova virá primeiro.

Existe um risco, por conta da pandemia, de você ter várias provas sendo liberadas ao mesmo tempo. Será que pode acontecer para o mesmo dia? Pode! Pouco provável, mas pode. Então, de repente, você terá uma série de provas acontecendo.

Eu prevejo que isso vá acontecer para o final do ano, para o último trimestre do ano. É minha opinião. Mas o que estou querendo dizer é o “jogo” normal que fazíamos que era estudar para uma prova com as matérias dela, em seguida para as específicas da segunda prova e, em seguida, para as específicas da terceira prova e assim sucessivamente.

Ao invés de você abraçar o mundo ao mesmo tempo e pegar todas as matérias de todas as provas, foque na primeira prova, depois na segunda e, por último, na terceira.

 

Você tem que tentar manter isso.

 

Apesar de o cenário atual ser de muita imprevisibilidade. Foque na prova em que o edital está publicado, essa deve acontecer primeiro e fique de olho na conjuntura. Temos Escrivão da PCDF, PC-PR, PC-RJ e DEPEN. PF e PRF estão “correndo por fora”, são concursos que estavam com previsão de edital mais para o fim do ano.

Mas se você quer de qualquer jeito um salário na área policial, foque primeiro nessas: polícias civis e DEPEN e pegue as específicas da PRF e PF depois. Sei que é difícil fazer isso no caso da PRF que a matéria específica (legislação de trânsito etc.) foi a que teve maior peso na última prova.

“Diogo, então vou estudar para a PRF sem estudar as específicas de trânsito etc.?” Vai. Nesse momento, na metadezinha de 2020, vai. Porque ainda não temos tudo o que precisa para ter um concurso andando. Ele ainda está longe e você tem outras provas mais interessantes.

A não ser que você seja “PRF Futebol Clube” e só queira esse concurso e você vai ignorar completamente os outros, beleza. Caso contrário, comece pelas matérias mais básicas da área policial, as matérias mais comuns de diversas provas.

Depois, se tiver espaço, sua carga horária está legal, seu ciclo está organizado (ensino você a fazer seu próprio ciclo de estudos na minha comunidade www.estudocompleto.com.br), então você vai inserindo novas matérias sem inflar demais seu ciclo, mas inserindo novas matérias de provas que estão mais próximas.

Essa é a ideia e é dessa forma que você deve prosseguir a partir de agora. Já lhe adianto que o DEPEN é a prova mais “diferentona” da área policial. Se você está querendo DEPEN, dê um foco nele, a não ser que você tenha uma carga horária muito grande com várias horas e esteja em um estágio mais avançado.

Analisando provas recentes da área policial e trazendo informações que você está querendo é: quais são essas matérias mais comuns da área policial?

– Português;

– Informática;

– Raciocínio Lógico;

– Direito Constitucional;

– Direito Administrativo;

 – Direito Penal;

– Direito Processual Penal;

– Legislação Penal Extravagante;

 

Essas são as super clássicas da área policial.

 

Essas matérias estão em quase todos os concursos da área policial. Você deve começar por elas. Há outras que são mais comuns em algumas provas, outras são comuns em outras provas. Tenho uma tabela dentro da comunidade como um mini curso da área policial com matérias dos oito últimos concursos.

Mas com essas matérias você já tem uma boa base sólida para estudar para a área policial. Depois, como falei, insira mais matérias à medida que você tiver tempo ou espaço no seu ciclo de estudos e essas provas estiverem se aproximando.

Meu chute: provas no último trimestre de 2020, mais para o final do ano. Não vejo, como falei em outro vídeo, como fazer provas especialmente em diâmetro nacional enquanto temos cidades e estados em lock down ou quarentena. Por isso, as provas tendem a ficar para o fim do ano.

Se você está no começo dos estudos, ótima notícia. Se você estava pronto para ser aprovado, continue, mas reduza sua carga horária, tire aquele ritmo pós-edital que você estava fazendo e continue estudando pegando cada vez mais detalhes para começar a brigar pela primeira colocação. Então, não desanime, não se deixe abater.

 

SAIBA MAIS:

Conheça o mini-curso de como estudar para a Área Policial dentro da Comunidade Estudo Completo, onde coloco todas as minhas videoaulas disponíveis pra você

Concurso DEPEN 2020 – Análise do edital e dicas de estudo!

PRF – Como estudar para o concurso da PRF! Baseado no edital PRF 2018-2019

Quando os concursos voltarão?

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixe seu comentário 3 comentários

Deixar comentário