Skip to main content

Contra a procrastinação.

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

 

Contra a procrastinação.

 

O grande problema da procrastinação é que, normalmente, o objetivo é tão distante que, se você falhar só hoje, não terá problema. E só hoje significa só hoje todos os dias. A recompensa está muito longe, assim como a punição.

Você só perceberá que todos esses dias de falha fizeram falta daqui há dois ou três meses. Ou seja, você precisa trazer a recompensa e a punição para perto, para o presente, desenvolvendo ferramentas para se enganar – de certa forma – e fazer com que a dor e a felicidade de cumprir as metas sejam mais imediatas.

 

Eu tenho três dicas práticas para vencer a procrastinação.

 

A primeira opção é trazer as recompensas da ação que você quer fazer para o presente, como já disse acima. Uma segunda opção é fazer com que as consequências negativas da procrastinação sejam mais imediatas. Antes falamos de recompensas, agora falamos das consequências, isto é, das punições.

A terceira possibilidade é utilizar um aplicativo de celular para controle de hábitos. Eu tenho utilizado um deles e tem funcionado muito bem para mim.

 

O nome dele é habitica. É grátis.

 

Quebre a ação que precisa ser feita em pequenas partes e traga uma meta que seja mais simples de cumprir. Por exemplo, uma meta de tempo. Além disso, é muito mais simples cumprir 60 minutos de leitura – independentemente da quantidade – e dar aquele check de missão cumprida. É muito bom.

Você começar o dia com pequenas atividades que precisa fazer e dar os checks, traz uma sensação boa e já te ajuda a vencer a procrastinação para outras ações. Essa já é uma boa meta de como começar o seu dia.

Se você tiver a disciplina de se levantar e fazer isso todos os dias, a tendência será você se tornar mais produtivo no decorrer do dia. Portanto, na medida do possível, traga recompensas e punições para o presente.

Quebre as grandes ações – os grandes obstáculos – em pequenas partes. Torne as atividades mais simples de se cumprir. Simplesmente faça isso durante um tempo e você perceberá uma grande diferença na sua rotina.

 

 

SAIBA MAIS:

A vida está passando enquanto você estuda.

Concurso da Receita Federal AUTORIZADO!

Ainda da tempo de estudar para a Receita Federal?

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?