A estratégia Seinfeld para ESTUDAR MAIS

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

Ser aprovado em concurso é um empreendimento difícil e desafiador. Qual o segredo de quem tem sucesso? Como o Seinfeld, por exemplo, passou mais de uma década produzindo conteúdo de qualidade para sua série de humor e como você pode aplicar a estratégia dele para melhorar seus estudos? Descubra agora.

 

A estratégia Seinfeld para estudar todos os dias.

 

Jerry Seinfeld é um dos maiores comediantes de todos os tempos nos Estados Unidos. Ele é famoso no Brasil, mas é mais famoso lá. De toda forma, você já ouviu falar do seriado dele que ficou uma década ou mais no ar.

O segredo dele e um dos motivos pelo qual ele teve sucesso é a constância. Foram muitos e muitos anos criando conteúdo para a sua série de comédia. Ele atuava e escrevia todas as piadas e episódios.

Não dá para dizer que ele teve altos e baixos, mas ele teve uma carreira de bastante sucesso durante todos esses anos. Era constante. Ele tinha uma performance constante e a qualidade do seriado era bastante constante também.

Imagine passar dez anos ou mais escrevendo uma peça ou episódios de um seriado de comédia todos os anos. Como você mantém essa consistência? No nosso dia a dia começamos a malhar um ou dois dias e não vai nunca mais, praticamos apenas o pagamento de academia, por exemplo, e não o malhar em si.

Ou, então, você começa uma dieta nova, compra umas coisas, começa certinho, na semana seguinte dá uma escorregada e depois não leva nada adiante. Essa é a parte mais frequente da nossa vida, da nossa luta contra os maus hábitos.

Como o Jerry Seinfeld fazia para escrever com tanta constância e com tanta qualidade no decorrer do tempo? Um comediante, uma vez, esteve no mesmo local em que o Seinfeld estava performando e conseguiu bater um papo rápido. E essa história foi contada no site Life Recar.

O rapaz era um jovem comediante e ele perguntou ao Seinfeld: você tem alguma dica para eu ser um bom comediante? Como posso fazer para me tornar um bom comediante? “O melhor jeito de se tornar um comediante melhor é escrever piadas melhores e a melhor forma de escrever piadas melhores é escrever todos os dias.”

Ele contou ao jovem rapaz que na casa dele, em uma das principais paredes, ele colocou o calendário de um ano inteiro (conseguia visualizar o calendário do ano inteiro em uma das paredes). O dia, no calendário, era dividido em quadradinhos e ele também comprou uma caneta de marcar de tinta vermelha.

 

Cada dia que escrevia uma piada, ele marcava com “x” vermelho naquele dia.

 

A verdade é que depois de alguns dias ou semanas você tem uma corrente, ou seja, vários dias seguidos com “x” marcados. E depois de algumas semanas a sua única tarefa era não quebrar a corrente. Basicamente tinha que se esforçar para escrever novas piadas todos os dias.

Aquilo era visível e o principal objetivo era não quebrar a corrente. Preste atenção, o Seinfeld não falou absolutamente nada sobre resultados. Não importa se ele estava motivado ou não, não importa se as piadas estavam ficando boas ou não, não importa se aquela piada daquele dia ia acabar dentro de algum episódio ou não.

Ele só tinha que escrever todos os dias. A gente vê no dia a dia grandes artistas, CEO´s, pessoas que produzem com alta frequência e produtividade sempre e a gente se pergunta: será que essa pessoa não tem um dia ruim, ou não fica desmotivada, não encontra uma dificuldade, não encontra um dia em que tudo dá errado e que as coisas que ela faz não ficam péssimas?

Será que isso não acontece com elas também? A estratégia do Seinfeld funciona bem porque ela não está preocupada em escrever grandes piadas, em fazer uma grande produção, em ter uma qualidade cada vez melhor, mas está preocupada em não quebrar a corrente.

Então, você não fica desmotivado, desanimado, decepcionado consigo mesmo, mas você fica preocupado em fazer sua parte todos os dias. Qual é a tarefa que você quer desempenhar? O que você quer alcançar?

Você tem que definir uma tarefa diária, mas não pode ser uma tarefa muito difícil a ponto de você ter que lutar muito para fazer aquilo todos os dias e virar um grande fardo e também não pode ser uma coisa super simples ao ponto de não valer a pena e não lhe ajudar a chegar onde você quer.

Não adianta, por exemplo, o Seinfeld pesquisar novas piadas (“vou fazer pesquisas de boas piadas todos os dias”). Ele não vai se tornar um comediante melhor pesquisando piadas, mas vai se tornar melhor escrevendo piadas.

 

Então, era necessário escrever piadas todos os dias.

 

Por exemplo, fazer trinta flexões todos os dias vai te deixar um pouco mais saudável, vai fortalecer alguns músculos, fará alguma diferença no seu físico. Você pode fazer trinta repetições de qualquer exercício físico, desde que seja todos os dias, mas pesquisar melhores formas de malhar ou pesquisar uma nova alimentação não fará de você uma pessoa mais forte. Então, não adianta.

No caso do concurseiro, a principal coisa é estudar. Estudar é o que tem de mais importante para o concurseiro, mesmo que você esteja estudando mal, se estudar todos os dias com uma quantidade considerável de horas, mantiver a consistência e a frequência, você consegue chegar em algum lugar.

É por isso que você ouve diversas histórias de pessoas que são aprovadas com as mais diferentes técnicas de estudo. Algumas são melhores, outras são piores, outras permitem ser aprovado mais rápido, outras demoram um pouco mais, mas no fim das contas, se você estudar muito seriamente todos os dias durante dois, três, quatro anos, uma hora você vai passar em algum concurso.

Uma boa meta, nesse caso, seria estudar uma hora, ler qualquer coisa do seu estudo para concurso durante uma hora, fazer questões durante uma hora, reler os seus resumos ou ler a legislação, qualquer coisa que seja durante uma hora.

A maioria estuda três horas por dia. “Ah, mas as pessoas que estão passando estudam oito horas por dia.” Não é verdade, a gente sabe que a maioria das pessoas trabalha enquanto estuda. Então, se você pegar um concurseiro médio, ele estuda de três a quatro horas por dia e acho que é muito justo e factível que você trace uma meta de estudar, no mínimo, uma hora todos os dias.

Você pode pegar a parede do seu quarto, enlouquecer sua mãe, e transformar ela em um calendário gigante, comprar uma caneta vermelha que não apaga e riscar a parede durante o ano de 2021 inteiro, por exemplo.

A sua mãe vai pirar e quem sabe você será expulso de casa, mas você vai estudar durante uma hora todos os dias. Isso vai ser suficiente para você ganhar consistência e concentração. Ninguém ganha concentração buscando copo d´água na cozinha, nem em pé olhando pela janela, mas é sentado olhando para o material, seja lendo a teoria, lendo resumo, fazendo questões, qualquer coisa que seja estudar.

Você pode ter certeza de que depois de seis, nove, doze, quinze meses em que você praticamente não tiver quebrado a corrente você será um estudante muito melhor, com mais consistência, com mais organização e com resultados melhores rumo a sua aprovação.

 

 

SAIBA MAIS:

SOLIDÃO ao estudar para concursos

A Reforma Administrativa e o CONCURSEIRO

Não faça resumos – A POLÊMICA no meu Instagram

Quer aprender a estudar? Entre para a Comunidade Estudo Completo

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário