Skip to main content

Como melhorar a concentração nos estudos?

Por 17/11/2015janeiro 18th, 2019Dicas, Técnicas, Videos

Olá, meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos!

 

Como conseguir a tão almejada concentração nos estudos?

 

O primeiro passo e o mais óbvio é se livrar de todo e qualquer distração no seu ambiente de estudos.

Quando eu estava estudando, a televisão já não ficava mais no meu quarto, o computador também saiu e tirei o CD player. Inclusive, imprimi os materiais de estudos.

Entenda o seguinte: se você estuda no seu quarto ele tem que ser um santuário de estudos!

Eu recomendo tirar a televisão ou qualquer coisa que fique “olhando” pra você quando está estudando, te convidando para a distração.

Sim, essa postura é radical, mas para você obter êxito no seu concurso sem demorar muito, requer uma certa radicalidade com relação a algumas coisas na sua vida.

O celular, por exemplo, é um dos mais importantes itens que devem ser retirados do seu alcance. Não existe estudar com o celular do lado.

No meu caso, celular ficava fora do quarto para vibrar. Eu não ouvia e não queria saber.

Grupo de WhatsApp, Facebook e Instagram só nos intervalos longos. Naqueles intervalos de cinco minutinhos entre uma matéria e outra está vetado!

 

Outra coisa importante que você pode fazer é pedir para que as pessoas da sua casa não interrompam seus estudos entrando no seu quarto.

 

Quando você está estudando, você não pode ser interrompido. Não podem ficar te chamando a cada toque de telefone ou assunto não urgente para tratar.

Tem que ficar claro que naquele momento você está estudando e que você vai fazer intervalos a cada uma hora ou uma hora e meia. Nesses intervalos você vai sair do quarto para pegar uma água e ir ao banheiro.

Apenas nesses momentos as pessoas da sua casa poderão passar algum recado ou pedir alguma coisa.

Se tiver muito barulho na sua casa, seja alguma vizinha que fica pendurada no telefone na janela o dia inteiro, o irmão que faz muito barulho ou alguma coisa assim, você terá que usar tampão de ouvido.
Eu mesmo colocava tampão de ouvido para não ouvir a movimentação na minha casa. Seja a empregada lavando louça, fazendo limpeza na casa ou outros ruídos, quanto menos barulho você ouve, melhor.

 

Agora, se no seu ambiente de estudos não tem barulho e mesmo assim não consegue se concentrar, tenho algumas observações importantes a fazer.

 

Bom, agora vem a prática, agora é necessário sentar e ler sem ficar pensando na vida ou ficar olhando em volta. Comece a ler! Se tiver que repetir a leitura três vezes ou mais do primeiro parágrafo, faça isso!

Acredite que a coisa vai começar a fluir. Insista! Pois não será levantando da cadeira e fazendo outra coisa que você vai começar a adquirir ritmo de estudo. Tem que sentar e ler.

Se necessário for, se não tiver jeito, leia em voz alta para você mesmo, mas insista até que você consiga adquirir um ritmo de leitura. Ler em voz alta impede que você se distraia. Não recomendo fazer isso sempre, mas pra pegar ritmo no começo é uma saída.

 

Também fica muito difícil se concentrar na prática, se você não tem um planejamento.

 

É importante ter um plano de estudos! Não é apenas sentar na cadeira, ficar olhando para os livros para decidir qual irá estudar naquele dia.

Você tem que saber o que irá estudar a durante a próxima hora, seguir um plano. Você tem que acordar sabendo o que você terá que fazer naquele dia e não deixar para planejar tudo no momento.

 

Outra causa da dificuldade de concentração pode ser ansiedade!

 

A ansiedade é natural para qualquer concurseiro e saber dominá-la é uma coisa que vem com o tempo e com a prática.

Para quem está começando, a ansiedade é muito alta. Você não conhece as matérias, não sabe exatamente quanto que tem de estudar, não saber se o seu estudo está rendendo, se você está conseguindo decorar e aprender aquilo tudo ou não.

Calma! Isso tudo vem com ritmo, com a prática. 

O que você pode fazer ativamente para reduzir a ansiedade é evitar ficar sonhando acordado, imaginando quando tiver um salário bom, as viagens que irá fazer, etc.

O que te interessa atualmente é a sua realidade! O que você tem que estudar hoje!

Siga assim até o dia do concurso. Ficar sonhando acordado gera ansiedade.

Todo ano acontecem dezenas, centenas de concurso no Brasil. Se concentra, siga o seu plano e saiba que depois dessa prova vai ter outra.

Faça provas para obter ritmo de execução, de preenchimento do gabarito.

Não fique achando que aquilo ali é “o grande momento” que vai virar a sua vida, que é a oportunidade única, não! Calma! O que você tem que fazer é estudar. Siga o plano e mantenha o foco até o fim.

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES 

 

SAIBA MAIS:

 

CANSAÇO AO ESTUDAR

ACERTE MAIS QUESTÕES

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixe seu comentário 3 comentários

  • Carla Aparecida Pereira disse:

    Legal Professor. Gostei muito. Essas dicas vou repassar também pra minha filha que está estudando pro vestibular.
    Estou no estágio mais avançado.
    Poderia dar dicas planejamento. Muitas vezes não sei por onde começar. Planos curtos diários ou semanais?
    Obrigada.
    Abcs

  • Maísa disse:

    Olá Diogo, como concentrar naqueles dias em que surgem problemas chatos, alheios ao estudo e que temos que resolver? Geralmente quando tenho algum problema para resolver não consigo concentrar e acabo perdendo o dia de estudos enquanto não fica tudo resolvido. Sei que não é o ideal, pois problemas vez ou outra sempre aparecerão. Você consideraria mudar
    a rotina e alterar o horário de estudos, começando o mais cedo possível (por volta de 5 da manhã) para focar nos estudos enquanto não há perturbações? Obs: começo a estudar geralmente às 7 da manhã e a meta é cumprir 8h/dia, já que não trabalho atualmente.

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?