Skip to main content

Memorização total com Flashcards na plataforma Olho Na Vaga!

Por 13/10/2020outubro 16th, 2020Dicas, Técnicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

Técnica de memorização chamada Flashcards. Você organiza as principais informações que você precisa decorar em cartões e essa é uma forma de revisão ativa, favorece a retenção do conteúdo na sua cabeça, favorece a memorização de longo prazo.

 

Vou te ensinar como você pode utilizar a técnica de flashcards usando o aplicativo do Olho na Vaga.

 

Um aplicativo em português e excelente para quem quer estudar e decorar informações difíceis. Flashcards são uma espécie de fichamento. Basicamente, você pega uma folha de papel (ou nesse caso, um aplicativo), na frente você coloca a pergunta e no verso, a resposta. É simples, mas por que existe um aplicativo para isso?

Porque é necessário todo um controle da frequência com que você faz a revisão. É aí que o aplicativo do Olho na Vaga aparece e mostra bons resultados para os concurseiros. Ele possui inteligência artificial, há um algoritmo por trás que controla a frequência com que você deve revisar cada flashcards.

Esse algoritmo vai lhe dizer: Está na hora de verificar esses flashcards hoje. À medida que você acerta o flashcards menor será a frequência da sua revisão. Está acertando? Então, o algoritmo vai jogar a revisão desse flashcards mais para frente até determinado limite.

Isso é fundamental para você não ficar com um “caminhão” de flashcards para revisar todos os dias. Algumas informações são mais fáceis e você não precisa revisar todos os dias, às vezes, nem mesmo toda semana.

O algoritmo por trás do aplicativo Olho na Vaga faz exatamente esse controle e possui mais informações e características legais. Dentro do aplicativo, no site olhonavaga.com.br, você pode editar seu baralho. Flashcards são cartões, de um lado a pergunta e de outro, a resposta.

Como você organiza os cartões? Você organiza em forma de baralho. Você pode criar um baralho de Direito Constitucional, outro de Português, ou Direito Administrativo. Você divide da forma como quiser e, normalmente, é feito por matéria.

 

Há diversos cartões dentro do baralho de Direito Constitucional.

 

O Olho na Vaga tem uma característica interessante, há uma área aberta que você pode criar baralhos públicos e compartilhá-los. Os usuários compartilham seus baralhos e cartões e podem, com isso, fazer uma evolução no grupo de determinado baralho e melhorar cada vez mais o seu processo de memorização.

Com o baralho pronto, você pode ir adicionando mais e mais cartões. Há duas opções: criar um novo cartão ou pesquisar cartões existentes. Você quer que apareça, por exemplo, a palavra vinculado no verso, com isso, você encontra diversos cartões públicos, talvez com aquilo que você está procurando.

Vamos criar um cartão do zero. Você pode definir se o cartão será público ou privado, definir o assunto, mas, principalmente, você consegue customizar, editar de forma bastante rica o conteúdo do cartão. Por exemplo, na frente escreva: o que significa CTN?

Você consegue modificar cor, tamanho da letra, numeração, lacunas, até imagens para poder enriquecer o seu processo de aprendizado, utilizar mapas mentais para tornar sua experiência mais rica. No verso, escreva: Código Tributário Nacional. Você escolhe se quer salvar, ou salvar e criar outro, ou salvar e sair.

Você vai adicionando cartões à medida que vai estudando. Isso é algo interessante em relação ao estudo via flashcards. No Olho na Vaga você encontra cartões já prontos, como falei, mas é bem interessante que você crie seus próprios cartões, eles serão baseados nas suas dificuldades, naquilo que você está errando, naquilo que você não consegue decorar.

 

Fica mais personalizado.

 

É legal que você faça seus cartões sempre. Na tela geral, onde há visualização de todos os seus flashcards, há informações do que você está estudando. Se há cartões novos, se você está aprendendo, revisando ou avançado em alguns cartões.

Como falei, o algoritmo controla se você ainda está aprendendo, revisando ou se já está avançado, ou seja, aquele cartão já está fácil para você. Ele controle quantos cartões estão em cada situação. Você consegue ver, por exemplo, em Direito Constitucional, se você já está mais avançado ou não, se há muita coisa para ser revisada e lhe dá um percentual de domínio que você está na matéria baseado nisso.

Vamos estudar os cartões de Direito Constitucional, clicando em Direito Constitucional ele nos mostra: pendências para hoje (1), aprendendo (0), revisando (9) e avançado (0). Clique em “começar estudo”. No anverso, “será declarada a perda da nacionalidade o brasileiro que”.

Agora você vai tentar responder para você mesmo, se quiser escrever pode, mas tente responder para você mesmo e avalie como que foi sua resposta. Você clica no cartão e ele lhe mostra a resposta. “Diogo nem tentou chutar, já estudou há algum tempo, já passou no concurso, muito obrigado.”

Mas o que é importante? A resposta que você colocou. O que você pensou como resposta está de acordo com o que está escrito? Você teve uma resposta correta? Você esqueceu algo? No primeiro botão à esquerda é “esqueci algo”, ou seja, sua resposta foi incompleta, na prática você errou.

A outra opção é “consegui lembrar com esforço”, você está dizendo para o algoritmo que esse flashcards não está fácil. Outra opção é “acertei sem esforço”, você está dizendo para o algoritmo é para ele lhe mostrar esse cartão com menos frequência porque ele está fácil.

Para fins de exemplo, clico em “acertei com esforço”, ele vai considerar que acertei e vai computar quando esse flashcards será visto novamente. Ele já lhe joga para o próximo flashcards (no alto, na barra colorida, mostra quantos flashcards você tem e seu progresso no dia). Você vai respondendo um flashcards após o outro.

 

Você consegue visualizar em gráficos seus resultados.

 

Ele lhe mostra, para cada tipo de cartão (novo, aprendendo, revisando, avançado), como estão suas respostas (esqueci algo; com esforço; sem esforço). Há gráficos que lhe auxiliam no acompanhamento de sua própria evolução no decorrer do tempo.

Isso é bom até para fins motivacionais. Você acerta cada vez mais e ficará mais confiante também. Claro, não tenha aquela ilusão que você vai achar que sabe tudo porque você que está estudando para concurso nunca vai achar que sabe tudo, que está pronto, ou que chegou sua vez de passar.

Portanto, crie  seus próprios flashcards ou utilize aqueles que estão públicos na plataforma Olho na Vaga, vá estudando, marque se você está errando, se acertou com dificuldade, ou se acertou com facilidade.

O algoritmo que eles desenvolveram dentro da plataforma vai controlar a frequência com que você vai fazer e responder esses flashcards. Não é todos os dias que você vai ver todos os flashcards. Isso vai ser fundamental para não desperdiçar tempo.

O tempo é o maior ativo do concurseiro e você tem que tentar otimizar da melhor forma possível. Flashcards são uma forma de memorização ativa, de revisão ativa. Isso é fundamental para sua memorização de longo prazo.

Cuidado no começo, não abuse dos flashcards para você não gastar tempo demais fazendo para coisas fáceis. Amadureça um pouco como concurseiro, tenha uma noção melhor da matéria, mas utilize flashcards para algumas informações não vão entrar na sua cabeça pela mera repetição, relendo material, resumos ou coisas assim.

É necessário tomar as rédeas da sua preparação e agir ativamente. Para isso, o Olho na Vaga criou uma plataforma espetacular, com qualidade, fácil de usar, uma interface amigável e, também, com uma inteligência por trás para lhe ajudar a evoluir sem que você gaste tempo controlando seus próprios cartões ou baralhos.

 

O Olho na Vaga faz isso para você.

 

Para conhecer um pouco mais sobre essa plataforma (ou esse aplicativo para Android, no momento) de flashcards do Olho na Vaga entre em olhonavaga.com.br e dê uma olhada, se cadastre e comece a utilizar gratuitamente.

Eu, em contato com o pessoal do Olho na Vaga, consegui uma vantagem para os membros da Comunidade Estudo Completo (estudocompleto.com.br). Se você ainda não é membro da Comunidade, entre que você vai conseguir um tempo estendido de gratuidade nesse sistema de flashcards no site Olho na Vaga.

Você vai conseguir sentir como se utiliza e quais as vantagens de utilizar esse aplicativo no longo prazo. Para conhecer a Comunidade acesse o site estudocompleto.com.br, já somos mais de 1.500 concurseiros estudando, trocando dicas e informações.

 

SAIBA MAIS:

Quantidade de páginas lidas por hora

Assumir ou não um cargo pequeno?

Invista tempo e energia nos seus estudos

Quer aprender a estudar? Entre para a Comunidade Estudo Completo

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixe seu comentário 2 comentários

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?