Skip to main content

Auditor-Fiscal em 9 meses – Conheça a minha história!

Por 14/09/2018janeiro 19th, 2019Quero começar, Videos

Olá, meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos!

Eu vou iniciar aqui uma série de vídeos com dicas e informações sobre a metodologia de estudos que utilizei no concurso eu passei da área fiscal, mas ela se aplica basicamente a qualquer área.

Inicialmente eu vou contar como foi a minha breve história no mundo do estudo para concurso do dia que eu comprei meu primeiro livro de estudo para concurso, diga-se de passagem foram errados os dois livros que comprei, até o dia da prova objetiva do concurso de Auditor-Fiscal, que se deram exatamente em nove meses.

 

O que eu fiz de tão importante, o que eu fiz de tão diferente para conseguir uma aprovação tão rápido?

 

No começo, fiquei um pouco de tempo perdido, sem conhecer direito a metodologia. Eu não tinha ninguém para me ensinar como estudar para concurso e eu bati bastante a cabeça escolhendo material e desenvolvendo a minha técnica.

Comecei com metas razoáveis estudava entre 3 e 4 horas líquidas por dia. A primeira dica estudo é controlar as horas líquidas, ou seja, quantos minutos exatamente você ficou sentado lendo aquele papel.

A partir desse controle eu fiz um ciclo de estudos baseado na colocação de cinco a seis matérias alternadamente nos dias. Todas elas caminhavam juntas. Na prática, se eu vi uma matéria hoje só ia vê-la novamente depois de amanhã.

Além disso tive muita disciplina, eu preferia estudar logo pela manhã pra adiantar as horas de estudo para que no fim do dia, quando estivesse cansado e desmotivado, já havia estudado.

 

Eu não saía e o meu quarto virou um “santuário de estudos”!

 

Eu tirei televisão, computador e toda e qualquer distração que podia atrapalhar meus estudos do meu quarto.

A cada hora e meia de estudos eu fazia um intervalo de cinco a dez minutos, deitava um pouco na minha cama para descansar as costas descansar e os olhos também, bebia uma água, fazia um lanche rápido e voltava aos estudos.

Nada de distração longa durante o dia. Meu dia era planejado pra estudar.

No início, eu fui em um cursinho, mas não era o meu perfil. Eu achava que quando estava assistindo aquela aula presencial, estava perdendo muito tempo. Achava que se eu estivesse em casa estudando, estaria rendendo bem mais.

Então, eu segui esse processo de ciclo de estudos durante alguns meses e, aos poucos, eu fui incluindo outras matérias à medida em que terminava completamente as matérias iniciais.

Segui assim durante vários meses até a divulgação do edital.

 

Quando o edital foi divulgado foi um outro trabalho completamente diferente.

 

Com o edital na mão eu tirei dois dias para programar quanto tempo eu teria para estudar até o dia da prova.

Tinha exatos 74 dias até o dia da prova e eu sabia exatamente quantas horas estudar em cada dia. Eu não criei planos mirabolantes, eu não achava que daria mais do que oito horas líquidos por dia pois sabia que era o meu limite.

A seguir peguei a quantidade de matérias e a quantidade de horas que eu tinha para dar uma média de quantas horas e teria por matéria. Adicionei minutos às matérias que tinha mais dificuldade e às que eu não conhecia tão bem. Tirei minutos daquelas matérias que eu já conhecia bem que eu não precisava estudar tanto.

Fiz essa programação para 15 dias e fui fazendo assim até a véspera da prova. Se a prova fosse um mês antes, eu não teria passado pois ainda não tinha terminado de ler todas as matérias e de revisar as principais.

Todo o planejamento foi feito para que isso ocorresse na véspera da prova faltando 15 dias mais ou menos e assim foi na última semana antes da prova. Terminei todas as matérias sem nada mirabolante ou especial.

A metodologia que eu utilizei é a metodologia que o passo os meus alunos do coaching do Estratégia Concursos. Além de fazer um acompanhamento semanal, trocar informações e dar várias dicas e feedbacks a eles, onde estão errando ou onde estão melhorando.

Isso é algo que não tinha quando na época em que fiz concurso em 2009. Quem faz esse tipo de planejamento, na minha opinião, acaba largando na frente porque não passarão batendo cabeça com material errado, estudando matéria que não deveria ter estudado e muitas vezes cansando antes do tempo.

Hoje vivemos novos tempos, mas a concorrência sempre foi grande e sempre vai ser e quem tem mais conhecimento larga na frente. Por isso, neste canal eu vou divulgar vídeos de tempos em tempos dando dicas e explicando a metodologia que eu considero mais interessante em um estudo para concursos.

Boa sorte e até lá!

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

 

MEU PRIMEIRO CONCURSO

2 ERROS MAIS COMUNS NA PREPARAÇÃO

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?