Skip to main content

Como assim não faça resumos?

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

 

Como assim não faça resumos?

 

Os resumos são, basicamente, a única ferramenta de estudo que as pessoas conhecem quando não procuraram ainda muitas técnicas de estudo. Leem e escrevem tudo. No fim das contas, você fica no automático. Resume tudo.

Primeiro, você precisa entender que existem muitas boas técnicas de estudo. Dificilmente você estudará de uma forma completamente errada. Entretanto, eu trato os resumos dessa forma, porque o estudo para concurso é um pouco diferente (e algumas pessoas não têm a real noção do que é isso no começo dos estudos).

A maioria das pessoas têm a sensação de que aprendem somente se escreverem.

 

Porque acreditam que não têm uma boa concentração. Mas, depois de um certo tempo, se torna automático, de modo que a pessoa consegue resumir sem nem prestar atenção no que lê.

Existe um outro fator, ainda, para eu não recomendar resumos, especialmente se você está no começo dos estudos para concurso: tudo parece difícil, então você tende a pensará que tudo é importante.

Entretanto, é somente uma sensação. Tudo é importante? É. Mas nem tudo é difícil. Aí está a diferença. Você, quando está no começo dos seus estudos, não consegue distinguir muito bem o que é difícil do que não é.

 

Minha sugestão é: pegue as questões do seu material, resolva e refaça todas.

 

Essa é a melhor técnica para revisar, na minha opinião (via questões). Terminada essa revisão geral via questões, você terá uma boa noção do que sabe e não sabe. O ideal é que você anote o seu percentual de acerto de cada assunto, assim você terá um mapa de como está o seu aproveitamento , entendendo onde estão suas forças e suas fraquezas.

Daí, sugiro que você pegue essas informações que errar com frequência e jogue para o caderninho de erros. Dessa forma, o caderninho será uma grande fonte de informação útil e nele só estará aquilo que você não conseguiu aprender.

 

 

SAIBA MAIS:

Concurso TJ PI! Análise do edital e dicas de estudo!

A vida está passando enquanto você estuda.

Concurso da Receita Federal AUTORIZADO!

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?