Skip to main content

PARE de pesquisar técnicas de estudo – veja por quê.

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

Você faz ciclos de estudo? Revisões? Mapas mentais? Questões? Caderno de Erros? Resumos? Estudo reverso? Grifos? Fichamentos? Flashcards? Saiba mais!

 

O problema de pesquisar demais sobre técnicas de estudo.

 

Você está pesquisando sobre técnicas de estudo, quer descobrir a melhor forma de estudar, já viu diversos youtubers diferentes, professores, coachs e cada um, infelizmente, ensina de um jeito diferente e não existe uma metodologia única.

Você está preocupado em fazer seu estudo render ao máximo, aproveitar cada hora e quer saber qual é a melhor forma de estudar, mas não consegue chegar a nenhuma conclusão. Diogo fala para não fazer resumo, fulano de tal fala para fazer resumo, o outro fulano fala para fazer mapas mentais. Cada um fala uma coisa e você fica completamente perdido.

Isso tem um problema sério, você pode estar perdendo tempo, ou estudando de uma forma errada, ou rendendo menos e pode chegar o dia da aprovação e você não está pronto. O que você faz?

Será que pesquisar sobre técnicas de estudo realmente é útil? Realmente faz diferença? Até que ponto vale a pena continuar pesquisando, ficar antenado nas tendências da educação online. Até que ponte vale a pena tudo isso?

Um professor de fotografia de uma universidade americana resolveu dividir a turma dele em dois grupos. Para um grupo disse que no semestre a nota dependeria de conseguir tirar 100 fotos diferentes, não importa se seria boa ou ruim, preto e branco ou colorida.

Para outro grupo pediu para tirar apenas uma foto, mas deve estar tecnicamente impecável, tem que ser ótima, de excelente qualidade. Um grupo era de quantidade de fotos e o outro grupo era de qualidade de fotos.

Se você tivesse que escolher as cinco fotos mais bonitas e perfeitas, de qual grupo você acha que essas fotos viriam? Do grupo da qualidade, né? O pessoal estudou as técnicas de iluminação, de composição, de framing e tirou as fotos mais perfeitas. Correto? Não.

Na verdade, o grupo que teve as fotos de melhor qualidade foi o grupo cujos alunos tinham que tirar 100 fotos. A quantidade de fotos tiradas, a quantidade de repetição, de teste, de mão na massa, fez com que aqueles alunos ficassem tecnicamente superiores aos alunos que estavam preocupados em aprender a técnica para tirar a foto ideal.

 

Vamos trazer isso para o mundo dos concursos?

 

O que mais interessa? O que é fundamental para você ser aprovado em um concurso público? É acertar mais questões do que seus concorrentes. Essa é a foto perfeita. Essa é a melhor coisa que você pode fazer e é o que faz a diferença entre ser aprovado e reprovado.

Não interessa se você sabe muito ou pouco, você pode saber tudo e no dia da prova passar mal, ter uma crise de ansiedade e ser reprovado. Você pode saber tudo, mas pode ficar preso em uma questão durante vinte minutos, não responder as últimas vinte questões, não tirar uma nota boa, não ser aprovado.

O que interessa na prática para passar em concurso é acertar mais questões do que as outras pessoas. Claro que para acertar questões você tem que saber a matéria, você tem que conseguir memorizar aquelas coisas bizarras e absurdas, mas, mesmo assim, o que interessa é acertar questões.

Você não pode perder isso de vista. Portanto, por uma questão de lógica, uma das coisas mais importante que você pode fazer durante a sua preparação é dar muita atenção à resolução de questões, fazer o máximo de questões que você puder, treinar muitas questões, ficar bom em resolver questões. “Diogo, ficar bom em resolver questões? Ué, basta saber a matéria, né?”

 

Não necessariamente.

 

Já tive um aluno que foi fazer um curso presencial de português e redação para aprender língua portuguesa, para escrever melhor e o resultado foi que ele começou a acertar mais questões de todas as matérias. Ele começou a entender os enunciados melhor, de uma forma mais clara, não cair em pegadinha, não cair em jogo de palavras.

A prova é escrita, você pode estudar em videoaula, mas no dia da prova você vai ter que ler, talvez tenha até redação e você tenha que escrever. Se você não tiver bom de leitura, você não acertará mais questões do que seus concorrentes.

Não é à toa que no meu canal no Youtube, para meus alunos do Coaching e da Comunidade Estudo Completo ensino a fazer questões, revisar via questões, treinar muitas questões, identificar seus pontos de dificuldade.

Enfim, eu ensino aquilo que você precisa dar mais atenção, aquilo que tem que ter uma importância maior na sua preparação baseado no que você está errando nas questões. Acertar questões é o que interessa para ser aprovado.

 

 

SAIBA MAIS:

ABSURDO suspender um concurso 48 horas antes – ISS Aracaju

Quer aprender a estudar? Entre para a Comunidade Estudo Completo

Os problemas de fazer simulados

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixe seu comentário 2 comentários

  • Fernanda disse:

    Melhor post! Desde o início da minha preparação isso me incomoda, essa infinidade de pessoas ensinando a estudar e ensinando atalhos e estratégias, logo percebi que se eu fosse ler e assistir todos os coachs e livres dos cursinhos eu ia perder tempo de estudos e deixei tudo pra lá, aliás eu até dei um tempo de redes sociais por causa disso. Aí há umas duas semanas o prof Igor Cintra mencionou seu site numa aula e fiquei curiosa. Achei ótimo pq os vídeos são curtos e objetivos, sem blá blá blá e milhares de técnicas e receitas mágicas.

  • Eldrian disse:

    Ótima sacada, como sempre. Parabéns pelo excelente conteúdo, vou colocar em prática, obrigado pelo ótimo conteúdo, Deus abençoe o senhor e sua família!

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?