Skip to main content

Qual o diferencial dos aprovados?

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

Qual é a característica que diferencia o concurseiro aprovado dos demais? Saiba agora!

 

O diferencial dos aprovados.

 

Aluna Jéssica pergunta: Diogo, como ter um diferencial sabendo que muitos também estão estudando com bons materiais e boas técnicas? Existe algo diferente a ser feito além de estudar com material de qualidade, fazer muitas questões e utilizar boas técnicas de estudo?

Jéssica, posse lhe dizer o seguinte, se você estudar com material de qualidade, fazer muitas questões e utilizar boas técnicas de estudo, você passará à frente de 95% dos seus concorrentes. Digo isso tranquilamente.

“Beleza Diogo, mas esses 95% já não estariam brigando pela vaga mesmo.” Sim. Não estariam. Você está sempre brigando com os 3 a 5% que são a “ponta da lança”, a galera que está se preparando a sério, há muito tempo, fazendo um estudo organizado.

 

Como você se diferencia deles?

 

Uma possibilidade é você chegar nesse nível avançado de alta qualidade antes deles, ou seja, estudar com constância, de forma organizada, ter disciplina, nisso você se diferenciará, manter atividades físicas para se sentir bem enquanto estuda, isso favorecerá a memorização.

Fazer atividades físicas é bom para melhorar a circulação sanguínea no seu corpo e adivinhe qual é o órgão que consome mais glicose, mais energia, do seu corpo? O cérebro. Quando você melhora sua capacidade cardiovascular e sua circulação, você favorece que se leve nutrientes para o cérebro também.

E ele agradece. A melhor atividade que você pode fazer para o cérebro não é Sudoku, é atividade física. Você pode se alimentar bem que favorece sono, disposição, funcionamento do cérebro. Então, se você cuidar do seu sistema (você é um sistema) item por item, você passará à frente das pessoas, pouco a pouco, nesses diversos aspectos.

Além disso, fazer muitas questões, ter muito bem organizados seus pontos de dificuldades e as decorebas (caderno de erros que ensino), usar uma técnica ativa de estudos (flashcards, por exemplo, para aquelas informações super difíceis que não estão entrando na sua cabeça).

 

Com isso, você vai subindo de pouquinho em pouquinho para passar essa concorrência.

 

Além disso, na hora da prova, é muito importante ter inteligência emocional, treinar provas, talvez fazer uma meditação para reduzir seu nível de ansiedade. Quando você melhora sua alimentação reduzindo o consumo de café, refrigerante, você melhora o nível de inflamação do seu corpo, reduzindo, assim, a ansiedade porque você está usando menos estimulantes, fica uma pessoa mais zen, mais tranquila.

Quando você para de ver notícias ruins o dia inteiro, você fica menos ansioso. É por isso que no meu canal no Youtube ensino isso há cinco anos porque tudo isso faz a diferença, tudo isso ajuda. “Diogo, como você foi aprovado para Auditor da Receita estudando só nove meses?”

Eu fiz tudo isso. Praticava atividade física, tinha meus momentos de meditação (mesmo não sabendo meditar, deitava na minha cama e pensava). Então, isso favoreceu minha preparação. O caderno de erros é legal porque você tendo todas as informações bem separadas, consegue revisá-las perto da prova. Está tudo em um lugar só.

 

“Ah, Diogo, isso não está entrando na minha cabeça.”

 

Não está entrando para você lembrar daqui a dois meses, mas você vai lembrar daqui a três dias, mesmo que seja uma informação abstrata que não tenha associação nenhuma e seja pura decoreba, daqui a três dias você vai lembrar.

Então, se você revisa às vésperas da prova, você lembra no dia da prova. Só que você só vai conseguir saber o que revisar se estiver organizado, que é o que sugiro pelo caderno de erros.

 

 

SAIBA MAIS:

A estratégia Seinfeld para ESTUDAR MAIS

Caderno de erros e resumo: Qual a diferença?

Existe Resumo Ativo?

Quer aprender a estudar? Entre para a Comunidade Estudo Completo

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?