Skip to main content

Quantas horas são necessárias para passar em concurso?

Por 14/09/2018janeiro 19th, 2019Dicas, Técnicas, Videos

Olá, meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos!

 

Essa é uma das perguntas que mais recebo: “Afinal, quantas horas de estudos são necessários para passar em concurso?

 

Bom, obviamente, a quantidade de horas necessárias varia de acordo com a dificuldade do concurso.

Concursos de nível técnico são mais fáceis de conseguir a aprovação em relação a concursos de nível superior e dentre esses concursos de nível superior existem aqueles que são mais desafiadores.

Agente tem, de uma forma geral, que as pessoas estudam um ano e meio ou dois anos para conseguir passar na prova de Auditor-Fiscal da Receita Federal, por exemplo. Isso varia.

No meu caso até a prova foram nove meses de estudos.

Você não tem como controlar muito isso. Provavelmente, tem gente que passou com seis meses de estudo.

 

Um ponto a se levar em consideração na hora de estipular quantas horas de estudos são necessários é a velocidade de leitura.

 

Tenho diversos alunos do coaching que leem entre nove a dez páginas por hora. Também tenho alguns alunos que leem em torno de 20, às vezes até 25 páginas por hora.

Ou seja, pra você cobrir o material todo vai depender muito da sua velocidade de leitura.

A velocidade de leitura traz prós e contras. Se você é mais rápido, você consegue passar pela matéria toda mais rápido, você consegue ler a teoria toda mais rápido. Mas, geralmente, os alunos que leem mais devagar têm uma fixação melhor.

É necessário encontrar um equilíbrio nisso, um ritmo que seja adequado para que você não perca muito tempo, mas também tenha uma certa qualidade na sua leitura.

De uma forma geral, eu costumo sugerir aos meus alunos que eles tenham uma velocidade de leitura um pouquinho maior, que eles não se preocupem tanto com a fixação, especialmente quando está perto da prova.

O que me dá segurança para sugerir isso é o fato de que a gente tem diversas revisões periódicas e resolução de questões comentadas. Enfim, você passa pela matéria mais rápido, mas você tem vários contatos com aqueles assuntos posteriormente.

Dessa forma, mesmo com a absorção menor no começo, você ganha em qualidade futuramente.

 

Como eu disse, é importante encontrar o equilíbrio e quantas horas de estudo são necessárias por dia irá variar enormemente de pessoa para pessoa.

 

Eu já vi entrevista com aprovado, inclusive no site do Estratégia Concursos, dizendo estudava 16 horas líquidas por dia durante um mês e pouco antes da prova. Eu acho inacreditável, só acredito porque ouvi na entrevista. O fato e que é muito difícil alguém conseguir fazer isso. 

Pessoalmente eu comecei a estudar para concurso fazendo quatro horas líquidas por dia. Aumentei progressivamente e não passei de seis horas líquidas enquanto não saísse o edital. Após o edital, passei a fazer 7, 8 e até 9 horas líquidas.

Se você está no estudo de médio ou longo prazo, você não pode forçar a barra demais. Não adianta ficar tentando buscar o máximo desempenho em termos de horas líquidas por dia, se você vai cansar e ficar desestimulado.

Nesse ritmo frenético, você vai acabar tendo problema no pescoço, no ombro, coluna, enfim, não adianta forçar a barra. Você tem que encontrar um ritmo que seja adequado e saudável.

Se você forçar a barra demais você pode queimar a largada e aí não adianta. Quando sair o edital que você precisar pegar matérias que não estavam previstas para aquela prova quando você precisar focar na resolução de questões e fazer provas anteriores aí você já estará tão cansado que não vai conseguir.

Então, se conheça e entenda quantas horas funcionam melhor pra você. 

Não existe fórmula mágica. Pode ser necessário que você leve um ano e meio, dois ou até três anos para passar nos concursos. Pode ser que você veja alguém que estudou durante seis meses e passou, assim como eu vi e tive colegas aprovados assim.

Apenas faça o seu máximo dentro do que é saudável e que permita você manter-se nessa caminhada durante muito tempo.

O mais importante é chegar no dia da prova sabendo que você fez a melhor preparação que você poderia ter feito.

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

 

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

 

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES 

 

SAIBA MAIS:

 

ESTUDAR COM O EDITAL PUBLICADO

MOTIVAÇÃO PARA ESTUDAR

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?