Skip to main content

Vale a pena deixar a Receita Federal de lado pelo ICMS-SC (2018)?

Por 27/07/2018setembro 5th, 2018Dicas, Técnicas, Videos

Material e-book informativo GRÁTIS!

Quais os assuntos mais cobrados pela FCC, a banca responsável pelo concurso do ICMS-SC? Esses assuntos vão muito provavelmente estar na próxima prova!

Preencha o campo abaixo para receber um eBook GRÁTIS com a relação dos assuntos de cada uma das disciplinas e com que frequência eles são cobrados!

E fique tranquilo: se a banca do próximo concurso for diferente, você receberá uma atualização! Aproveite!

    Concurso de Auditor-Fiscal da Receita Estadual de Santa Catarina (ICMS/SC), vale a pena fazer ou não?

     

    A área fiscal está começando a esquentar e está surgindo “aquela” dúvida: concurso da Receita Federal vem ou não vem? Está para sair o edital do concurso do ICMS/SC, faço ou não faço, devo estudar para essa prova ou não?

    Essa é uma pergunta que se tornou comum, chega para mim frequentemente nas minhas redes sociais e resolvi bater um papo com vocês sobre isso.

    Irei apenas conversar com vocês sobre a decisão de estudar para essa prova ou não.

     

    Sobre a oportunidade do ICMS/SC

     

    São 90 vagas ao todo, é um concurso muito atraente e é um dos maiores concursos da área fiscal recentemente, com um salário bastante alto, então, irá atrair muitos bons concurseiros.

    Se você está estudando para a Receita Federal, cabe o questionamento: vale desviar os estudos ou não? Para responder melhor, irei traçar alguns possíveis cenários do momento atual do estudo de vocês.

     

    Se você já estava estudando para fiscos estaduais e municipais e não tem o foco na Receita Federal…

     

    A resposta, nesse caso, é “sim” ou “com certeza” rs. Essa prova está muito atraente, é um edital clássico da área fiscal e não tem nenhum conteúdo muito fora do comum e está valendo estudar para essa prova, se for parecido com o último edital.

     

    Se você ainda está iniciando o estudo para a Receita Federal…

     

    Nesse caso, você precisa continuar no seu foco e precisará abrir mão e escolher não fazer essa prova. Isso porque há matérias que não irão cair na Receita Federal (Legislação Tributária Estadual, Informática, Economia, Direito Civil, Direito Penal e Direito Empresarial). Existe o risco de você se dedicar à essas matérias e elas não cairem na Receita Federal.

     

    Se você terminou o ciclo básico da Receita Federal…

     

    Se você terminou o ciclo das matérias básicas da Receita Federal e está com a matéria de Auditoria, você terá que levar em consideração a carga horária diária que você tem disponível para o estudo. Veja se dará tempo de estudar tudo das demais matérias para o ICMS/SC em 4 ou 6 meses? Se sim, você já começa a ter uma chance de brigar por já ter visto todo o conteúdo.

    Então você vai reduzir a carga horária das matérias que você já terminou, vai colocá-las no “modo revisão” buscando aumentar o seu percentual de acerto nas questões e superar os seus pontos de dificuldades. Dessa forma, você estará abrindo espaço no seu ciclo de estudos para as outras matérias que provavelmente serão cobradas nessa prova do ICMS/SC.

    Ainda assim, é importante observar que você estará em um cenário que ainda vai se esforçar para conseguir estudar todas as disciplinas, o que não é ainda o ideal. Mas, se você tiver uma carga horária boa, dá para tentar. 

    Se você acha que não vai dar tempo, tem uma coisa que você deverá levar em consideração: e a prova da Receita Federal? Nós não sabemos quando ela virá, tinham boatos falando de edital em 2018, a maioria das pessoas agora já acha que é só em 2019, nós não sabemos! 

    Estamos imaginando que a prova do ICMS/SC aconteça daqui a 6 meses, a partir da presente data (27/07/2018). Supondo que o edital da Receita Federal saia no 1º Semestre de 2019, até março, por exemplo, você teria mais 5 ou 6 meses para correr atrás das matérias específicas da Receita Federal a partir do início de 2019, se decidir estudar para o ICMS/SC agora. Nesse cenário, você terá que torcer para não sair antes de fevereiro essa prova da RFB, caso contrário, não dará tempo de estudar as matérias específicas para ela.

    Então, para ficar mais clara a explicação, temos essas 7 matérias em comum entre a RFB e o ICMS/SC, de acordo com os últimos editais dos concursos:

    1) Direito Constitucional
    2) Direito Administrativo
    3) Direito Tributário
    4) Contabilidade
    5) Exatas
    6) Português
    7) Auditoria

    Abaixo seguem as matérias específicas que foram cobradas no último edital do ICMS/SC, que não caem na RFB:

    8) Informática
    9) Direito Civil
    10) Direito Penal
    11) Direito Empresarial
    12) Economia
    13) Legislação Tributária Estadual

    Esse é o grupo de 13 matérias que provavelmente serão cobradas no ICMS/SC, é bastante coisa! Se você ainda está no ciclo básico, dificilmente conseguirá ver todo o conteúdo no prazo de até 6 meses.

    Seguem as matérias específicas da Receita Federal:

    1) Comércio Internacional
    2) Administração Pública
    3) Administração Geral
    4) Direito Previdenciário
    5) Legislação Tributária
    6) Legislação Aduaneira

    De hoje até a data da prova do ICMS/SC você tem que estar muito craque nas específicas dela e após a prova do ICMS/SC, se você ainda não estudou, terá que enfrentar essas 6 matérias específicas da Receita Federal. 

    Vai dar tempo ou não? Como disse, atualmente temos a previsão que você terá de 4 a 6 meses para estudar para cada uma da bateria de matérias específicas de cada concurso. Isso fica inviável se você não tiver o dia inteiro tempo disponível para estudar para essas provas. Leve em consideração essa afirmação.

    Se você ainda não está avançado nas matérias da área fiscal, focar no concurso do ICMS/SC em um período tão curto, pode dificultar a sua preparação para a Receita Federal. 

    Se você já estiver mais avançado nas matérias da Receita Federal, você poderá inserir as matérias do ICMS/SC sem prejudicar as demais. Nesse caso, você terá que reduzir a carga horária das matérias específicas da RFB, mantendo em modo revisão, para não perder o contato com elas por muito tempo e saindo o edital do ICMS/SC, aí você tira todas essas matérias do seu ciclo. 

    No pós-edital você terá que focar totalmente no concurso do ICMS/SC!

     

    Diogo, se eu estiver avançado nas matérias da RFB, por que eu não posso deixar de estudar as matérias da RFB e focar logo no ICMS/SC?

     

    Porque esse edital pode sair daqui a 1 mês, 10 meses ou nem sair! De vez em quando acontece do concurso atrasar demais, então não dá para você ficar tanto tempo sem ter contato com as matérias da RFB. É arriscado!

     

    Diogo, não vai dar para me preparar adequadamente para o ICMS/SC, posso fazer a prova como treino?

     

    Se você puder viajar para Santa Catarina para fazer essa prova, sim, mas se ficar pesado financeiramente para você, não. O fato é que é muito importante fazer provas, o concurseiro tem que estar treinando através de provas a cada 3 meses para pegar o ritmo, se acostumar com o ambiente e achar aquilo ali como uma coisa rotineira e normal, como deve ser. 

     

    Considerações finais…

     

    Se você está focado na área fiscal completamente, essa é uma excelente oportunidade, será um concurso muito difícil, mas terão 90 vagas! O que é raro na área fiscal atualmente, então vale a pena fazer essa prova.

    Portanto, você que é iniciante, não se desespere, não é a sua última chance, surgem outras provas. Estão começando a surgir boatos sobre o ISS/SP, por exemplo, SEFAZ/AL está sendo aguardado, enfim, sempre haverá uma outra prova para você brigar.

    Se você está no começo do seu estudo para a RFB e só conhece esse órgão, saiba que sempre surgem outros concursos que você pode tentar, não só da área fiscal.

    Depois que você estudar todas as matérias do seu concurso, fica mais fácil tentar outras provas, mesmo que ela seja diferente pós-edital. Isso porque matérias como Português, que é comum em todos os concursos, já estará no modo revisão com carga horária pequena, o mesmo vale para Constitucional, Administrativo, disciplina de exatas, Direito Tributário e Auditoria (se for um concurso da área fiscal). Dessa forma fica muito mais tranquilo para você migrar, tentando outras provas.

    Quando sair o edital do ICMS/SC eu irei analisar o edital, tecendo comentários sobre estratégia de estudos!

     

    Recado – Lançamento do e-book do ICMS/SC

     

    Elaborei um e-book exclusivo para o cargo de Auditor-Fiscal do ICMS/SC, com o passo a passo explicativo das técnicas que utilizei pra estudar e como ensino os meus alunos do Coaching a estudar para esse concurso.

    É um verdadeiro compilado da metodologia completa de estudos com instruções acerca de como fazer revisões periódicas, exemplos de ciclos de estudo e muito mais, vale a pena conferir!

    Clique no ebook para mais informações:

     

    SEFAZ SC

     

    SAIBA MAIS:

     

    5 PASSOS PARA ACERTAR MAIS QUESTÕES

    EXATAS NO CICLO DE ESTUDO: COMO REALIZAR REVISÕES PERIÓDICAS?

     

    E se você quiser conferir mais dicas como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.

    Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo.

    Compartilhe este post por meio dos links abaixo!

    Até a próxima!

    Deixe seu comentário 2 comentários

    • Luis Fernando da Silva disse:

      Diogo o ebook “preparação relâmpago” só saiu para o concurso do MPU ou você vai lançar para demais concursos ?

      • Prof Diogo Moreira disse:

        Olá, Luis! Por enquanto apenas para o MPU, não tenho previsão para outros concursos no momento. Abs!

    Deixar comentário

    Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?