Skip to main content

A teoria do fogão de 4 bocas.

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

 

A teoria do fogão de 4 bocas.

 

A teoria do fogão de quatro bocas diz que a sua vida é regida por quatro itens principais: trabalho, saúde, família e amigos. Essas são as quatro bocas do fogão da sua vida. Mais do que isso, a teoria diz: não tem gás para todas as quatro bocas funcionarem em alta capacidade ao mesmo tempo.

Na verdade, para três delas funcionarem bem, você precisa apagar uma completamente. E para duas delas terem força muito grande – com fogo alto – você precisa apagar outras duas. Não tem gás para todos. O gás é escasso.

 

Podemos considerar, portanto, que o gás é o seu tempo e sua energia.

 

Quanto mais você divide esse gás entre as quatro bocas menor é o seu nível de sucesso. Menor é sua chance de conseguir resultados extraordinários. Como o gás é escasso, existem três opções bastante interessantes para você lidar com essa situação.

A primeira opção é delegar alguma dessas bocas do fogão e você faz isso investindo dinheiro. Você troca o seu dinheiro pelo tempo de outra pessoa. A segunda opção é um pouco mais interessante.

É abraçar a escassez. É admitir “eu não terei tempo para tudo.” Essa mudança de mentalidade e de postura permite que você alcance resultados melhores. A terceira opção é, provavelmente, a que traz os melhores resultados no longo prazo.

 

É você enxergar sua vida como temporadas ou estações.

 

Em cada época, você dedica mais gás para alguma boca do fogão. Então, você não necessariamente precisa mandar muito bem em tudo ao mesmo tempo, pois você entendeu que cada fase merece uma ênfase diferente.

Isso vai, inclusive, baixar a sua ansiedade. No mundo dos concursos, podemos considerar que estudar é um trabalho. Então, você troca – para quem está em casa – a boca de trabalho por estudar para concurso, por exemplo.

E você precisa jogar o máximo de gás possível no estudo para concurso. Estando você, concurseiro, integralmente em casa ou parcialmente, você precisa saber distribuir muito bem o gás entre as bocas desse fogão, tentando manter um equilíbrio entre elas, levando em consideração que a estação da vez é a sua rotina de estudos para ser aprovado.

 

 

SAIBA MAIS:

Concurso da Receita Federal AUTORIZADO!

Ainda da tempo de estudar para a Receita Federal?

Contra a procrastinação.

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?