Skip to main content

5 passos para ser aprovado em concurso público em 2021

Por 28/12/2020dezembro 30th, 2020Dicas, Técnicas, Videos

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

5 passos para ser aprovado em concurso público. Começou a fazer Ciclo de estudo e está com medo de fazer a coisa errada, está estudando sem direção, você tem que ter uma visão muito claro do começo, meio e fim dos estudos. Nesse vídeo ensino 5 passos para ser aprovado.

 

Cinco passos para você ser aprovado em concurso público.

 

Você resolveu estudar para concurso, provavelmente, não tem certeza se está fazendo a coisa certa, não sabe muito bem como é uma preparação, fazer um ciclo de estudos, ainda está indeciso em relação à revisão periódica.

Com certeza está com medo de estar fazendo a coisa errada ou de andar sem direção, está estudando, mas não sabe no que vai dar, se está certo ou não, se está bom ou não. Isso tudo é muito importante. Você tem que ter uma visão muito clara de como é o começo, meio e fim da preparação.

Vou lhe dizer cinco passos que você tem que seguir no decorrer dos meses ou anos que você vai estudar para conseguir ter um bom resultado. É importante seguir esses cinco passos e é importante entender essa ideia para não perder tempo.

Se você estiver estudando de forma errada, ineficiente, o risco é pegar algumas semanas ou meses no lixo ou depois precisar revisar uma matéria que você leu meses atrás e não sabe como, ou nunca ter revisado a matéria e ter esquecido quase tudo. O risco é grande e você pode estar em uma situação ruim se não seguir esse passo a passo bem definido.

 

1º Passo – Aprender a estudar

 

Se você não era um bom aluno, se nunca foi um estudante top, se não estuda há alguns anos, se saiu da faculdade há muito tempo, então você pode não lembrar como se estuda, estar sem ritmo, ou não saber como faz para estudar em alto nível.

A principal dica que posso lhe dar em relação a isso é que no começo escolha algumas matérias. Você não precisa ver todas as matérias do concurso desde o início (isso é para qualquer prova). Escolha de seis a oito matérias e comece por elas. Fique girando esse ciclo dessas seis matérias indefinidamente, primeira, segunda etc.

De pouquinho em pouquinho você vai girando essas matérias com formato de ciclo (Ciclo de Estudos). Ainda dentro desse primeiro passo, tenho uma dica para você. Na medida do possível, evite videoaulas. “Ah, professor! Videoaula é importante e muita gente só aprende com videoaulas.”

Muita gente é muita gente e aprovado é pouca gente. O que você tem que fazer é se desenvolver como estudante pouco a pouco. Se nesse começo você precisa de videoaula, então assista, mas depois tente migrar para um material escrito.

Sua chance de ser aprovado será maior se você se desenvolver em relação à leitura, compreensão etc. “Ah, Diogo! Você está sendo muito elitista. A maioria das pessoas não tem uma base boa, tem dificuldade e a videoaula ajuda bastante.”

Sim, ajuda. Para quem não está entendendo nada pode ser fundamental. Talvez você tenha que dar um passo atrás, usar as videoaulas para criar uma boa base de conhecimento para depois migrar para o material escrito.

Lembre-se disso: você precisa migrar para o material escrito. Não é uma simples implicância minha. Vou lhe contar um spoiler, ninguém nunca lhe contou isso que vou lhe falar agora: a prova é escrita! Se você prefere videoaulas, provavelmente, você tem uma compreensão baixa ou ruim de material escrito, não entende direito, as coisas não fazem muito sentido, ficam confusas e precisa daquele professor falando.

No dia da prova, não vai ter um professor falando as questões, não vai ter um professor falando as alternativas, você vai ter que ler. Se você não tiver uma compreensão boa, você não vai entender o enunciado e pode não entender algumas das alternativas.

Além disso, quanto menos você lê, mais devagar fica sua leitura e, na hora da prova, você está correndo contra o tempo. Às vezes, você tem que fazer 120 questões em três horas. Você tem que ler rápido, entender rápido, marcar a resposta e partir para a próxima questão.

Dizer que está se preparando para uma prova escrita assistindo videoaulas todos os dias é igual dizer que está correndo muito para treinar para uma prova de natação.

 

2º Passo – Revise imediatamente

 

O segundo e o terceiro passos são bem parecidos, pode usar a mesma metodologia, o que muda é o espaço de tempo. A revisão imediata acontece logo depois que você teve contato com a teoria. Você tem que fazer revisão imediata frequentemente. Se você terminou de ler uma aula, revise essa aula, faça uns exercícios de fixação.

Se terminou de ler a aula seguinte, faça exercícios de fixação dessa aula. Você pode reler seu grifo, mas não pode resumir, é proibido fazer resumos (se quiser saber mais, clique AQUI).

Faça revisões imediatas, é uma espécie de exercícios de fixação. Após a leitura da aula, ou capítulo, ou assistir aquele grupo de videoaulas, faça questões como exercícios de fixação.

 

3º Passo – Faça revisões intermediárias

 

Se você leu, revisou imediatamente ao final da aula, não se esqueça de revisar essa aula daqui a algum tempo, pode ser daqui a algumas semanas (4 a 6 semanas). Volte e faça as mesmas questões de fixação ou faça outras questões daquele mesmo assunto.

Não deixe de fazer a revisão intermediária. Você tem a revisão inicial (assim que você lê a teoria), a revisão intermediária e depois que você termina a matéria você continuará revisando indefinidamente.

 

4º Passo – Evolua o ciclo

 

Lembra que no início lhe falei para começar fazendo um ciclo de estudos? Estudar seis a oito matérias só no começo e não pegar todas as matérias de uma vez? Em algum momento, você tem que pegar todas as matérias senão você não conseguirá fazer a prova.

Quando você deve evoluir seu ciclo? Quando você terminar alguma matéria. Se terminou uma matéria, coloque no modo revisão eterna e insira uma matéria nova. Se terminou outra matéria, coloque ela no modo revisão (você pode reduzir a carga horária dela) e insira uma nova matéria.

Fica esse jogo de terminar uma entrar outra. Atenção. Essa matéria que termina não sai do seu ciclo. Você não pode tirá-la do seu ciclo, mas, no máximo, reduzir sua carga horária para poder abrir espaço para a matéria que está entrando.

Minha sugestão para você quando termina uma matéria é colocá-la no modo revisão via questões. Fique revisando essa matéria via questões indefinidamente. Faça quinze questões da primeira aula, depois quinze da segunda, da terceira e fique dessa forma indefinidamente na matéria para você não perder contato e revisando os múltiplos assuntos múltiplas vezes.

 

5º Passo – Use técnicas avançadas de memorização

 

Desde o início, você começou com algumas matérias, fez revisão imediata, revisão intermediária, evoluiu seu ciclo de estudos colocando aos poucos matérias e outras no modo revisão via questões. Legal! Você teve vários contatos com a mesma matéria, mas algumas informações simplesmente não entram na sua cabeça, são difíceis, pura decoreba, não fazem sentido, são informações muito longas.

Para essas informações você terá que usar técnicas avançadas de memorização como, por exemplo, flashcards (minha principal sugestão), caderno de erros, mapa mental, ou até algum esquema, fichamento. Aquilo que funcionar para você, então agora é a hora de usar.

É quando você já aprendeu a matéria inteira, já revisou, aprendeu 80% da matéria, mas tem 20% no qual você ainda tem dificuldade. É para esse 20% que você vai utilizar técnicas avançadas de memorização. Esse é o principal motivo pelo qual falei: não faça resumos, porque você fará resumos de 100% da matéria e não precisa.

Você vai aprender boa parte da matéria fazendo questões, relendo de diversas formas que tomam menos tempo. Para dar uma dedicação diferenciada, utilize técnicas avançadas de memorização e lembre que é sobre um percentual bem pequenininho da matéria.

Essas técnicas avançadas de memorização são utilizadas para aquelas suas dificuldades, para as coisas que você não aprende ou entende. Tudo que você não sabe, tudo que é difícil para você vai estar separado nesse material com essas técnicas que será utilizado às vésperas da prova. 

O que você vai fazer é olhar esse material porque é nele que estão as decorebas, as dificuldades, as coisas que você tem que revisar faltando poucos dias para a prova, mesmo que seja na memória de curto prazo, você vai chegar no dia da prova sabendo essas informações e, assim, dará um salto para a aprovação.

 

 

SAIBA MAIS:

Veja a importância de REVISAR para a memorização (e como revisar DE FORMA CORRETA)

Os problemas de fazer simulados

PARE de pesquisar técnicas de estudo – veja por quê.

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

 

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?