Skip to main content

Concurso da Receita Federal REVISÕES e QUESTÕES como e quando fazer!

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.Em outro vídeo, expliquei como escolher as matérias e fazer um ciclo de estudos para a Receita Federal.

 

Neste vídeo, explico como organizar suas revisões periódicas e quando resolver questões de provas anteriores para turbinar sua preparação.

 

Existe um vídeo anterior a esse em que ensino os primeiros passos para estudar para Receita Federal, abordo quais as disciplinas, qual ordem devem ser estudadas, bibliografia (livros, pdf´s, autores) e, finalmente, ciclo de estudos, revisões periódicas e questões (esses três últimos são temas mais complexos, por isso dividi o vídeo em duas partes).

Falaremos sobre as revisões periódicas e resolução de questões voltadas especificamente para o concurso da Receita Federal. Se ainda não assistiu a primeira parte, segue o link.

As revisões periódicas servem para você não esquecer o que estudou. Se leu algum assunto hoje e nunca mais voltou nele, então você vai esquecer. O que revisar? Pode ser via grifo, questões, resumos, mapa mental etc. Basicamente você tem que revisar.

Existem diversas revisões periódicas, as duas mais famosas e as que eu utilizo são as de 24 horas e as de 7 dias (lembrando que ainda existem as de 30 e 90 dias, essas não recomendo).

Quando estiver lendo, recomendo que faça grifos (marcações). Marque os pontos mais importantes, as “decorebas”, os assuntos que as bancas mais cobram ou aqueles que o professor indica.

 

A ideia é que essas marcações sirvam de base para a sua revisão, ou seja, você vai reler o que grifou.

 

Não grife assuntos demais porque sua revisão será muito demorada e não tenha medo de grifar menos assuntos. No começo com certeza irá grifar muito, isso acontece com todo mundo. Contudo, você pode melhorar suas marcações.

Se você teve que ler algo fora do grifo, então grife esse assunto novo de modo que em futuras revisões você não tenha que ficar buscando no texto a compreensão para o assunto. Nas revisões de 24 horas e nas de 7 dias você irá reler esses grifos.

Você terá normalmente no seu ciclo de estudos, por exemplo, três matérias. Você irá estudar a matéria 1, a matéria 2, a matéria 3, fará a revisão de 24 horas (revisando os grifos de ontem) e, finalmente, a revisão de 7 dias (revisando os grifos de 7 dias atrás).

Em outro vídeo falei sobre o ciclo de estudos clássico em que você vai “girando” diversas matérias e completando ciclos de leituras dessas disciplinas. Neste vou explicar algo um pouquinho diferente, de como utilizo no Coaching e ensino nos meus eBooks (inclusive há um eBooks específico para o cargo de Auditor da Receita Federal.

 

Principal questão: como você irá distribuir a carga horária entre matérias e grifos?

 

Normalmente, para cada 60 minutos de teoria você irá precisar de 15 minutos para revisão. Significa que se você tiver 3 matérias de 60 minutos cada, na revisão de 24 horas você terá 45 minutos (3×15), e na revisão de 7 dias, 45 minutos (3×15). Totalizando 4 horas e 30 minutos para esse ciclo de estudos.

Guarde essa relação: 60 minutos de leitura precisa de 15 minutos para cada uma das revisões. Perceba que temos 2/3 do tempo para leitura e 1/3 para as revisões. Essa proporção é importante. Se você tiver 6 horas de estudo por dia, você dedicará 4 horas para a leitura e 2 horas para as revisões.

Se tiver 3 horas de estudo por dia, dedicará 2 horas para leitura e 1 hora para revisões. Nesse caso, por exemplo, se tiver que estudar 3 matérias você terá 40 minutos por matéria. Você precisa fazer as revisões de 24 horas e de 7 dias? Não!

Se tem muito tempo que você não estuda ou se você nunca foi um bom estudante, é indicado fazer essas duas revisões pelos menos nos primeiros 2, 3 ou 4 meses até você amadurecer como estudante, ganhar concentração e absorção de conteúdo.

Eu já era um bom aluno quando comecei a estudar para Auditor da Receita Federal, gostava de ler e tinha uma boa absorção de conteúdo, por isso não fiz essas revisões. A maioria dos meus alunos do Coaching e dos leitores dos meus eBooks faz porque realmente ajuda nos estudos.

Resolução de questões é a melhor técnica de estudos que existe e consiste em fazer questões de provas anteriores. Ajuda a associar o conteúdo, a sentir a dor de ter errado uma questão e a sedimentar melhor o conteúdo.

 

Não passa quem sabe mais, mas quem acerta mais questões!

 

Isso é que vale no mundo dos concursos e é uma das formas mais didáticas de aprender. Hoje em dia, a maioria dos materiais voltados para concursos trazem muitas questões. No final de cada aula há uma bateria de questões (Segue link do eBook voltado para a Bibliografia em que indico materiais dos melhores cursinhos e autores do Brasil na minha opinião. 

Quando fazer essas questões? Assim que você terminar de ler uma aula. Parece óbvio, mas não é. Se você estudar uma matéria 3 vezes (segunda, quarta e sexta) na semana com 60 minutos cada, você não terminará uma aula em PDF em uma semana, mas provavelmente terminará em duas.

Quando terminar de ler essa aula, faça as questões como exercício de fixação. Faça isso no horário normal da matéria. Não faça essas questões no horário das revisões de 24 horas e das revisões de 7 dias.

Agora você já sabe o que fazer com as revisões periódicas, como controlar suas revisões, quanto tempo levarão, com que frequência você deve fazer e como encaixar a resolução de questões no seu ciclo.

Você está pronto para dar o pontapé inicial na sua preparação para o concurso de Auditor da Receita Federal e para qualquer outro concurso.

Há um vídeo sobre curiosidades sobre a Receita Federal: como é trabalhar na Receita; após aprovação no concurso, em que local o candidato é lotado, se é por área de interesse; como é o processo de escolha; quais são as áreas para trabalhar etc. 

 

 

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

NÃO CONSIGO SENTAR PRA ESTUDAR

COMO COMEÇAR OS ESTUDOS PARA CONCURSO PÚBLICO? PARA INICIANTES!

CONCURSO TRF 3 (TÉCNICO): COMO ESTUDAR!

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário