Skip to main content

Como COMEÇAR OS ESTUDOS para concurso público? Para iniciantes!

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso. Hoje você acordou e resolveu estudar para concurso. Como começar em alto nível? Como organizar rotina e vida? Quais materiais escolher? Como fazer um ciclo de estudos? 

 

Nesse vídeo respondo a seguinte pergunta de uma seguidora: “Como começar a estudar para concursos?”

 

Mostro os diversos aspectos que você tem que ter desde o início para não perder tempo e não dar voltas sem sair do lugar; como entrar no estudo para concursos em alto nível; quais os aspectos de estrutura e ambiente; organização pessoal; disciplina (que deve estar presente desde o início da preparação); ciclo de estudos; revisões.

Se você está começando, vale a pena assistir esse vídeo para identificar o que está faltando na sua preparação. Se já tem alguma experiência, veja se não há nada que possa ser melhorado.

Seguidora Adriana: “Nunca consegui começar a estudar para concursos,”

Prof. Diogo: Modéstia à parte, sou muito bom em dar esse ajuste inicial para quem está começando. Faço isso com frequência nos meu eBooks e, também, no Coaching. Começar a estudar para concursos envolve muitos aspectos.

O primeiro aspecto é verificar a bibliografia. No meu site (www.profdiogomoreira.com.br) há indicação bibliográfica de principais matérias para todos os concursos. Primeiro passo é ter bons materiais para estudar, vai lhe oferecer confiança e permitirá que você estude de fato. Você não começará estudando todas as matérias ao mesmo tempo. Inicialmente serão, aproximadamente, seis matérias básicas e, futuramente, serão inseridas aos poucos as demais.

O segundo aspecto é desenvolver uma boa estrutura na sua vida pessoal para estudar. É saber quais horários disponíveis para o estudo e desenvolver uma rotina que permita que você estude. Você tem que determinar quantas horas por dia vai estudar e estudar de fato.

O terceiro aspecto é verificar seu ambiente de estudo. Em que lugar você vai estudar? No trabalho, em casa, no quarto, na biblioteca, em outro lugar. Isso tem que ser definido e você tem que transformar esse ambiente em algo bom eliminando os barulhos, as interrupções, verificar se a cadeira e a mesa estão boas, iluminação para leitura do pdf ou no notebook. Verifique se o ambiente está propício. Resolva essas situações para não criar atrito no seu estudo.

 

Se você se senta e não tem material, já começa a se sentir mal.

Quer estudar, mas não sabe o horário. Começou com um material e depois de algumas leituras viu que o material não era bom. Tudo isso atrapalha seu estudo e vai gerando atrito, chateação, má vontade.

O quarto aspecto é tratar do ciclo de estudo (plano de estudo que mostra as matérias que serão estudadas uma seguida da outra) e das revisões periódicas (Serão revisões de 24 horas, 7 dias, 30 dias? Serão revisões via questões ou via grifos? Fará resumos ou não?).

O primeiro, o segundo e o terceiro aspectos são o pontapé inicial a serem resolvidos para poder estudar. Resolvendo isso, comece a tratar do quarto aspecto, ciclo de estudo, revisões periódicas, questões, resumos etc.

O quarto aspecto depende para qual concurso você está estudando, quantas horas disponíveis você possui por dia para adaptar quais revisões serão feitas e quais matérias serão estudadas no início.

Espero que esse tema tenha lhe ajudado, mas se você não consegue se sentar para estudar, assista esse vídeo com dicas de como sair dessa procrastinação.

 

 

ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!

O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!

 

 

E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:

9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES

 

SAIBA MAIS:

CONCURSO TRF 3 (TÉCNICO): COMO ESTUDAR!

GRIFOS E QUESTÕES: COMO E QUANDO FAZER NO SEU CICLO DE ESTUDO

COMO ASSIM NÃO FAÇA RESUMOS?!

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixe seu comentário Um comentário

  • Bianca disse:

    Professor tudo bem? Seu e-book de referencia bibliográfica esgotou-se? Cadastrei e não recebi preciso de você porque Tenho dúvidas sobre material para estudo, não sei se compro o pacote SEFAZ-SP do Estratégia ou compro material separado (só o português da professora Flavia Rita custa mais de mil reais) eu não sei e não achei nenhum vídeo que fale sobre isso. Poderia me ajudar por favor?

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?