Skip to main content

Automotivação SEM mídias sociais??

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

Aposto que você está no Youtube e no Instagram buscando motivação para os estudos. Mas será que é assim mesmo? Isso funciona? O que EU faria no seu lugar? 

 

Como se automotivar sem depender de posts de mídias sociais?

 

Sim! Eu tenho Instagram, um canal no Youtube, Facebook, mídias sociais que muitas vezes lhe motivam a estudar, entretanto, segue uma dica: se você está procurando motivação nas mídias sociais, você está procurando no lugar errado.

A sua motivação para estudar tem que vir de dentro. Você não sabe o porquê que está estudando? Dê uma olhada na sua vida! Não necessariamente que sua vida esteja uma porcaria, mas certamente se você estuda, alguma coisa você quer mudar.

Você quer um salário maior para viajar, ir para a Europa, Estados Unidos, conhecer o mundo, ou você busca mais tranquilidade e segurança para poder criar sua família, ou quer simplesmente comprar aquela BMW 320i para poder pegar a mulherada ou a rapaziada.

 

Cada um tem o seu motivo e a motivação não está fora, mas dentro de você.

 

Se você está dependendo de posts de mídias sociais para fazer com que cada semana seja produtiva, você está fazendo isso errado. Eu sei que ajuda, mas o tempo que você gasta nas mídias sociais não é um custo benefício interessante.

Certamente você gasta muito tempo e perde tempo de estudo e isso é muito maior que o benefício que você tira de se automotivar. Na verdade, você não está se automotivando porque a motivação está vindo de fora.

Você tem que saber exatamente por que você está estudando para concurso ou onde você quer chegar. São dois aspectos: qual a situação atual da sua vida? Sua vida está boa e está do jeito que você quer? Não está, senão não estaria estudando para concurso.

Como está hoje? O que está de ruim na sua vida? E ao mesmo tempo onde você quer chegar? Qual o seu objetivo? O que quer obter com sua aprovação, com a vida de concursado, com o salário de servidor público?

 

Tenha essas duas coisas em mente! Não se esqueça disso!

 

No mais, a sua motivação diária não vai ser isso que acabei de mencionar. Ela não vai ser uma motivação diária. Ninguém está motivado todos os dias. Não dependa de motivação para estudar! Se for depender disso, seus estudos não irão bem.

O que você precisa para estudar no dia a dia é disciplina, regras, horários, metas bem estabelecidas e de cumprimento dessas metas.

Quanto maior sua disciplina, sua frequência com que estuda, com que você bate as metas de horas líquidas, quanto maior a frequência com que você faz as revisões, quanto mais questões de provas você faz, maior será sua consistência e mais tranquilo fica para estudar para concurso.

Lembro-me claramente que quanto mais eu estudava, mais eu aguentava estudar e quanto menos eu estudava, menos vontade eu tinha de estudar.

Para aqueles casos de alunos que tem muita dificuldade de concentração e de ficar sentado na cadeira olhando para o material, a dica que dou é: fique olhando para o papel! Sente, abra na página certa e fique olhando para o seu material!

Mesmo que você não esteja lendo, quero ver você ficar sessenta minutos olhando para aquela “porcaria” de página e não ler nada. Mesmo que você não leia, a disciplina virá desse hábito de ficar sentado(a) lendo ou olhando para o papel.

A disciplina não virá se você estiver em pé na cozinha bebendo água, ou numa ida ao banheiro e, principalmente, checando seu celular. Não é daí que vem a disciplina, mas de melhorar e de fazer cada vez mais no seu dia a dia.

Você não consegue se sentar de jeito nenhum? Sente na cadeira e fique cinco minutos. Depois você senta e fica dez minutos. Depois você olha para o material. Depois você lê o material. Depois você resolve que vai ler duas vezes, na primeira lê sem ficar preocupado com a retenção e, na segunda, lê com mais atenção fazendo as marcações.

 

É assim que você evolui.

 

A disciplina não é uma decisão que você toma hoje e melhora de repente. A disciplina vem de pequenos passos, de insistência, de consistência. A disciplina não vem, principalmente, das mídias sociais ou do seu celular. Se eu estudasse para concurso hoje não teria Instagram, mas teria o Youtube para poder aprender algo específico, afinal, o Youtube é uma ferramenta de busca em que você pode procurar o que quiser.

Cuidado para não se tornar um concurseiro Netflix que acha que tem que assistir todo o episódio que sai em todos os canais. Não funciona assim. Estude! O resultado da sua aprovação não virá de quantas horas você passa no Youtube ou no Instagram.

“Diogo, você é um hipócrita! Você é um youtuber e um instagramer e fala para as pessoas não olharem o Youtube ou Instagram?” Sim! Estou nessas mídias sociais e é aqui que lhe alcanço, lhe encontro e lhe passo essa mensagem.

 

 

SAIBA MAIS:

Reta final: aulão ou questões? E quando revisar após a revisão de 7 dias? Diogo responde! Ep. 4!

Concurso SEFAZ-AL: Análise do edital e dicas de estudo! Auditor de Alagoas

PCDF e Senado (Policial Legislativo) ao mesmo tempo?

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

 

Deixar comentário

Quer receber mais informações e ajuda sobre este e outros concursos?